11 janeiro 2011

Oração pelos homens que trabalham



Ó Deus, tu que és o maior trabalho deste universo, fonte de todas as forças e autor de toda unidade, nós oramos por nossos irmãos, os trabalhadores desta nação. Porque o trabalho os torna unidos por causa da labuta e dos perigos que compartilham, que seus corações possam também estar unidos numa forte percepção de seus interesses e destinos comuns.


Ajuda-os a perceber que o prejuízo de um é preocupação de todos, e o bem-estar coletivo precisa ser a meta de cada um. Se um deles for tentado a vender os direitos de sua classe por vantagem para si mesmo, dá-lhe um olhar mais amplo, para que possa ter sentimentos mais nobres para com seus companheiros. Ensina-os a manter o passo, marchando sempre para a frente, e cumprir a seu modo a lei de Cristo suportando as responsabilidades comuns.

Permite que as organizações trabalhistas tenham paciência e prudência em todas as disputas e honestidade para ver o outro lado. Salva-los da malícia e da amargura. Salva-os da precipitação tola que pode arruinar uma boa causa, e dá-lhes sabedoria para deixarem de lado resolutamente a espada de dois gumes da violência, que se vira para quem a empunha. Dá-lhe líderes mais sábios que tenham grande coração, e permite que sigam o conselho mais inteligente.

Quando lutarem pelo lazer, pela saúde ou por um salário melhor, permite que consigam seu intento, ensinando-os a não gastar o seu ganho com paixões fugazes, mas a usá-lo para construir lares melhores e aprimorar o caráter. Dá  todas as classes da nossa nação maior compreensão das aspirações dos trabalhadores, bem como da coração e dos valor desses nossos irmãos; que possamos animá-los nas suas lutas e entendê-los até nos seus pecados. Que a ascensão do trabalho, as suas derrotas e as suas vitórias, nas suas mais amplas implicações possam abençoar todas as classes da nossa nação, e criar para a república do futuro muito trabalhadores fortes de corpo, com clareza de espírito, de bom temperamento, contentes por poder trabalhar, conscientes dos seu valor, lutando juntos pela irmandade de todas as pessoas.
Walter Raushenbusch
Postar um comentário