26 fevereiro 2011

Oliveiras e Videiras


Estamos unidos com o Senhor

(13) Como vocês sabem Deus me nomeou como um mensageiro especial para vocês, os gentios. Eu dou muita ênfase a isso e lembro aos judeus este fato tantas vezes quantas posso, (14) para que, se possível, eu os faça desejar aquilo que vocês, os gentios, têm, e deste modo possa salvar alguns deles. (15) E como é maravilhoso quando eles se tornam cristãos! Quando Deus lhes voltou às costas, isto significou que Ele Se voltava para o resto do mundo a fim de oferecer sua salvação; e agora é ainda mais maravilhoso quando os judeus vão a Cristo. Será como gente morta voltando à vida novamente. (16) Visto como Abraão e os profetas são o povo de Deus, seus filhos também o serão. Se as raízes da árvore são santas, também os ramos serão santos. (17) No entanto, alguns desses ramos da árvore de Abraão, isto é, alguns dos judeus, foram quebrados. E vocês, os gentios, que eram ramos, por assim dizer, duma oliveira brava, foram enxertados. Assim, agora vocês também recebem a bênção que Deus prometeu a Abraão e a seus filhos, participando do rico nutrimento de Deus à sua oliveira particular. (18) É preciso, porém, que você tome cuidado para não se gabar por aí de ter sido posto no lugar dos ramos que foram quebrados. Lembre-se de que você só é importante porque agora é uma parte da árvore de Deus; você é apenas ramo, e não raiz. Rom 11:13-18 VIVA
  • Nós – Gentios – somos oliveiras bravas (normalmente não cultivadas) enxertadas na oliveira mansa (cultivada); 
  • Nossa união com o Senhor não era desde sempre, mas se deu mediante a iniciativa dele de nos transportar – ele nos tirou do meio do mato onde crescíamos por conta própria e produzíamos olivas bravas e nos levou para uma plantação cultivada de olivas mansas. 
  • Nós não estávamos unidos com o Senhor antes, mas passamos a essa condição mediante esta ação providencial de Deus de nos enxertar em sua oliveira particular. 
  • No entanto, se tem aqui algum ténico agrícola ele está confuso com essa ilustração de Paulo, porque um galho de oliveira brava enxertada em oliveira mansa continuaria produzindo olivas bravas. 
  • Então o que Paulo parece dizer é que nossa união com Ele é mais que um mero enxerto. Além de nos enxertar e nos fazer participar da seiva de sua oliveira particular, isto é, nos tornar herdeiros das promessas de vida que ele fez a Abraão, Deus faz um transformação em nós: Ele muda nossa natureza para que possamos produzir o bom fruto que ele deseja ver em nós. O galho de oliveira brava é transformado em oliveira mansa. O pecador é mudado em santo. O inimigo é feito Filho de Deus. 
  • Mediante sua confiança em Jesus, você foi unido ao Senhor dessa maneira: enxertado e transformado. 

Como estamos unidos com o Senhor

(1) Jesus disse: —Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. (2) Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda. (3) Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. (4) Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo. (5) —Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. (6) Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. (7) Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. (8) E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos. (9) Assim como o meu Pai me ama, eu amo vocês; portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês.  Joã 15:1-9 NTLH
  • Não estamos colados. Os ramos estão ligados ao tronco por fora e por dentro. Então, sua unidade com Cristo não é uma mera aproximação. Você é parte da videira. O seu DNA é o mesmo da videira. 
  • Os ramos estão verdinhos e vivos, mas a vida que eles têm não é produzida por eles. Eles recebem essa vida do tronco da videira. Enquanto eles permanecerem ligados intimamente à videira terá. 
  • Se você permanecer ligado à videira, a vida continuará fluindo por você até produzir os frutos que são típicos da videira. 
  • Você não deve se preocupe em produzir os frutos certos porque os ramos da videira só têm duas possibilidades: não produzir nada ou produzir uvas. Mas você deve se deixar limpar pela Palavra para que seus frutos sejam abundantes e saborosos; 
  • Se você estiver ligado, unido a Deus mediante sua confiança em Jesus, o Espírito de Deus habita em você e alimentará você com Sua seiva para que você produza o fruto do Espírito. 
  • Se você não se sente unido ao Senhor, duas coisas podem estar acontecendo: (1) ou você é um galho de outra árvore, apenas encostado na videira; (2) ou você é um galho da videira que precisa ser limpo para produzir frutos e assim se sentir unido com o Senhor. 

Qual o fruto da unidade com o Senhor

(18) Quando vocês forem guiados pelo Espírito Santo, não precisarão mais obrigar-se a obedecer às leis judaicas. (19) Entretanto, quando vocês seguirem suas próprias inclinações erradas, suas vidas produzirão os seguintes maus resultados: pensamentos impuros; ansiedade pelo prazer carnal; (20) idolatria, feitiçaria, (isto é, incentivo à atividade dos demônios); ódio e luta; ciúme e ira; esforço constante para conseguir o melhor para si próprio; queixas e críticas; o sentimento de que todo mundo esta errado, menos aqueles que são do seu próprio grupinho; e haverá falsa doutrina, (21) inveja, assassinato, embriaguez, divisões ferozes e toda essa espécie de coisas. Vou dizer-lhes novamente como já o fiz antes, que todo aquele que levar esse tipo de vida não herdará o reino de Deus. (22) Mas quando o Espírito Santo controlar as nossas vidas, Ele produzirá em nós esta espécie de fruto: amor, alegria, paz, paciência, bondade, retidão, fidelidade, (23) mansidão e domínio próprio; e aqui não há conflito algum com as leis judaicas. (24) Aqueles que pertencem a Cristo pregaram seus maus desejos naturais na sua cruz e os crucificaram ali. (25) Se agora, estamos vivendo pelo poder do Espírito Santo, sigamos a liderança do Espírito Santo em todos os aspectos da nossa vida.  Gál 5:18-25 VIVA
  • Sua natureza pecaminosa (o fato de originalmente você ser uma oliveira brava) só é capaz de produzir as obras que lhe são próprias; mas, em Jesus, Deus mudou seu DNA. Você foi unido a Ele. 
  • Agora que você foi enxertado e transformado, você está pronto para produzir o fruto do Espírito, que é o selo de garantia dessa transformação que Deus fez. 
  • Não se trata de contabilidade de boas obras, nem de lista de serviços eclesiásticos (ainda que fazer o bem e servir às pessoas sejam efeitos colaterais), mas de mudanças na forma de se relacionar com consigo mesmo e com as pessoas. 
  • A produção abundante desse fruto (essa mudança na forma de nos relacionarmos) depende de permitirmos ao Espírito que use as palavras de Cristo para nos limpar permanentemente para que a nova natureza que Deus nos deu se apresente plenamente. 

A Unidade abrange o ser inteiro

(9) Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, (10) nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. (11) Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus. (12) "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine. (13) "Os alimentos foram feitos para o estômago e o estômago para os alimentos", mas Deus destruirá ambos. O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. (14) Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará. (15) Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De modo nenhum! (16) Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois, como está escrito: "Os dois serão uma só carne". (17) Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. (18) Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. (19) Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? (20) Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.  1Co 6:9-20 NVI 
  • O Reino de Deus é uma herança para os seus filhos. Não se compra, não se vende, não se conquista, é recebido pelos filhos. Os Filhos de Deus se parecem com Ele, têm a natureza de Deus e vivem a vida conforme essa natureza. 
  • Os irmãos de Corínto já haviam vivido suas vidas fora da condição de filhos, mas agora, como filhos eles deveriam adotar uma nova forma de pensar e viver coerente com essa nova condição. 
  • Tudo é permitido... Os alimentos forma feitos para o estômago... 
  • Ao sermos unidos ao Senhor, não apenas o espírito foi unido, mas também o corpo e alma. Isto é, sua unidade espiritual com Deus elevou também seu corpo e sua alma a uma nova condição: seu corpo é tratado com Templo do Espírito e você desafiado a ter a Mente de Cristo. O corpo é para o Senhor! 
  • Não é pra separar. A unidade com o Senhor abrange tudo e portanto somos chamados a adotar um novo modo de vida coerente com nossa nova condição.

Nenhum comentário: