11 janeiro 2011

Com o que você vai se ocupar em 2011



1  Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, 2  a Timóteo, verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, Nosso Senhor. 3  Quando parti para a Macedónia, recomendei-te que ficasses em Éfeso, para dissuadir alguns de ensinarem doutrinas estranhas  4  E de se ocuparem de fábulas ou de genealogias intermináveis, que favorecem mais as discussões do que o desígnio de Deus que se realiza na fé. 1Tm 1:1-4 

Doutrinas Estranhas

·        A crença de que a matéria é má e espírito é bom.

o   Pensamento que levou a dois extremos: de um lado um rigor ascético que condenava qualquer tipo de prazer (já que a matéria é má, devemos nos afastar dela – não coma isso, não beba aquilo, não toque naquiloutro); do outro lado uma devassidão que desprezava qualquer limite (já que a matéria é má, não importa o que acontece com ela).
o   Essa serparação da vida entre material e espiritual e sua categorização entr má e boa está , certa forma, está na base do pensamento Espírita Kardecista, que propõe o aperfeiçoamento do espírito e relega o corpo a um mero invólucro.
o   Está na base do modo de vida hedonista que não encontra limites para o próprio prazer, ainda outros sofram para que ele seja obtido;
o   Está na base dos movimentos ascetas católico-romanos que pregam a purificação do espírito por meio de penitências e auto-flagelos;
o   Está na base do pensamento e modo de vida evangélico que condena o prazer (sobretudo o sexual), a arte e a beleza como coisas deste mundo (matéria) e transfere para o céu (espírito) qualquer coisa que valha a pena.

·        No entanto, o que vemos nas Escrituras é que Deus criou o homem e a mulher em sua plenitude e disse para que eles fossem fecundos e vivessem na Terra que Deus tinha dado e achou tudo aquilo muito bom. Esse chamado de Deus foi para um ser humano inteiro, pleno, sem separações entre material e espiritual; sem categorizações entre bom e mau.

·        Somos Corpo, Alma e Espírito. Somos um ser único com dimensõe distintas. Fomos criados bons (corpo, alma e espírito), por causa de nosso distanciamento de Deus nos tornamos maus e carecemos (corpo, alma e espírito) da glória Dele para um dia sermos restaurados pelo poder Deus para viver a vida plena que Ele preparou para nós (corpo, alma e espírito)

·        Porque o apóstolo Paulo chama pensamentos como esse de Doutrinas Estranhas? Porque não favorecem o designio de Deus para a humanidade, que é por meio da fé. O que o apóstolo insiste em dize é que não é uma questão de esforçar-se em fazer o bem para compensar o lado mau; é questão de confiar em Deus e naquilo que Ele planeja fazer; Então Ele nos transformará de pessoas más, em pessoas totalmente boas.

·        Com o que você vai se ocupar em 2011? Espero que não seja com doutrinas estranhas que o afastam da obra de Deus em sua vida. Desejo que em 2011 você se ocupe com a Doutrina sadia das boas novas de salvação e vida plena em Cristo Jesus pela fé.


Fábulas

Primero, las leyendas improductivas. Una de las características del mundo antiguo era que los poetas, y aun los historiadores, se deleitaban en desarrollar historias románticas y ficticias sobre la fundación de ciudades y familias. Hablaban de algún dios que había venido a la tierra y fundado la ciudad, o tomado en matrimonio a alguna joven mortal y creado una familia. El mundo antiguo estaba lleno de historias por el estilo.

Genealogias

Segundo, las genealogías interminables. El mundo antiguo tenía verdadera pasión por las genealogías. Podemos ver esto hasta en el Antiguo Testamento, con sus capítulos de nombres, y en el Nuevo Testamento con las genealogías de Jesús que se encuentran en los evangelios de Mateo y Lucas. Un hombre como Alejandro Magno hizo que le construyeran un pedigrí totalmente artificial en el que trazaba su ascendencia por una parte hasta Aquiles y Andrómaca, y por la otra hasta Perseo y Hércules.

·        Fábulas e Genealogias parecem tentativas de estabelecer um pedegree; um  jeito de arranjar uma origem nobre, um nome digno. Quem ocupa sua vida em busca de construir um pedegree, revela um coração inclinado à confiar em si mesmo.

·        O que o apóstolo parece dizer  é que essa forma de pensar e viver, isto é, inclinad a confiar em si mesmo, provoca muita discussão, mas não favorece os planos de Deus para a humanidade, que são por meio da confiança (fé) nele.

·        Esse esforço de conseguir um pedegree não é coisa do passado, é? Talvez as formas seja outras, mas a inclinação do coração parece ser a mesma: encontrar um motivo razoável para confiar em si mesmo e não precisar correr o risco de ter que confiar em Deus.

·        Fábulas e genealogias eram histórias. Hoje há outras histórias que servem de porto seguro para muitas pessoas
  
História da minha igreja: Denominacionalismo

·        Muita gente se sente envaidecido e seguro ao rememora a história da instituição chamada igreja (que é diferente do corpo vivo de Cristo, também chamado de Igreja). Apegam-se tanto à instituição, sua história, sua credibilidade, suas estrutras, seus sucessos, seus líderes que entregam sua vidas em sacrifício vivo a elas, instituições.

·        O denominacionalismo é um refúgio para os corações inclinados a confiar na força e na história da tradição humana. É a decisão de não se arriscar em uma caminhada de confiança em Deus, que faz novas todas as coisas, mas agarrar-se ao que já foi.

·        Assim com as fábulas e as genealogias, o denominacionalismo não favorece aos designios de Deus, que é pela fé. Jamais o orgulho insitucional será capaz de nos conduzir aos pés do Senhor para confiar nele.

·        Então, com o que você vai se ocupar em 2011? Espero que não seja com o Denominacionalismo. Desejo que em 2011 você se ocupe com o corpo vivo de Cristo: pessoas por quem Ele entregou a própria vida e que estão por todo lugar por onde você passar. Desejo que você não se encaje em nenhuma campanha de promoção denominacional, mas que você se coloque de joelhos diante do Senhor e pergunte para ele: Pai, em que eu deve investir minha vida neste ano?

História do meu país: Nacionalismo

·        Em sua face singela, o nacionalismo pode ser considerado como um movimento social de indivíduos que tomam consciência de formar uma comunidade em virtude dos elos étnicos, lingüísticos, culturais etc., que os unem; um sua face corrompida pelo pecado, o nacionalismo tem-se tornado o motivador de chacinas e movimentos de limpeza étnica ao redor do mundo todo.

·        Assim como as fábulas e as genealogias, o nacionalismo é uma tentativa de encontrar um porto seguro ao se unir pessoas que têm a mesma língua, cultura e etnia (raça). É bom conviver com pessoas que são parecidas com a gente, dá menos trabalho. Além disso parece que tudo flui com muito mais facilidade. No entanto, parece que os nacionalista encontram no sentido de nação uma forma de permitir que seu coração se ja inclinado para confiar na força, no poder, na segurança, na história e nas vitórias dessa nação. Por isso qualquer coisa que ameace a nação é considerada uma inimigo.

·        É assim que cidades inteiras na áfrica tem sido eliminidadas do mapa porque não falam a mesma lingua ou não têm a mesma origem etnica de seus agressores. Foi assim que os alemães se renderam à ideia nazista de uma raça superior e foram responsáveis pelo maior massacre da história humana moderna: Morreram 17 milhões de soviéticos, 6 milhões de judeus; 5,5 milhões de alemães, 4 milhões de poloneses, 2 milhões de chineses; 1,6 milhão de iugoslavos; 1,5 milhão de japoneses; 535 mil franceses, 450 mil italianos, 396 mil ingleses e 292 000 norte-americanos. A região metropolitana de Fortaleza tem cerca de 3,5 milhões de habitantes.

·        Quando alguém em vez de colocar sua confiança em Deus, coloca no grupo de iguais a que ele se associou, então, para se sentirem mais seguras essas pessoas podem fazer coisas terríveis, como o holocausto da 2ª guerra mundial, no oriente médio ou na áfrica central.

ü É esse mesmo modo de pensar que está na base da rejeição dos nordestinos no centro-sul do pais.
ü Foi também a base do preconceito dos moradores de Fortaleza para com o retirantes da seca.
ü E é o pensamento que faz com que as tribos (emos, patricinhas, skatistas, nerds, puks, coloridos, surfistas, skinheads, e góticos) não se suportarem e serem agressivos uns com os outros. 
ü É mesmo sentimento que faz com que o garoto gordo, alto magro, de óculos ou com qualquer outra característica fora do padrão, seja desprezado e humilhado pelos “in” (o que agora se chama bulling).
ü É também a mesma forma de pensar que leva os evangélicos a se rejeitarem mutuamente por causa das pequenas diferenças que encontram entre si, ao ponto de condenar seus irmãos simplesmente porque são difrentes.

·        E aí? Com o que você vai se ocupar em 2011? Eu espero que não seja com o espírito nacionalista, o pensamento dos iguais. Desejo que em 2011 você se ocupe em compreender e amar os diferentes, em aprender a perceber a diversidade de Deus revelada na diversidade das pessoas e que você aprenda a ser mais tolerante em casa, na escola, na igreja, no condôminio. Desejo que o mesmo pensamento que ocupou a mente do filho de Deus, ao levá-lo a envolver-se com a humanidade tão diferente dele, ocupe também a sua mente.

Conclusão

·        Eu e você somos chamados por Deus a não nos ocuparmos com doutrinas estranhas, nem qualquer outro tipo de pensamento que nos afaste do plano de Deus para a humanidade, que é pela fé. E também a dissuadir com amor aqueles que estão indo por esse caminho.

·        Então, desejo que nesse novo ano você aproveite as oportunidades para ocupar-se com com o que é verdadeiro, bom e direito. Pensem em coisas que sejam puras e agradáveis e detenham-se nas coisas boas e belas que há em outras pessoas. Pensem em todas as coisas pelas quais vocês possam louvar a Deus e alegrar-se com elas.

Nenhum comentário: