28 dezembro 2010

Mais que vencedores


35  Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou  perseguição, ou  fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36  Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro". ?

37  Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38  Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, 39  nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Rom 8:35-39

1.  O que significa ser mais que vencedor?

Ser vencedor é participar de uma luta e sair vitorioso porque é superior ao adversário, é mais forte, mais habilidoso, mais inteligente, mais qualquer coisa que seja o critério da disputa. Ser vencedor é esforçar-se e receber o prêmio do seu esforço.

Ser mais que vencedor é diferente: você não é mais forte, não é mais habilidoso, nem mais inteligente ou mais gente boa. No entanto, o prêmio da vitória é entregue em suas mãos. Ser mais que vencedor é receber um prêmio pelo qual você não fez por merecer.

Ora, isso não é justo! É, não é mesmo mesmo! Isso é Graça, favor imerecido.


Aqueles que se acham capazes de vencer por conta própria querem que as coisas sejam justas. Querem o seu esforço recompensado e seu mérito reconhecido. Mas será temos em nós alguma coisa boa, algo que seja próprio de nós pelo qual mereçamos ser recompensados?

Somos podres e imundos por causa do pecado. As nossas boas ações, que pensamos ser um lindo manto de justiça, não passam de trapos imundos. Nós murchamos como as folhas no outono; os nossos pecados nos levam sem destino, como o vento faz com as folhas. (Isa 64:6 BV)  

Eu penso que se você for verdadeiro sobre si mesmo você sabe que não é um bom negócio exigir justiça pelos seus méritos. Você sabe que sua conta está sempre devedora.

Quem se apega à sua justiça própria o mais que consegue é lutar à vida inteira para tentar ser vencedor; mas quem se abriga na Graça (favor imerecido) de Deus e confia nos méritos de Cristo se torna mais que vencedor, ao receber de graça o prêmio que não merecia.

2. Quem é aquele nos amou?

O Deus trino: Pai, Filho e Espírito Santo. Ele nos amou desde o princípio. Ele provou esse amor de forma definitiva através da decisão tomada na eternidade de que o Filho, Jesus, (1) se faria gente, (2) viveria aqui de forma irrepreensível  (guiado pelo Espírito) e movido por amor (4) entregaria a sua própria vida para que eu e você pudéssemos usufruir dos benefícios da presença de Deus.

Em resumo, o amor de Deus por você pode ser visto pelo fato de que diante da sua incapacidade de vencer, Ele venceu por você através de Cristo e agora deseja presentear com o prêmio.

Muita gente prefere continuar tentando vencer por si mesmo, eu já desisti disso. Já fiz muitas tentativas frustradas de ser uma boa pessoa, mas sempre acabo decepcionado comigo mesmo.

Eu descobri que o amor de Deus por mim não depende dos meus acerto, nem está condicionado ao meu sucesso pessoa em ser santo. Eu descobri que a santidade da minha vida é que está condicionada à minha decisão de me deixar amar por Deus.

Eu percebi que eu não preciso consertar a minha vida para ser amado por Deus; o amor dele por mim já é uma realidade provada e comprovada. Veja então o que acontece: quando eu me deixo amar por Ele do jeito que eu sou, então eu e Ele podemos caminhar juntos pela vida, e a simples companhia dele dia-a-dia vai me transformando à semelhança de Jesus.

3. Como nos tornamos mais que vencedores?

Quando se fala em ser mais que vencedor há quem pense imediatamente em batalhas com forças espirituais do mal e guerras nas regiões celestiais. Tudo isso é real e Deus nos faz mais que vencedores nessa dimensão.

Por outro lado há quem pense em coisas mais práticas como a necessidades de ser mais que vencedor nos relacionamentos, no trabalho e na criação dos filhos. Também não há nada de errado nisso.

Penso que uma questão às vezes passa despercebida:  você se torna mais que vencedor (seja nas batalhas contra as forças espirituais ou na luta para educar seu filho de 5 anos) quando você se entrega ao amor de Deus e esse amor se entranha em você, passando a fazer parte da sua identidade.

·       Quem é você? Eu sou um daqueles pelos quais Cristo morreu;
·       Quem é você? Eu sou alguém que foi amado sem motivos
·       Quem é você? Eu sou alguém que não merecia o prêmio, mas recebeu. Fui amado gratuitamente
·       Quem é você? Eu sou um filho adotivo de Deus. Ele decidiu me amar.

Não sei porque de Deus o amor a mim se revelou.
Porque razão o salvador para si me resgatou
Mas eu sei em quem tenho crido
E estou bem certo que é poderoso
Pra guardar o meu tesouro até o dia final

Quando você se reconhece como alguém amado por Deus e se rende a esse amor profundo e imerecido, o resultado é que nada terá força para separar você do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Porque o amor dele não depende do seu amor por Ele.

35  Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36  Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro". ?... Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, 39  nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Rom 8:35-36,38-39

Conclusão

Somos mais que vencedores porque não foi o nosso esforço que conquistou o prêmio; nós o recebemos graciosamente das mãos do Pai.

Somos mais que vencedores porque o amor de Deus nos alcançou antes que nós fóssemos capazes de fazer qualquer coisa por nós mesmos. Ele o ama. Isso é um fato. Essa realidade foi provada em comprovada através da vida, morte e ressurreição de Cristo.

Somos mais que vencedores porque o amor dele por nós não depende do nosso amor por Ele. Portanto nada poderá nos separar desse amor que está em Cristo Jesus.

O que você precisa fazer para ser mais que vencedor?! Deixe-se amar por Ele. Não resista, jogue fora o orgulho, abra mão da soberba, desista da vergonha. O perfeito amor do Pai vai lançar fora todo o medo do seu coração e você passará a fazer parte do time daqueles que são Mais que Vencedores.


Mensagem proferida no 25° Aniversário da PIB em Tabapuá.

6 comentários:

Anônimo disse...

*-*.. lindo

Anônimo disse...

Você está confundindo ser mais que vencedor com graça(favor imerecido), ser mais que vencedor é: entrar em uma batalha com convicção plena da vitória, pois quem está na frente é o Senhor dos Exércitos, o grande DEUS. Ex: Davi x Golias

Unknown disse...

Meu amigo com todo respeito, mas você não entendeu o ponto de vista do autor. E o exemplo que você deu só confirma a tese por ele apresentada, pois Davi é um exemplo clássico de alguém que entra com todas as possibilidades de perda, mas sai vencedor. Davi era fraco em relação ao seu adversário, não possuía armas adequadas para aquela demanda, tudo conspirava para a sua derrota, mas Deus lhe deu a vitória. Pense nisso e fique na paz!

Unknown disse...

concordo Pr. com as suas palavras referente ao rei Davi

Unknown disse...

Muito bom

Unknown disse...

Amém