07 maio 2006

Mulheres da Bíblia - Hagar

Quem era Hagar?

Hagar é uma personagem da Bíblia, ma não é muito conhecida do grande público. Na verdade, se a Bíblia fosse uma novela, ela faria parte daquele grupo de personagens coadjuvantes que passa toda a história na sombra dos personagens principais. Esses personagens de segunda linha nunca têm a sua história muito bem contada, ficam sempre em segundo plano. Mas, com certeza, sem eles não haveria história. 



De vez em quando, um desses personagens se destaca no desenrolar da trama e aí o público começa a conhecê-lo melhor. Será assim desta vez: Hagar, que sempre apareceu em letras pequenas no final da lista de créditos, será a personagem principal e veremos seu nome em letras que podem ser lidas.

Hagar era uma jovem natural do Egito que aparece pela primeira vez na bíblia no capítulo 16 do livro de Gênesis. Ela era apenas uma das muitas escravas de Abraão - um homem muito rico - e de sua esposa, Sara. 



Abraão e Sara, os personagens principais, eram nômades. Eles não tinham residência fixa. Iam de lugar em lugar procurando pasto para os seus rebanhos e água pra beber.  Fazia 10 anos que eles haviam saído da cidade deles, Ur dos Caldeus, e estavam morando em uma região chamada Canaã quando Hagar entrou em cena no capítulo 16 de Gêneses.
A escrava egipcia trabalhava para patrões naturais da Caldéia e morava na região de Canaã; uma verdadeira sopa cultural. Então, no começo dessa história, ela estava há pelo menos 10 anos longe de casa, da família e de sua terra natal.

Fico imaginando quantas vezes na vida nós nos encontramos exatamente como Hagar: longe da família, dos amigos de infância e da cidade em que nascemos. Um outro sotaque, outros costumes... Nem sempre é fácil lidar com isso! No caso de Hagar havia uma distância física, mas às vezes a distância é emocional; moramos na mesma cidade, visitamos a família no final de semana, mas nos sentimos como quem vive longe de casa - uma situação tão difícil quanto a dela.

Hagar era uma escrava. Ela servia pessoalmente a Sara, uma mulher muito rica. Para chegar a essa posição de destaque entre os empregado certamente ela precisou conquistar a confiança de sua patroa. Hagar deve ter demonstrado competência no desempenho de suas funções, além de um temperamento cordato e submisso.

É preciso esclarecer que a escravidão era uma prática comum na antiguidade. Embora privar outro ser humano de sua liberdade tenha sido sempre algo inaceitável, a condição dos escravos no antigo oriente jamais pode ser comparada com a crueldade a que foram submetidos negros e índios nas Américas. São situações diferentes.

Sabe-se, por exemplo, que em várias circunstâncias, no antigo oriente, os escravos eram tratados como membros da família; Além disso, era perfeitamente possível a um escravo comprar sua liberdade e tinham também o direito de possuir propriedades (inclusive outros escravos) e realizar negócios.

A Promessa

Como todo personagem coadjuvante, quando Hagar entrou em cena a história já havia começado. Então é bom que primeiro se dê uma olhada nesse começo para entender melhor o que veio depois.

Abraão saiu da cidade de Ur, na Caldéia, porque ele atendeu a um chamado de Deus. Abraão creu na promessa feita pelo Senhor de que a descendência dele se tornaria uma grande nação. Deus afirmou que alguns dos descentes de Abraão seriam reis. Além disso, Deus disse que os filhos, netos e bisnetos dele teriam uma terra onde habitariam para sempre.

Alguns detalhes que cercam essa história são bem incomuns e dignos de nota:



Primeiro, é curioso que ao prometer uma terra para os descendentes de Abraão, Deus não disse onde essa terra ficava. Simplesmente disse para ele sair de Ur com sua família. Uma promessa de terra que primeiro fez de Abraão um sem terra;


Em segundo lugar, é surpreendente que até àquela altura da história Abrão e Sara não tinham filhos que pudessem levantar uma descendência para eles. Uma promessa de filhos para um ninho vazio;


Por fim, é digno de nota que Abraão era um ancião de 75 anos quando atendeu ao chamado de Deus - Sara, sua esposa, tinha 65 anos. Portanto, uma promessa de filhos para idosos sem filhos.


Mas os detalham não param por aí. Conta o texto bíblico que dez anos se passaram e nada acontecia. Nenhum filho para começar a descendência prometida. Então Deus chamou Abraão e disse: Abraão, eu lhe darei muito mais bens do que você já tem. Abrão respondeu: Para quê, Senhor, se eu não tenho herdeiros? Se tudo o que tenho será herdado pelo meu servo, Eliezer?

Então, quando Abraão tinha 85 anos e já estava quase sem esperança de que a promessa se cumpriria, Deus reafirmou o que havia dito antes e reanimou Abraão dizendo que ele teria não só um herdeiro mais seria o pai de uma grande nação.



O Arranjo

A essa altura, Sara tinha 75 anos. Há algum tempo ela já havia entrado na menopausa e Abraão não estava exatamente em pleno vigor sexual. Então, ela resolve dar um “jeitinho” para que a promessa do Senhor se cumprisse. Segundo o costume da época, Ela autorizou e incentivou Abraão a dormir com uma escrava para que o filho gerado por essa relação pudesse ser o herdeiro legítimo do casal, e assim iniciar a descendência prometida por Deus.

Isso se parece muito com o "jeitinho brasileiro", conhecido por todo mundo. O sujeito se aposenta sem ter direito, faz um retorno na rua que não pode, ganha salário sem trabalhar, vende ambulância pelo dobro do preço, recebe doação de bandido, se livra de uma multa de trânsito e compra um DVD da Cassiane por R$ 5,00. O importante é dar um jeito de se dar bem. E No final tudo vira bênção de Deus. Se ele está por nós, quem será contra nós?


A barriga de aluguel escolhida por Sara foi Hagar. Mulher, escrava, estrangeira... Não cabia a ela decidir nem sobre seu próprio corpo. Mesmo que não quisesse, seria obrigada a dormir com o patrão para gerar um filho que não seria seu.

Ser privado da própria liberdade é terrível. Muitas pessoas se sentem exatamente como Hagar se sentiu: obrigados a fazer algo que não querem. Sequer sua opinião é pedida, apenas a ordem é dada. Como Hagar, muitas vezes cumprimos um papel que não gostaríamos de fazer. Como é difícil lidar com essas situações!

Veja que para o arranjo arquitetado por Sara desse certo, era preciso, de acordo com os costumes da época, que Hagar fosse promovida. E foi isso que aconteceu. A própria Sara promoveu sua escrava à posição de segunda mulher de Abrão.

Para entender um pouco melhor essa situação é preciso lembrar que uma das principais funções das mulheres na sociedade patriarcal era gerar filhos. Assim, uma mulher que não pudesse gerá-los sentia-se uma pessoa de segunda categoria e era quase rejeitada social e religiosamente. Uma vez que os filhos eram reconhecidos como bênçãos de Deus, quem não os tinha é porque não tinha a benção de Deus.

Outra informação que pode ajudar é saber que os filhos eram muito importantes em uma sociedade que dependia do trabalho braçal para comer e proteger-se. Assim, era comum que homens ricos tivessem mais de uma esposa para ter muitos filhos e assim aumentar a força de trabalho da família.

Assim, sendo bem sucedido o plano de Sara, o filho que seria gerado no ventre de Hagar seria contado como de fosse dela, Sara. Aí a família que Deus prometera para Abraão poderia começar. 
Você já se flagrou assim: ajeitando as coisas para Deus não ficar descoberto? 

A Disputa

Imagine o quadro:

Abrão agora tem duas mulheres: Sara e Hagar.

· Sara era conhecida em toda parte por sua beleza e lealdade ao marido, mas era estéril;
· Hagar talvez nem fosse tão bela e era uma escrava, mas era bem mais jovem;
· Sara carregava consigo o preconceito do útero vazio;
· Hagar carregava consigo sua condição de estrangeira e escrava;
· Ambas eram mulheres em um mundo de homens;
· Ambas, agora, tinham o mesmo marido.

Acontece o esperado. Hagar fica grávida. Imagino que nenhuma das duas sabia exatamente o que estava sentido quando recebeu a notícia.

Sara deveria ficar alegre. Afinal, o plano dela havia funcionado. Ela tinha ajudado o Senhor a cumprir sua promessa. Se fosse hoje, talvez Sara dissesse: É de Deus!!

Hagar passava por uma tempestade de sentimentos: alegria por saber que não estéril como sua patroa; expectativa sobre sua nova posição de esposa; apreensão pela consciência de que o filho que estava em suas entranhas não seria seu.

Quantas vezes você já se sentiu como Hagar: confusa sobre seus sentimentos? Não se pode dizer a qualquer sentimento para não aparecer. Não dá para escolher o se vai sentir. Mas é possível escolher como lidar com os sentimentos que aparecem.

As reações foram inesperadas. A escrava Hagar, que deveria cumprir seu papel com gratidão e discrição, começa a desprezar sua patroa. Em bom português, Hagar resolveu tirar uma “casquinha” de Sara. A esposa rica e bonita não podia ter filhos, mas a escrava estrangeira agora estava grávida do patrão. Gracejos... Piadinhas entre os empregados... Um carinho na barriga na frente da patroa... Reclamações de enjôo e indisposição... Hagar estava dando o troco.

E você? Já deu o troco para a Sara da sua vida? Quando a se foi explorado, usado ou maltratado por alguém, parece que justifica dá o troco, né? Veja só:

Sara era rica e bonita. Cheia de servos, não precisava fazer nada e ainda tinha um marido que a amava profundamente. Já a coitadinha da Hagar era pobre, não tinha tempo para se cuidar e estava longe da família. Parece com aquelas cenas de novela: É isso aí, Hagar! Mostra para Sara quem é a poderosa!

Mas Hagar não mediu bem seu poder de fogo. Sara era a esposa amada de Abraão, companheira de longos anos e apoiadora fiel. Sentindo-se desprezada pela escrava recém promovida a esposa, Sara vai direto para Abrão e diz:

“Você é que deveria passar a vergonha que eu estou passando! Entreguei a minha criada a você... Dei a ela a honra de ser sua mulher... E veja agora o que aconteceu: Ela me despreza! O Senhor julgue este caso entre nós."

Sara jogou todo o peso de sua posição. O resultado foi líquido e certo. Abraão entregou Hagar nas mãos de Sara para que ela fizesse o que achasse melhor.

Segundo os costumes da época, Hagar não poderia mais ser mandada embora. Sara, então, inicia uma batalha pessoal contra a ex-escrava. Ela torna a vida de Hagar bem difícil: tira os privilégios de esposa e lhe devolve a condição de escrava... Coloca Hagar para fazer trabalhos mais pesados... Conta entre os empregado piadinhas sobre os egípcios... Enfim, ela inferniza a vida da escrava até que, sem suportar as humilhações, ela foge para o deserto.

Com certeza você já passou por situações em que se sentiu humilhado. O preconceito em nosso país é como fogo de palha: a gente só vê a fumaça. Humilhado por que é negro... Humilhada porque tem o cabelo ruim... Humilhado porque tem o nariz grande... Humilhada pelos quilos a mais... Humilhado porque falta um dente... Humilhado porque nasceu no interior... Humilhado porque a família é pobre... Humilhado porque gosta de música brega... Humilhado porque é nordestino... Humilhada porque é mulher... Humilhada porque não tem filhos... Humilhada porque ainda não casou... Como você reage a tudo isso?

Hagar. Mulher, escrava, estrangeira, grávida e rejeitada. Emocionalmente, ela estava no fundo do poço. Como muitas mulheres, ela correu para a casa da mãe. O deserto apenas estava no caminho. Foi nessa situação, fugindo de tudo e de todos, que Hagar encontrou o Senhor.

O Primeiro encontro

No meio do deserto, provavelmente chorando e lamentando por sua vida desgraçada, pelo sofrimento e pelo abandono em que se sentia, a escrava egípcia ouve uma das palavras mais agradáveis de se ouvir: seu próprio nome. Hagar.

Meus irmãos, minhas irmãs, Deus nos conhece pelo nome. Ele sabe quem somos. Ele nos vê quando a sensação de inadequação toma conta de nós, e Ele nos chama pelo nome. Ouça a voz do Senhor!

Mesmo quando a dor da humilhação é imensa ao ponto de eu mesmo me rejeitar... Quando fugimos em busca de um lugar seguro porque nada nem ninguém parece nos acolher... O Senhor nos chama pelo nome. Ele sabe quem você é.

Em seguida, Hagar é confrontada com sua real situação: serva de Sara. Hagar não deveria fugir dessa realidade, mas aprender a enfrentá-la. Por mais dolorido que fosse, era a verdade. Ela era uma das servas de Sara.

A fuga sempre é um recurso disponível. Se eu não gostei da pessoa, eu fujo; se sou impaciente, eu fujo; se eu me senti rejeitado, eu fujo; se o trabalho é difícil, eu fujo; se o chefe é duro, eu fujo; se é difícil cuidar dos meninos, eu fujo; se a ira me consome, eu fujo; se a esposa é fria, eu fujo; se o marido é grosso, eu fujo; Nem sempre é ir pra longe, às vezes é apenas fugir para dentro de si mesmo.

Depois disso, Hagar é levada a refletir sobre sua própria vida: De onde vens e para onde vais, Agar? Essa é uma pergunta Chave. Quais os propósitos da sua vida? Quais seus objetivos? O que lhe motiva a viver, Hagar?

Hagar, que estava consumida em sua própria dor, em seu abandono. É chamada a pensar sobre a trajetória da sua vida. Nem sempre é fácil fazer isso. Às vezes, o passado nos consome; outras vezes o futuro nos amedronta.

Talvez ainda soluçando, Hagar tem a coragem de pintar seu auto-retrato: sou Hagar, escrava, egípcia, e fujo da presença de Sara, minha senhora.

Não feche os olhos quando o Senhor colocar o espelho diante de você. Ele quer que você enxergue sua real situação e assim como Hagar reconheça a trajetória da sua vida e onde você está.

Quão difícil dever ter sido para ela admitir tudo isso! Mas foi o ponto de partida. Se ela não tivesse tido a coragem para se olhar no espelho, nada mais teria acontecido.

Depois disso, Hagar recebe uma orientação no mínimo estranha: Volte para a sua senhora, submeta a ela.

Talvez fosse razoável que o Senhor lhe dissesse: Hagar, realmente foi um absurdo o que Abraão, e principalmente Sara, fez com você. É uma injustiça e eles vão pagar caro por isso. Aí Hagar, voltaria como uma justiceira de si mesma trazendo castigo pra todo mundo.

Diante da cara de espanto que Hagar fez ao ouvir as orientações, o Senhor explicou os detalhes. Ele não vê apenas os patrões ricos de Hagar. Realmente não era através do filho de Hagar que Deus cumpriria a promessa feita a Abraão, mas o menino no ventre de Hagar não seria esquecido. Havia um plano para ele.

De repente, aquilo que Hagar estava vivendo, a sua dor, a humilhação pela qual havia passado, tudo seria usada para construir o futuro. Deus tinha um plano. Agar e seu filho faziam parte deste plano.

O menino deveria se chamar Ismael. Ele também seria pai de uma grande nação. De sua descendência surgiriam doze príncipes. Um povo comparado a jumento selvagem, indomável de relacionamento pouco amigável com estranhos. Além disso, a grande nação descendente de Ismael estaria sempre perto do restante da família de seu pai.

Deus constrói o futuro que ele deseja a partir de você. Isso quer dizer que a sua vida faz parte daquilo que o Senhor está realizando. Por isso, antes do desespero ouça o que diz o apóstolo Paulo sobre a questão:




“... todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus; daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Romanos 8:28

Hagar obedece. Grande dádiva é obedecer. Obedecer é a prova da confiança. A fé se mede pela obediência. Para Hagar obedecer significava voltar para a casa dos patrões, reconhecer seu erro ao fugir, admitir sua posição de escrava, e suportar os possíveis maus-humores de Sara.

Quando Deus lhe encontrou no deserto, chorando e lamentando, o que Ele lhe disse que fizesse? Pra onde você tem que voltar? Com quem você precisa falar? A quem você precisa pedir perdão? O que você precisa reconhecer sobre si mesmo?

Minha oração hoje é que haja espaço em seu coração para a obediência. Obedecer é uma grande dádiva! Agar obedeceu e Deus cumpriu aquilo que havia prometido. Você também pode obedecer e ter certeza de que o Senhor irá cumprir a vontade Dele em sua vida.

37 comentários:

Anonymous disse...

Segundo a Bíblia, ela foi expulsa com filho. Quando Deus a chamou foi para dizer-lhe que tocasse a rocha e dela brotou água que matou a sede dela e do seu filho.

Anonymous disse...

m relação ao primeiro comentário, Hagar primeiro fugiu.... Voltou para sua Senhora, para depois ser expulsa.....

A Paz

Anonymous disse...

Alguém postou uma mensagem dizendo que Hagar foi ordenada por Deus a tocar na rocha para saciar sua sede.
É preciso ler mais a Biblia, pois segundo a Biblia Deus abriu os olhos de Hagar e ela viu um poço. E do poço bebeu ela e seu filho.
Quem tocou na rocha foi Moisés.

ipertan disse...

gostei muito do texto. Valeu!!!

Alessandra disse...

Nossa!!! nunca tinha reparado na historia de Hagar ... me fez refletir em muitas coisas ...lindo !! o texto muito bem elaborado e explicado... está perfeito !!!! Parabens ...

Anonymous disse...

Quero deixar postado aqui minha indignação com a interpretação que o autor do texto fez de Genesis 16... A Biblia de forma alguma deixa espaço para interpretarmos que Sara teve a intenção de apressar a promessa e que ela teria dado Hagar a Abraão como uma especie de "Arranjo" ou "Jeitinho Brasileiro"... Acho um Grande equivoco o que se faz com a Palavra de Deus, A Biblia em momento nenhum relata que Sara ou Abra~]ao fraquejaram na Fé... O Texto é Ótimo, mas a interpretação Biblica equivocada...Leia Hebreus 11:11... Sara nunca fez isso a Biblia diz que ela foi fiel a promessa...isso é interpretaão humana

Anonymous disse...

Se quiser debater o assunto posso provar que essa é uma interpretação erronea que muitos tem feito mas que não deveriam...

Se quiser meu e-mail é:

wanderamo@hotmail
wandesu@embratel.com.br

Anonymous disse...

Que maravilha!!!!
adorei o texto que Deus continue te abençoando e edificado muitas vidas
com palavras que vem do céu....

Anonymous disse...

Apenas creio em Deus. O texto é lindo. Abrão, Sara e Agar são escolhidos de Deus e fizeram o que foi possível dentro do entendimento que eles tinham na época. Não devo julgar ninguém apenas creio em Deus.

Pr. Josinaldo disse...

Ebom lembrar que a biblia tem tes tipo de linguagen poriso destaca neta mensagem figurativa como jeitinho brasileiro

Anonymous disse...

esse texto é uma benção DEUS ABEÇOE E CONTINUEM DANDO SABEDORIA SOBRENATURAL AO SRJOSEVAL BONFIM ASS:DEUS S.B.C

PB:JANES disse...

gostei muito parabens, não ligue para as criticas,ore por eles, JESUS DESE PAI PERDOA O QUE FAZEM.GRASA E PAZ. PB JANES

Anonymous disse...

Realmente estou muito satisfeita com o texto tudo dentro da Bíblia,tudo corretamente certo um grande estudo.realmente Hagar abriu os olhos e viu um poço ematou a sede do moço e a dela.Parabéns q Deus o abençõe muito pregue sempre o q realmente está na palavra de Deus.Igreja União Pentecostal(São Gonçalo).A paz do senhor

Vilma disse...

parabens! amei o texto e a interpretação. gostaria de ver mais texto como esse.

Marcia disse...

gostei muito do texto e da interpretação que o comentarista fez. Creio sim, embora sem julgamento, que Sarah já se via avançada na idade, e quis de alguma forma, concretizar a promessa de Deus. Creio também que quando Deus reafirmou a sua promessa a Abraão e Sarah anos depois, ela creu, embora riu... Riu da sua condição e talves das condições, mas creu sim, pois em Hebreus ela é sitada como quem creu e esperou no Senhor.
Parabéns pela interpretação, pelo comentário, valeu muito, inclusive dele tirei muitas lições de vida e também idéias para uma exposição que farei na minha igreja, para mulheres.... no dia internacional da mulher.
A paz do Senhor Jesus
Márcia

Jessica (jssc.fgrl@gmail.com) disse...

Muito bom...não tinha parado para ler a história de hagar assim, creio que a promessa de Deus vem para nossa vida no momento D'Ele e nós temos que esperar com paciência N'Ele, assim diz a bíblia, e para que se concretize temos que fazer a nossa parte sendo fiel e justo ao senhor. Eu busquei no google histórias de mulheres da bíblia, daí encontrei esse site, pois estou a busca de uma história bem interessante para uma peça teatral que farei em minha igreja (o meu líder de teatro passou uma tarefa para cada um membro do grupo de teatro de buscar uma história de algum personagem nao muito reconhecido da bíblia, gostei de hagar, acho que farei dela). Obrigada!

Aristarco Coelho disse...

Vilma, Márcia e Jéssica.
Obrigado pela leitura do blog e pelos comentários. Que Deus as abençoe.

Anonymous disse...

muito boa a interpretação pois afinal quando estamos nos sentindo humilhada e sos a tendençia e querer fugir e se Deus não interfere em nossa tragetoria o que seria de nos AS VEZES E NESCESSARIO RETROCEDER E SO Deus mesmo para nos fazer voltar atras e sermos humilde

Anonymous disse...

Parabens pelo texto relatado que Deus continue te usando neste dom pois muitos são chamados poucos escolhido,muitos querem ir porém não tem forças.Amém.

Anonymous disse...

oi

josetesantos200839@hotmail.com disse...

Muito bom seu texto que Deus continue te usando desta forma com este entendimento muitos querem ir porém não tem forças amém.

Anonymous disse...

Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a DEUS, que verdade maravilhosa! por causa das divergências sobre o texto me senti na obrigação de estuda-lo mais detalhadamente, GLÓRIA A DEUS!

Anonymous disse...

Graça e paz ! parabéns pela mensagem é maravilhosa de muito proveito espiritual.Quanto ao comentário lamentável de crítica do leitor[wanderamo@hotmail] é decepcionante saber que tem pessoas que são tão críticas que se esquecem de se auto analizar.Quero dizer a esse cidadão que "à Bíblia não se discute e sim se estuda! "Mais uma vez é um belo estudo e de grande aprendizado para quem lê e eu aprendi muito.

mirian disse...

Graça e paz! O artigo é muito bom.Eu só lamento que existam pessoas tão desagradaveis como um dos leitores que só fez criticar o artigo e até quis discutir à Bíblia.Quero que ele saiba que" a Bíblia não se discute e sim se estuda!" Eu aprendi muito com a mensagem elaborada,foi de grande valia para a minha vida espiritual e quando fala no texto que sara quis dá o seu jeitinho eu concordo plenamente.As vezes nós queremos ajudar a Deus e nos esquecemos que quando colocamos as nossas mãos dá tudo errado.Palavra abençoada!

Emagrecendo com Saúde disse...

Exelente colocação! Ótimo estudo!

deia disse...

Fico feliz em ver DEUS revela ao homem suas mensagens,continue falando o que DEUS te revela.
pregadores sao muitos,pouco sao os profeta. voce é profeta!parabens

mª helena disse...

páz, queridos ,o texto é muito bom
a critica do irmao levanta o fato de que a biblia é revelaçao do ESPIRITO SANTO e foi revelada dessa forma ao autor[a]...

Anonymous disse...

parabens pela entrepertaçaõ gostei muinto...........

Anonymous disse...

Anônimo:
Que historia da carochinha, não? por isso q o mundo não melhora, vivemos curtindo fantasias que a biologia mostra q são ilusórias.

Como traduzir esse chamado de Deus pelo nome? Gostaria de exemplo atual e prático, é possível? Agradeço e fico ao aguardo.

Marco disse...

Como chamar pelo nome se a própria pessoa se identifica como anônima, Deus na presciência chama pelo nome as pessoas que sabe que irão responder ao seu chamado primeiro creia depois ouça.

theone teuller disse...

Rosany diz:
meu caro amigo anônimo,
pode continuar aguardando pois o mesmo Deus, de Agar e sarah, esta
ouvindo vc pedir o chamado de forma atual e pratica, e ELE mesmo
vai se encarregar de te responder, mas fique atento pois,qdo Ele fala
o homem não e´capaz de ficar de pe´.Então vc vai crer que a biblia não conta nenhuma historia ilusoria.Pode aguardar.........
Quero te encontrar no céu.....

emiliacristinabarros disse...

Defendo o ponto de vista que Sara não perdeu sua fé, mas desanimou enquanto esperava a chegado do filho desejado, por isso ela quis, sim, apressar a promessa do Senhor, quando ofereceu Agar para gerar o filho que até então ela tanto esperava.
Quando o autor usou o termo: "jeitinho brasileiro", eu creio que ele apenas se valeu de um costume (infeliz)conteporâneo, e um ato tão "comum" no tempo do agora.
Quantos de nós em meio a espera de algo que nunca chega, não tentamos dá uma "mãozinha" pra Deus? Atire a primeira pedra.

Anonymous disse...

ola´´, meu nome e´´ natale,eu amei este texto e aprendi muito com este ensinamento! voce é uma bençao!!!!!!!!

Elaine disse...

Hagar fugiu so por que nao quiz obedecer a sua posiçao de serva,ser escrava é ser humilde e submissa a vontade de seus SENHORES, a palavra diz que:"...e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos." Enquanto depois de Sara te-la posto numa posiçao "privilegiada" ela fez o que fez...Por isso teve que voltar e se humilhar...Ninguem terá suas promessas cumpridas se nao for humilde de coraçao. Ela usou sua "situaçao privilegiada" para humilhar sua SENHORA, esquecendo de onde veio e para onde ia...O Anjo do Senhor fez com ela analizasse tudo somente tudo isso, com uma so frase: "Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais?"...
Jesus nos tira da escravidao e nós com nossas atitudes insistimos em voltar, mas a misericordia do Senhor visita-nos no deserto (deserto é terra para crescermos espiritualmente) e nos faz rever conceitos, modos e atitudes, voltamos de la certamente mais humildes! Foi o caso dela...so assim Deus cumpri suas promessas...
O Blogueiro colocou a Sara como uma carrasca, enquanto ela foi a humilhada, senao, o Anjo do Senhor nao teria mandado-a voltar e se humilhar, Busquemos o Espirito da Verdade para entendermos os misterios de Deus na sua palavra.
Fiquem na Santa e Bendita Paz...
Jesus seja com todos!
Ele nos ama, como amou Hagar e Sara.

Elaine Santos - Lisboa, Portugal

Cantora Wéllida Vieira disse...

GRAÇA E PAZ AMADO.HOJE DIA 15/06/2010,MUDOU A MINHA HISTÓRIA,ESTAVA PASSANDO NA RUA,ENCONTREI MINHA IRMÃ E COLEGA,QUE ME CHAMOU PARA VISITAR UMA IGREJA QUE POR SINAL FICA PERTO DE MINHA CASA,EU COM VERGOMHA POR ESTAR VESTIDA DE CALÇA JEANS,POR SER UMA IGREJA PENTECOSTAL,ME INTIMIDEI EM IR,MAIS A INSISTÊNCIA FOI TAMANHA QUE ELAS ME CONVECERAM Á IR,ENTÃO ENTREI E SENTEI COM UM POUCO DE RECEIO,E DESPREPARADA,COMECEI Á PRESTAR ATENÇÃO NOS DETALHES DURANTE O CULTO E DEUS FALOU MUITO AO MEU CORAÇÃO ATRAVÉZ DESSE TEXTO,A PASTORA COMEÇOU CANTANDO UM HINO FALANDO SOBRE DESERTO E DEPOIS COMPLEMENTOU COM ESSA MENSAGEM MARAVILHOSA (HISTÓRIA DE HAGAR).IRMÃOS NESSE DIA ESTAVA PASSANDO POR MUITOS PROBLEMAS,SITUAÇÕES TAL ESSA MUITO PARECIDA COM A DE HAGAR,ENTÃO COMECEI Á REFLETIR QUE EU ESTAVA NUM DESERTO,SEM APOIO DE NIMGUÉM NO MEU MINISTÉRIO (LOUVOR),ENFIM..DEUS HAVIA FALADO MUITO COMIGO,A PASTORA SAIU DO PULPITO E VEIO ATÉ A MIM E COMEÇOU Á REVELAR TUDO O QUE ESTAVA ACONTECENDO COMIGO,ME LEMBRANDO DA PROMESSA QUE DEUS TINHA COMIGO.CHEGANDO EM CASA CÔMPUS UMA LETRA COM O TEMA E TIVE A CURIOSIDADE DE ESTUDAR MAIS SOBRE O ASSUNTO,FOI QUANDO POR ACASO ENCONTREI ESSE COMENTÁRIO DESSE ABENÇOADO POR AQUI.LOGO ABAIXO COMECEI A VER OS COMENTÁRIOS DE CRÍTICOS NÃO CONSTRUTIVOS DIZENDO CONTRA O MESMO.QUERO DIZER QUE ISSO É PROVA DE VOCÊS ESTÂO OBEDECENDO O CHAMADO DE DEUS,POIS QUANDO FAZEMOS ISSO,COMPRAMOS UMA ETERNA BRIGA COM O INIMIGO,QUERO DIZER QUE COMO TODO BRASILEIRO DAMOS SIM UM JEITINHO BRASILEIRO,COMO SARA FEZ SIM.ELA OBECEU Á DEUS?SIM,MAIS POR UM MOMENTO TAMBÉM FOI INSEGURA EM ACREDITAR QUE DARIA LUZ AO SEU PRIMEIRO FILHO:ISAQUE (PROMESSA DE DEUS).É ASSIM QUE SOMOS QUANDO PASSAMOS PELAS PROVAS NO DESERTO,E HAGAR TAMBÉM FOI VITORIOSA POIS OBEDECEU A VOZ DE DEUS VOLTANDO PARA O SEU CHAMADO DESTINO E DEPOIS SENDO EXPULSA POR SUA DONA SEGUIU SEU CAMINHO E DEUS EM MOMENTO ALGUM ABONDONOU A MESMA,E SE TRATANDO DE SARA RAPAZ!QUE MULHER ABENÇOADA,EGOISTA,ARROGANTE E DESUMANA,SE É QUE ME ENTENDE,ELA NÃO PENSOU QUE POR UM MOMENTO PODERIA TAMBÉM SER CORRIGIDA POR DEUS,A BIBLIA NÃO RELATA SOBRE ESSA CORREÇÃO,MAS O CONTEXTO EXPLICA TUDO SOBRE SUAS ATITUDES,ISSO NÃO É ÓBVIL?E A HISTÓRIA VAI TERMINANDO E QUAZE QUE NÃO VEMOS O FIM DE HAGAR,EMBORA DEUS ESTAVA COM ELA NO DESERTO.CREIO QUE A VITÓRIA MAIOR DE HAGAR FOI TER UM FILHO DESPEJADO DE SUA PRÓPRIA CASA MAIS PORÉM DEUS HONROU DANDO Á ELE O QUE LHE ERA POR HERANÇA,PORQUE DEUS É FIEL,ASSIM COMO FOI COM TODOS ELES,INDEPENDENTE DE SEUS ERROS,PORQUE DEUS ABENÇOA E TAMBÉM CORRIGE,ELE JAMAIS VOLTA ATRAZ EM SUAS PROMESSAS TALVEZ PORQUE VC FLHOU COM ELE,MAIS SIM TE TE DA A BENÇAO E DEPOIS TE CORRIGE COMO Á SARA.BOM CONCLUINDO..DEUS USOU MUITO ESSE COMENTÁRIO PARA TRAZER EDIFICAÇÃO Á MINHA VIDA.SOU A CANTORA WÉLLIDA VIEIRA DE VIANA-ES SEDE.1ªIGREJA BATISTA.IRMÃOS GOSTARIA QUE MANTESSE ESES COMENTÁRIOS DEUS TE CHAMOU PARA ISSO.DEUS TE ABENÇÕE.

Kelem Gaspar disse...

Que texto excepcional. Parabens pela sensibilidade. Estou maravilhada, nos presenteie com mais pérolas como essa.
kelem gaspar
missgaspar@ig.com.br

celoy simões disse...

estou estudando sobre mlh da bla este texto me ajudou muito os comentarios ainda que alguns sem reflexão tirei muita coisa de tudo isso abrigado que deus te abençõe!