23 janeiro 2011

Nossa identidade em Cristo - Princípios Básicos


Temos uma nova identidade em Cristo


10  Vocês estão vivendo uma espécie de vida totalmente nova, que consiste em estar continuamente aprendendo cada vez mais o que é correto, e procurando constantemente ser cada vez mais semelhante a Cristo, que criou esta vida nova no intimo de vocês. 11  Nesta vida nova não importa a nacionalidade, a raça, a educação ou a posição social de alguém; estas coisas não significam nada. O que importa é se a pessoa tem Cristo ou não, e Ele é igualmente acessível a todos. Col 3:10,11 

1.    Quando nós decidimos confiar nele e entregar a ele nossas vidas, Cristo criou em nós uma nova natureza, inclinada para Deus.
2.    Como decorrência dessa nova natureza, vivemos um nova vida na qual estamos aprendendo como é essa nova natureza e a agir em conformidade com ela.
3.    A identidade dessa nova vida não depende de nacionalidade, raça, educação ou posição social. Nossa identidade esta apoiada naquilo que Cristo é em nós.

9  Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 10  Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.  1Pe 2:9,10

4.    Nossa identidade anterior era marcada por um relacionamento em que estávamos distantes de Deus: não tínhamos ligação com Ele, não nos considerávamos pertencentes a ele e não havíamos provado da sua misericórdia.
5.    Agora somos parte daqueles que foram eleitos por Deus. Fomos comprados por Deus (sua propriedade exclusiva), Fomos separados para Ele (santos) e feitos intercessores (sacerdotes) diante de Deus e anunciadores de tudo isso às outras pessoas.
6.    Essa nova identidade em Cristo, resultado da nova natureza que Deus criou em nós, nos garante que somos povo de Deus.

17  Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! 18  Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. 2Co 5:17 

7.    Em Cristo, fomos feitos novas pessoas. Nossa condição de inimigos de Deus foi refeita. Deus providenciou em Jesus um meio de fazermos as pazes com Ele.
8.    As coisas antigas, que são características de quem é inimigo de Deus já passaram, não precisam mais fazer parte de nossa vidas. Temos agora uma nova identidade: não somos mais inimigos, mas amigos de Deus por meio de Cristo.
9.    Esta mudança é tão significativa que as Escritura afirmam que somos novas criaturas, uma nova criação. Portanto, não precisamos mais agir como inimigos.

·       Inimigos desconfiam – Amigos confiam;
·       Inimigos ficam distantes – Amigos tem prazer em andar juntos;
·       Inimigos não seguem o conselho – Amigos ouvem orientações;
·       Inimigos não esperam perdão – Amigos tem a esperança do perdão;
·       Inimigos não esperam graça – Amigos recebem presentes;
·       Inimigos ameaçam – Amigos se rendem.

Precisamos aprender esta nova identidade

2  Não imitem a conduta e os costumes deste mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa. E assim vocês aprenderão de experiência própria, como os caminhos de Deus realmente satisfazem a vocês. Rom 12:1,2

10.Esta nova identidade que temos em Cristo, como resultado da nova natureza inclinada para Deus que Ele fez nascer em nós, não se estabelece de forma imediata em nosso modo de viver.
11.No entanto, a reconciliação com Deus é imediata. Mediante  arrependimento e decisão de confiar sua vida a Cristo, a obra dele na Cruz e imediatamente aplicada a você: você é adotado na família de Deus.
12.É preciso aprender essa nova identidade (não aprender sobre ela). É como andar de bicicleta; é preciso aprender a andar, e não aprender sobre andar.
13.É preciso adquirir novos hábitos, nova maneira de agir e pensar... é preciso desaprender o medo, desaprender a ansiedade, desaprender a desconfiança... Este aprendizado acontece por experiência própria a cada decisão de fé.

Precisamos nos apropriar desta nova identidade

1  VEJAM COMO nosso Pai celestial nos ama tanto, pois Ele nos permite ser chamados seus filhos - meditem nisto - e realmente nós somos. Entretanto visto que tanta gente não conhece a Deus naturalmente não compreende que somos seus filhos. 2  Sim, queridos amigos, nós já somos filhos de Deus, agora mesmo, não podemos nem imaginar como vai ser mais tarde. Mas sabemos isto, que quando Ele vier nós seremos semelhantes a Ele, como resultado de O vermos como Ele realmente é. 3  E todo aquele que verdadeiramente crê nisto, procurará permanecer puro, porque Cristo é puro. 1Jo 3:1-3 

14.Se você arrependeu-se de tentar dirigir a própria vida e confiou a Jesus a direção do seu viver, então você foi adotado na família de Deus e você é um filho de Deus. Não deixe que ninguém ponha dúvidas em sua mente.
15.Não fique confuso com o fato de que você ainda não se vê semelhante a Jesus em tudo. O fato de você ainda não estar produzindo plenamente todos os frutos não pode roubar a sua identidade em Cristo.
16.Aproprie-se da convicção de que o mesmo Deus que começou a boa obra em você irá concluí-la. Um dia seremos semelhantes a Jesus, o primogênito dessa grande família de Deus.
17.Viva à luz dessa verdade. Viva conforme essa nova identidade que você recebeu em Cristo Jesus. Viva de acordo com Cristo, porque é assim que Deus o vê hoje, e é assim nós nos veremos quando Ele vier.

11 janeiro 2011

Polaridade Religiosa



Por Marcos Inhauser

Os recentes eventos de um jovem que atirou e matou várias pessoas e
feriu uma deputada nos EUA, vem trazer à luz de forma mais explícita
algo que há tempos já se alertava:  a polarização religiosa nos EUA.

Uma nação que sob o (des)governo Busch se atirou a uma guerra contra
nações muçulmanas, que foi atacada por grupo religioso terrorista,
tendo uma religiosidade cristã (?) com forte acento fundamentalista,
só poderia colher estes frutos.

Há que ressaltar-se que parte do fundamentalismo estadounidense tem
contornos racistas, crendo e ensinando que a maldição de Cão, filho de
Noé, é a cor negra e que todos os negros são filhos do amaldiçoado. Na
sua versão Mcinteiriana (Carl McIntire, prócer fundamentalista dos
anos 70 e 80), houve até marcha que invadiu igrejas para exorcizar os
corpos estranhos. No Brasil, Jerônimo Gueiros foi um dos líderes.
Estes, e muitos outros que se alinharam com eles, viam heresia em
qualquer coisa, acusavam tudo de liberalismo teológico, e travavam
guerra contra os “inimigos da fé”. Nos EUA, o fundamentalismo
encontrou terreno fértil nos estados do sul, aqueles que, na guerra de
Secessão, defendiam a escravidão.

Tomando isto em conta, entende-se a dimensão que um negro eleito para
a presidência dos EUA tem. Na mente fundamentalista, a de conotação
racista (porque há os que não o são), o seu país está sendo dirigido
por um filho do amaldiçoado Cão, e por isto, a nação está sob juízo.

Para o fundamentalista, assim como para o anticomunista radical, ser
amigo ou vizinho de um liberal ou marxista transforma a proximidade em
suspeição de liberal ou comunista. A deputada Gabrielle Giffords, por
ter apoiado algumas das posições de Obama, passou a ser vista como
inimiga por muitos e especialmente por Jared Lee Loughner. Ele aplicou
a regra do “amigo do meu inimigo é meu inimigo”.

Para mim não é coincidência que o atentado tenha ocorrido em um estado
do sul dos EUA, com forte concentração branca (90% de brancos e
hispanos e só 3% de afro descendentes), cristã (algo em torno de 60%).
Como em quase todo os  EUA é fácil comprar uma arma, tal como ocorreu
com o indigitado Jared.

Há nos EUA inúmeros grupos religiosos fundamentalistas (e radicais, o
que, para mim, é redundância) que dão treinamento para uso de armas
como parte da doutrinação religiosa (basta pesquisar na net ou no
youtube), muitos tendo os seguidores do Corão como inimigos.

Eu temo que este evento em Tucson é um dos que se seguirão. Oro para
que não seja assim e alerto para o perigo que o fundamentalismo
bíblico representa, como forma de dar minha contribuição.

Oração pelos homens que trabalham



Ó Deus, tu que és o maior trabalho deste universo, fonte de todas as forças e autor de toda unidade, nós oramos por nossos irmãos, os trabalhadores desta nação. Porque o trabalho os torna unidos por causa da labuta e dos perigos que compartilham, que seus corações possam também estar unidos numa forte percepção de seus interesses e destinos comuns.


Ajuda-os a perceber que o prejuízo de um é preocupação de todos, e o bem-estar coletivo precisa ser a meta de cada um. Se um deles for tentado a vender os direitos de sua classe por vantagem para si mesmo, dá-lhe um olhar mais amplo, para que possa ter sentimentos mais nobres para com seus companheiros. Ensina-os a manter o passo, marchando sempre para a frente, e cumprir a seu modo a lei de Cristo suportando as responsabilidades comuns.

Permite que as organizações trabalhistas tenham paciência e prudência em todas as disputas e honestidade para ver o outro lado. Salva-los da malícia e da amargura. Salva-os da precipitação tola que pode arruinar uma boa causa, e dá-lhes sabedoria para deixarem de lado resolutamente a espada de dois gumes da violência, que se vira para quem a empunha. Dá-lhe líderes mais sábios que tenham grande coração, e permite que sigam o conselho mais inteligente.

Quando lutarem pelo lazer, pela saúde ou por um salário melhor, permite que consigam seu intento, ensinando-os a não gastar o seu ganho com paixões fugazes, mas a usá-lo para construir lares melhores e aprimorar o caráter. Dá  todas as classes da nossa nação maior compreensão das aspirações dos trabalhadores, bem como da coração e dos valor desses nossos irmãos; que possamos animá-los nas suas lutas e entendê-los até nos seus pecados. Que a ascensão do trabalho, as suas derrotas e as suas vitórias, nas suas mais amplas implicações possam abençoar todas as classes da nossa nação, e criar para a república do futuro muito trabalhadores fortes de corpo, com clareza de espírito, de bom temperamento, contentes por poder trabalhar, conscientes dos seu valor, lutando juntos pela irmandade de todas as pessoas.
Walter Raushenbusch

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br          
10 de janeiro de 2011
Treze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Comprometimento
Por Jim Mathis

Existem diferentes tipos e níveis de compromisso. Minha analogia preferida é o café da manhã americano composto de ovos e bacon. Podemos dizer que a galinha que forneceu os ovos esteve envolvida, mas o porco que deu o bacon esteve totalmente comprometido com a refeição. 

Alguns parecem que nunca são capazes de se comprometer com alguma coisa. Outros são rápidos para assumir compromissos, mas igualmente rápidos para descomprometer-se. Outros ainda são lentos para decidir, mas uma vez assumido o compromisso, seguem em frente com entusiasmo. Eu me encaixo no último grupo. 

Anos atrás minha esposa e eu nos envolvemos com um grupo de estudo bíblico semanal. Nós Nos reunimos todas as quintas à noite durante quase sete anos. Faltamos apenas umas poucas vezes por estarmos viajando de férias. Composto por seis casais, era raro que todos estivessem presentes. Isso sempre foi um mistério para mim: por que as pessoas não conseguem se manter fiéis aos seus compromissos?


Por fim, descobri que as pessoas se comprometem de forma diferente: umas com pessoas e outras com o evento. Para nós, o estudo da Bíblia era importante, mas os relacionamentos eram mais. Estávamos comprometidos com as pessoas e não com o evento em si. Teria sido fácil para nós não participar do estudo, mas sentíamos que não podíamos deixar nossos amigos na mão, mesmo que a maioria demonstrasse pelas atitudes, que não tínhamos a mesma importância para eles.

Isto se aplica ao mundo de negócios. Minha esposa e eu nos comprometemos com evento, produto ou serviço, mas com freqüência nosso compromisso primeiro é com as pessoas envolvidas. Quando um procedimento ou programa é colocado acima dos relacionamentos geralmente surgem atritos. Por isso, buscamos manter negócios com quem gostamos. As melhores empresas entendem isso. Elas contratam pelas qualidades que desejam e depois treinam as pessoas para capacitá-las e não o contrário. 

Para os que são inclinados a se comprometer com eventos, eis um pequeno teste. Se você e um amigo planejarem fazer algo juntos, como ir ao cinema, e ele precisar cancelar o encontro, você decide ir mesmo sozinho, ou com outra pessoa ou agenda para quando seu amigo puder ir junto? As situações são diversas, mas cada um de nós tem uma tendência: ou nos comprometemos com evento, com agenda ou com pessoas.  

Fiz parte do quadro de dirigentes de uma organização sem fins lucrativos e tomamos a decisão de deixar de atrair eventos e começar a atrair pessoas. Não sei ao certo se realizamos mais dessa forma, mas nos descobrimos muito mais felizes e apreciamos os relacionamentos que desenvolvemos. Especialmente nas crises é preciso compreender o nível de compromisso das pessoas que estão conosco. Como diz a Bíblia, “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão” (Provérbios 18.24). 

Em muitas circunstâncias ter amigos com nível de comprometimento como o da galinha, que oferece ovos para o café da manhã, é o bastante. Mas às vezes precisamos de alguém pronto para comprometer-se como o porco.
Próxima semana tem mais!


Texto de autoria de Jim Mathis, diretor executivo do CBMC em Kansas, Missouri e em conjunto com a esposa Louise dirigem uma Cafeteria. Tradução deMércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.comMANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Questões Para Reflexão ou Discussão

1.  Como você encara o contraste entre os estilos daqueles que se comprometem mais com pessoas, ou os que colocam eventos e programas acima dos relacionamentos?
2.  Que tipo de comprometimento é mais comum em você?
3.  Você se aborrece quando lida com pessoas com baixo nível de comprometimento? Já se sentiu desapontado com pessoas que não corresponderam às suas expectativas?
4.  Qual é, para você, o significado do versículo de Provérbios 18.24?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: I Samuel 19.1-7; 20.16-17; Provérbios 18.19; 27.10; João 2.23-25; Atos 4.32-35.

Com o que você vai se ocupar em 2011



1  Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, 2  a Timóteo, verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, Nosso Senhor. 3  Quando parti para a Macedónia, recomendei-te que ficasses em Éfeso, para dissuadir alguns de ensinarem doutrinas estranhas  4  E de se ocuparem de fábulas ou de genealogias intermináveis, que favorecem mais as discussões do que o desígnio de Deus que se realiza na fé. 1Tm 1:1-4 

Doutrinas Estranhas

·        A crença de que a matéria é má e espírito é bom.

o   Pensamento que levou a dois extremos: de um lado um rigor ascético que condenava qualquer tipo de prazer (já que a matéria é má, devemos nos afastar dela – não coma isso, não beba aquilo, não toque naquiloutro); do outro lado uma devassidão que desprezava qualquer limite (já que a matéria é má, não importa o que acontece com ela).
o   Essa serparação da vida entre material e espiritual e sua categorização entr má e boa está , certa forma, está na base do pensamento Espírita Kardecista, que propõe o aperfeiçoamento do espírito e relega o corpo a um mero invólucro.
o   Está na base do modo de vida hedonista que não encontra limites para o próprio prazer, ainda outros sofram para que ele seja obtido;
o   Está na base dos movimentos ascetas católico-romanos que pregam a purificação do espírito por meio de penitências e auto-flagelos;
o   Está na base do pensamento e modo de vida evangélico que condena o prazer (sobretudo o sexual), a arte e a beleza como coisas deste mundo (matéria) e transfere para o céu (espírito) qualquer coisa que valha a pena.

·        No entanto, o que vemos nas Escrituras é que Deus criou o homem e a mulher em sua plenitude e disse para que eles fossem fecundos e vivessem na Terra que Deus tinha dado e achou tudo aquilo muito bom. Esse chamado de Deus foi para um ser humano inteiro, pleno, sem separações entre material e espiritual; sem categorizações entre bom e mau.

·        Somos Corpo, Alma e Espírito. Somos um ser único com dimensõe distintas. Fomos criados bons (corpo, alma e espírito), por causa de nosso distanciamento de Deus nos tornamos maus e carecemos (corpo, alma e espírito) da glória Dele para um dia sermos restaurados pelo poder Deus para viver a vida plena que Ele preparou para nós (corpo, alma e espírito)

·        Porque o apóstolo Paulo chama pensamentos como esse de Doutrinas Estranhas? Porque não favorecem o designio de Deus para a humanidade, que é por meio da fé. O que o apóstolo insiste em dize é que não é uma questão de esforçar-se em fazer o bem para compensar o lado mau; é questão de confiar em Deus e naquilo que Ele planeja fazer; Então Ele nos transformará de pessoas más, em pessoas totalmente boas.

·        Com o que você vai se ocupar em 2011? Espero que não seja com doutrinas estranhas que o afastam da obra de Deus em sua vida. Desejo que em 2011 você se ocupe com a Doutrina sadia das boas novas de salvação e vida plena em Cristo Jesus pela fé.

10 janeiro 2011

Dilma manda tirar Bíblia e crucifixo do gabinete


Em sua primeira semana no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff (foto) mandou tirar do seu gabinete a Bíblia e o crucifixo, o que, talvez, tenha sido a primeira vez que isso ali ocorre. Esse gesto pode ter várias interpretações, entre as quais a sinalização de que ela não aceitará em seu governo a ingerência de religiões e religiosos. O que não houve em sua campanha eleitoral, quando teve de se aproximar de líderes evangélicos e católicos para tentar convencê-los de que não vai se empenhar para a legalização do aborto.
Durante o vale-tudo da campanha, evangélicos acusaram Dilma de ser ateia, o que ela nunca admitiu. Mas certeza mudou o seu senso de religiosidade, ao menos de boca para fora, para não perder parte dos votos que herdou do Lula.
Em 2007, em entrevista à Folha de S.Paulo, ela afirmou ter ficado “durante muito tempo meio descrente”. Em abril de 2010, já em campanha, lembrou ter sido criada no catolicismo e que acreditava em uma força superior. “Estudei em colégio de freira. Sou católica.”
Em um dos seus discursos de posse, Dilma reafirmou o compromisso com a liberdade religiosa, o que seria desnecessário dizer, porque está previsto na Constituição.
A rigor, independente da crença ou descrença de Dilma, a Bíblia, o crucifixo e demais símbolos religiosos deveriam ser retirados não só do gabinete presidencial, mas de todas as repartições públicas, porque o Estado é laico. Também está na Constituição.

Vander: inspiração em Bebeto, fé e vontade de vencer no Fla



Jovem, franzino, baiano. As semelhanças, por enquanto, param por aí. Mas Vander, reforço do Flamengo para a nova temporada, já escolheu sua inspiração: o ex-atacante Bebeto. Assim como o novo meia rubro-negro, o tetracampeão deixou a Bahia para jogar na Gávea. Em 1983, Zico logo se transferiu para a Itália, e Júnior seguiu o mesmo caminho no ano seguinte. O início não foi tão fácil, com algumas derrotas e frustrações. Entretanto, em 1987, ele ganhou o coração da torcida.
- Ele me inspira, foi jogador que saiu do Vitória, veio para o Flamengo e hoje é quem é. Serve de inspiração para mim. Se pudesse falar com ele, seria bom. Foi um cara vitorioso no Flamengo e quero seguir a trajetória dele - disse, em sua primeira entrevista como jogador do Fla.
Aos 20 anos, Vander foi revelado pelo Bahia. Saiu do bairro São Marcos, na periferia de Salvador, chegou ao Tricolor aos 11 anos e desde então “vem na batalha”. Foi promovido a profissional na temporada passada. A tatuagem na nuca demonstra a fé do jogador: “Meu bom Deus, me conceda amor e paz”. Emprestado ao Fla até o fim deste ano, quer aproveitar a chance da carreira.
- A ficha não caiu ainda. Foi tudo muito rápido. Estava em Salvador quando recebi a informação de que a chance de chegar ao Flamengo seria grande. Em dois dias aconteceu. Aos poucos estou me acostumando a jogar aqui. Consegui ajudar o Bahia a voltar para a Série A, fiz gols, dei algumas assistências. O Renato (Gaúcho, hoje no Grêmio) foi o técnico que me deu a chance de subir - lembrou.
Em Londrina-PR, cidade escolhida pelo Fla para realizar a pré-temporada até o próximo dia 17, Vander se impressionou com a estrutura disponível para o Rubro-Negro. Aos poucos, tenta se acostumar com a rotina de um clube de maior expressão.
- O trabalho está sendo diferente. Vai ser bom para mim. Tenho trabalhado forte para poder ter disposição para todo o ano - comentou.
Para quem ainda não teve a chance de ver Vander em ação, ele se apresenta.

- Sou meia ou segundo atacante, mas jogo pelas laterais. Sou individualista e também finalizo bem - definiu-se.

08 janeiro 2011

Cantar a Bíblia


8 de Janeiro, 2011
Por Filipa Moroso (texto) e Helena Garcia (fotografias)
 Descobrimos o canto gregoriano no Concerto de Natal que esgotou o Salão Nobre da Academia de Ciências de Lisboa. A Capela Gregoriana Laus Deo e o Coro Solemnis foram as vozes que chegaram aos céus, num espectáculo de indiscutível prazer auditivo...
«Quem canta bem, reza duas vezes». O adágio tem origem nas palavras de Santo Agostinho ('Quia bene canta, bis ora' ) e remete para a principal mensagem do canto gregorariano: orar a Deus. Uma oração cantada por vozes em uníssono que, entre sons agudos e graves, pretende difundir uma mensagem espiritual, quase sempre em latim, em que o texto tem que ter primazia face à melodia.

Foi assim no Salão Nobre da Academia de Ciências de Lisboa, que reatou a tradição antiquíssima de abrir as portas ao público, fechadas já há longos anos. Foi aí que conhecemos dois dos grupos com maior tradição gregoriana em Lisboa, a Capela Gregoriana Laus Deo e o Coro Solemnis. Evocar a época natalícia foi o mote deste concerto de Natal, que aconteceu a 11 de Dezembro num dos mais imponentes salões barrocos do país, datado de 1795. Fomos assistir aos ensaios.



«Esta sala tem uma acústica espectacular, tem tudo para que corra bem». O prognóstico da maestrina Idalete Giga foi feito minutos antes de embalar as vozes para o aquecimento. É a ela que cabe a responsabilidade artística da Capela Gregoriana Laus Deo, nome em latim que significa Louvor a Deus e que vinha sempre no fim «dos autos religiosos de Gil Vicente».

Composto por 20 mulheres, a maioria antigas alunas do Instituto São Pedro de Alcântara, em Lisboa, este coro nasceu em 1985, pelas mãos de Idalete, que estudou canto gregoriano, pedagogia musical Ward e Helden, direcção gregoriana e polifónica com vários mestres, entre os quais Júlia d'Almendra. A maestrina confirma a mestria de tais credenciais com a batuta. É exigente e as suas 'meninas', algumas já reformadas, sabem disso. De fatos pretos, com blusa e laço ou outro apontamento em branco, o Laus Deo ocupava a linha da frente de um palco a duas vozes, femininas e masculinas, que descortinava as coordenadas de Idalete, numa linguagem que só os próprios conhecem.

As vozes viris faziam-se ouvir atrás. O coro Solemnis ('solene' do latim), fundado em 1997 e comandado pelo maestro João Crisóstomo, antigo professor do Conservatório Nacional e com formação musical na Escola Superior de Música, é constituído por 12 elementos masculinos, antigos alunos dos seminários religiosos com larga experiência na arte do canto gregoriano, quer na sua vertente musical, quer na língua latina - «já que o latim é essencial para esta forma de canto», como diz o maestro. E aqui é preciso compreender-se o que se está a cantar para que se transmita 'alma' às melodias espirituais, com um indubitável prazer estético e auditivo.

Conhecida como a mais antiga manifestação musical do Ocidente, o canto gregoriano acompanhou, desde a Idade Média até aos nossos dias, o culto religioso das igrejas cristãs, sobretudo as liturgias da Igreja Católica Romana. Deve o seu nome ao Papa Gregório Magno, que deu grande desenvolvimento a esta forma de cantar as preces.
Cantado a capela, ou seja, sem acompanhamento de instrumentos, as letras que dão forma ao canto gregoriano são retiradas de textos bíblicos, sobretudo dos salmos. O seu maior objectivo é propagar a fé e não fazer um recital, daí que seja entoado com alma e sentimento, com a missão de chegar à assembleia ouvinte.


«Sempre associado ao homem», sublinha Idalete Giga, este canto de ritmo livre e sem compasso , depressa começou a ser entoado por vozes femininas. Se o único segredo para o cantar bem é a devoção, elas provam que têm a espiritualidade necessária para 'cantar a Bíblia'.

O Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa foi testemunha desta 'batalha' de vozes, em que venceu o conjunto. A acústica da sala foi perfeita, como fazia prever o prognóstico de Idalete. Mais uma vez juntos - «já fizemos inúmeros concertos em conjunto»-, Laus Deo e Solemnis falaram a mesma língua. Uma linguagem própria que se decifra nos signos da Cristandade, uma sonoridade com enorme expressão, validada por vozes crentes. Que venham outros natais cantados...

filipa.moroso@sol.pt

Oração pelas crianças que trabalham



Ó poderoso Pai dos fracos, estende tua mão ternamente sobre todas as crianças do mundo e as abençoa. Abençoa também nossos filhos, que são a vida das nossas vidas e se tornaram o coração dos nossos corações. Abençoa cada um desses pequenos amigos que se apoiaram em nossos joelho, trazendo assim o frescor às nossas almas com a alegria sorridente. Abençoa todas as crianças que esperam em vão por amor, por flores e água e pelo doce seio da natureza. mas abençoa duplamente as crianças cujos frágeis ombros já estão curvados sob o jugo do trabalho, e cujo crescimento feliz está sendo atrofiado para sempre. Que seus pequenos corpos não fiquem totalmente enfraquecidos e suas mentes, dadas à estupidez e aos vícios de uma alma vazia. Todos nós merecemos o peso de tua ira por fazermos esses pequeninos tropeçar e cair. Permite que o seus patrões tenham corações fortes para recusar o enriquecimento a esse preço. Garante a todos os que os empregam e aos responsáveis que agora permitem este erro a graça da ira sagrada. Ajuda-nos a entender que cada criança de nossa nação e uma criança nossa, um membro da nossa grande família. Pela sagrada criança que se aninhou no colo de Maria; pelas memórias de nossas próprias alegrias e tristezas da infância; pelas sagradas possibilidades que estão adormecidas dentro de cada criança, nós te imploramos que nos impeças de matar a doçura da vida numa criança pela ambição de ganhar mais.


Walter Raushenbusch

Reformem os tribunais


Busquem o que é reto, fujam da injustiça, e vivam! Nessa altura então, o Senhor Deus dos exércitos celestiais será verdadeiramente o vosso ajudador, como pretendem que ele seja. Odeiem o mal e amem o bem; reformem os vossos tribunais, de forma a que se transformem em verdadeiros palácios de justiça! Talvez ainda o Senhor Deus dos exércitos celestiais tenha misericórdia do seu povo, do que ficou de resto.
Amos 5:14-15

07 janeiro 2011

Hoje foi no apartamento de Nonato e Edna


Hoje a Convivência foi no apto. do Seu Nonato e da Dona Edna. Marina levou café e um pote com biscoitos que ela tinha feito à tarde. Dona Edna nos esperava com quitutes maravilhosos. Aristides e Cris levaram o sorvete da sobremesa. Passamos um tempo alegre ao redor da mesa compartilhando tudo que foi levado. Seria ontem, lá em casa, mas ela pediu que fosse hoje no apartamento deles. Era uma data especial que a maioria só descobriu lá: eles estavam comemorando 43 anos de casamento. 

Foi uma noite especial! Ouvimos várias histórias sobre o tempo de namoro entre os dois e rimos muito com os costumes diferentes. Além disso, ela nos contou novamente uma parte da história do seu encontro com Jesus e como hoje ela percebe que desde criança, quando ganhou o primeiro missal, Deus vinha aproximando-se carinhosamente dela; até que uma cortina se abriu e a verdade do amor de Deus pôde ser vista com clareza. 


Falamos com a Simone, irmã do Aristides, pelo Skype e depois oramos por ela, Kevin e os filhos. Também oramos pelo pai da Judite, que soubemos hoje à noite ter sofrido um derrame. Certa hora Dona Edna começou a cantar o cântico "Vaso Novo" e todos cantamos juntos. A partir da música, refletimos sobre o nosso Deus como um oleiro e nós como seus vasos. Quase todo mundo falou alguma coisa e novas percepções sobre o trabalhar de Deus em nossas vidas foram acrescidas para todo.  

Continuamos em volta da mesa e as conversas foram do futebol à política; indignação com os salário dos deputados e senadores, a volta do Ronaldinho Gaucho para o grêmio e os salários astronômicos dos jogadores de futebol. Dona Edna falou dos quadros, pintados e em ponto cruz nas paredes da sal, mostrou fotos e contou histórias suas que foram de grande encorajamento a respeito de perdoar e ser perdoado. Seu Nonato destacou que a vida não pode ser um simples esperar, mas que há muitas coisas que estão ao nosso alcance e que devemos fazê-las. O Marcos lembrou que Deus está sempre disposto a começar mudanças em nossas vidas. Eu lembrei que não podemos fazer nada para melhorar nossa situação diante de Deus, senão aceitar o presente de seremo recebidos em Sua família como Seus filhos. Contei para Roberto, Aristides, Marcos e Seu Nonato histórias de quando aprendi a tocar violão. Takaki descobriu que, ainda estudante de História, havia visitado o sobrado que fora a casa dos avós de Dona Edna e que hoje faz parte da história de Aracati.

Dá pra imaginar que tudo isso aconteceu em uma noite só? Pois é verdade. E isso é só uma parte do que eu vi. Mas meu coração também se encheu de alegria por causa da conexões que o Espírito construiu e fortaleceu entre nós hoje à noite, embora isso não seja visível; não podem ser vistas, mas são elas que formam a teia de amor que sustenta a família de Deus.

Nonato, Edna, Aristides, Cris, Gabriel, Olívia, Marcos, Karina, Danilo, Aristarco, Marina, Roberto, Takaki, Uma irmã e uma amiga de dona Edna.

31 dezembro 2010

Épico da Record que custou R$ 800 mil por capítulo estreia terça-feira



 “Sansão e Dalila” é recheada de superlativos. A começar pela descrição do personagem principal: Sansão, o homem mais forte da Bíblia, primeiro protagonista de Fernando Pavão. Para contar a história passada há 3 mil anos, a Record investiu alto em sua segunda minissérie religiosa, que estreia dia 4 de janeiro. Com um valor estimado em R$ 800 mil por capítulo, a superprodução narra a trajetória de Sansão, um herói hebreu que derrota, sozinho, exércitos armados e animais selvagens, mas não resiste à sedução de Dalila, estreia de Mel Lisboa na emissora. Para retratar o período narrado, a equipe gravou em trigais no interior de Minas Gerais, dunas cearenses e potiguares e pedreiras cariocas. Além disso, fez uso de efeitos especiais hollywoodianos. Principalmente nas cenas de batalhas. “Estivemos em contato com profissionais de cinema e seriados americanos, como ‘Heroes’, em Los Angeles. Nossos efeitos em ‘Sansão e Dalila’ não vão deixar nada a desejar a nenhum filme”, garante o diretor de teledramaturgia da emissora, Hiran Silveira.

A história começa com Zilá e Manoá – interpretados por Lu Grimaldi e Roberto Frota –, um casal que sempre sofreu porque não podia ter filhos. Até a visita de um anjo, vivido por João Vitti, que anuncia que ela conceberia um menino dotado de uma força incomum, cujo cabelo jamais deveria ser cortado, como uma promessa a Deus. “Essa história é contada na Bíblia com muita riqueza de detalhes. Mas, ainda assim, não era suficiente para sustentar uma trama de 18 capítulos”, explica o autor, Gustavo Reis. Para ele, a maior dificuldade na adaptação foi criar cerca de 30 personagens para dar sustentação a uma das histórias mais conhecidas da Bíblia, com romance, suspense, drama e comédia. “A trajetória de Dalila não é contada na Bíblia. Tive de fazer uma pesquisa do contexto histórico e procurei amalisar o caminho das cortesãs”, acrescenta.

Na Bíblia, Dalila só aparece no final da história de Sansão. Já a minissérie, buscou fazer um paralelo com a trajetória dos dois protagonistas. Ela é uma jovem que vive no Vale de Soreque, povoado filisteu, povo inimigo de Sansão. Sua beleza atrai os olhares dos homens, inclusive do padrasto Rudiju, vivido por Camilo Bevilacqua. Sem o apoio da mãe, Agar, de Nina de Pádua, ela foge de casa e se torna cortesã do príncipe Inários, interpretado por Marcello Escorel.

30 dezembro 2010

Deus, nosso pai


Ó tu, Pai de todos nós, nós nos alegramos porque finalmente te encontramos. Nossas almas estão tranqüilas porque não mais precisamos de nos curvar perante ti como escravos amedrontados, procurando aplacar a tua ira com sacrifícios e autoflagelações. Nós nos chegamos a ti, Deus de amor, como crianças confiantes e felizes. Tu é o único Pai verdadeiro, e toda a delicada e beleza do nosso amor, da mesma forma com a lua reflete o sol, é também reflexo radiante da tua bondade e amor.
Permite que cresçamos espiritualmente, e com o passar dos anos possamos alcançar a plenitude dessa fé. Porque és nosso Pai, que não escondamos de ti os nossos pecados, mas que possamos superá-los com o conforto da tua presença. Sustenta-nos em nossos momentos de tristeza e dá-nos paciência em meio aos mistério não resolvidos que os anos trazem. Revela-nos a grandeza da bondade e do amor que se mostram através das leis inflexíveis deste teu mundo. E através dessa fé faze com que aceitemos alegremente a nossa condição de irmãos de todas as outras criaturas.
Porque a tua vida transborda permanentemente com um sacrifício de Pai amoroso, que possamos aceitar a eterna lei da cruz e nos dar a ti e também a todos os homens. Nós te rendemos graças por Jesus Cristo, cuja vida nos revelou essa fé e essa lei, e nos alegramos que ele tenha se tornado o nosso irmão mais velho. permite que a certeza de que és Pai possa brilhar em nossa vidas com tal beleza que alguns, que ainda se arrastam no limbo do medo, possam colocar-se de pé com filhos livres de deus; e outros que agora vivem como órfãos num mundo vazio, possam estender as mãos para o grande Pai dos nossos espírito e achar-te bem próximo.
Wlalter Rauschenbusch - Orações por um  mundo melhor

Vivendo perigosamente



Uma das dificuldades que cercam aqueles que buscam tornar-se próximo das pessoas é o grande risco de que a aproximação se transforme em decepção acompanhada de tristeza e desânimo. Esse é um risco real e certamente é um dos motivos que faz com que se pense duas vezes antes de escancarar as janelas do próprio coração. Por muito tempo de minha vida, sem que essas ideias houvessem sido elaboradas em minha mente, mantive as janelas do meu coração fechadas para me proteger. Essa estratégia funciona bem, mas descobri que ao me proteger dos riscos dos relacionamentos também fechava as portas para as alegrias de caminhar lado a lado, de ter amigos de jornada.

Desde que decidi mudar me sinto mais exposto em meus relacionamentos. Tenho procurado ser transparente e, na medida do que consigo, sincero em minhas amizades mas percebo que isso funciona como se em meio a um conflito eu depusesse minhas armas, no entanto, sem saber se os outros em minha volta farão o mesmo. Parece uma situação arriscada, e é mesmo. 

Tenho sido machucado mais e com mais freqüência depois disso. Sentimentos de frustração e tristeza por vezes me assolam quando não sou compreendido ou mesmo quando abro mão do meu arsenal e o outro se apossa dele para usar contra mim. Algo realmente doloroso nisso é que o sofrimento capaz de causar os mais próximos e muito maior que aquele provocado pelos mais distantes. Tenho lidado com gente por toda a minha vida adulta, mas não canso de me surpreender com o tanto de desprezo e falta de consideração que pode existir no coração humano.

Já ouvi juras de amor fraternal e promessas de lealdade indissolúvel; já vi expressões de apoio, recebi abraços fervorosos e senti afagos de encorajamento. Tudo isso passa! Quem está perto hoje pode virar as costas amanhã; quem se assenta à sua mesa para ouvi-lo pela manhã à tarde pode simplesmente desprezá-lo sem nada avisar. Já aconteceu comigo e pode acontecer com qualquer pessoa que decidir se aproximar das outras pessoas. Mas esse não é um texto apenas de desabafo e lamento. Escrevo para tentar descobrir como Jesus lidou com essa questão e assim aliviar minhas próprias dores

A primeira coisa que percebo é que Jesus correu o risco. Ele não fugiu das pessoa por causa da grande possibilidade de frustração que os relacionamentos trazem consigo. Ele aceitou convites para estar com as pessoas, recebeu pessoas em sua casa, encontrou-se com elas em meio à rua, foi a jantares, casamentos, e banquetes.

Então essa é a minha primeira decisão para 2011: não vou desistir de me aproximar das pessoas. Vou continuar tentando ir ao encontro e me deixar encontrar, perdoar e ser perdoado, compreender e me fazer compreendido, amar e ser amado. Não estou decidindo jogar pérolas aos porcos e mendigar amizade; estou dizendo que não abrirei mão de correr o risco de ser o próximo daqueles que Deus colocar em meu caminho.

Outra coisa que percebo em Jesus é que embora ele amasse com profundidade as pessoas em sua volta ele não permitia que as atitudes delas pautassem suas emoções: a incredulidade dos apóstolos não o tornou descrente; a traição do distante Judas não o tornou amargo; a traição do amigo Pedro não o fez traidor nem o encheu de autocompaixão, o abandono dos amigos que o acompanharam durante os tempos áureos de ministério não  tornou indignado ou decepcionado. Parece que Ele tinha outras fontes para suprir seu tanque emocional e isso o tornava uma pessoa capaz de agir com graça em vem de reagir em busca de justiça para a injúria. Das palavras ditas na cruz: "Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que fazem" brotam um frescor e uma leveza de alma que infelizmente raramente tenho experimentado, mas que quero que faça parte de minha vida.

Agora já é tarde. Então vou parar por aqui. Mas quero voltar a pensar e escrever sobre o assunto. Um dos pontos de minha investigação será tentar descobrir o que fazia de Jesus alguém sábio em seus relacionamentos. Não vou desistir, porque essa é uma questão de "vida ou morte" relacional para mim.

28 dezembro 2010

Mais que vencedores


35  Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou  perseguição, ou  fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? 36  Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro". ?

37  Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38  Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, 39  nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Rom 8:35-39

1.  O que significa ser mais que vencedor?

Ser vencedor é participar de uma luta e sair vitorioso porque é superior ao adversário, é mais forte, mais habilidoso, mais inteligente, mais qualquer coisa que seja o critério da disputa. Ser vencedor é esforçar-se e receber o prêmio do seu esforço.

Ser mais que vencedor é diferente: você não é mais forte, não é mais habilidoso, nem mais inteligente ou mais gente boa. No entanto, o prêmio da vitória é entregue em suas mãos. Ser mais que vencedor é receber um prêmio pelo qual você não fez por merecer.

Ora, isso não é justo! É, não é mesmo mesmo! Isso é Graça, favor imerecido.