13 janeiro 2006

Memória Curta

Josué 4:1-7

O ser humano, de uma forma geral, tem memória curta. Mesmo aqueles que parecem lembrar-se quase tudo estão sujeitos a serem pegos no contrapé da memória.

No Brasil essa dificuldade natural é explorada por muitos políticos e governantes. Eles prometem mundos e fundos na esperança de que eles e suas promessas serão esquecidos até a próxima eleição.

Há também aqueles que se aproveitam da desculpa do esquecimento e se fazem de esquecidos para evitar pessoas e situações.


DEUS CONHECE NOSSA TENDÊNCIA DE ESQUECER

O Senhor sabe sobre nossa limitação em manter o passado na memória. Como é comum sermos abençoados pelo Senhor na caminhada da vida e, na primeira topada, apenas alguns passos depois da bênção recebida, esquecermos daquilo que Ele fez por nós.

DOIS GRANDES MEMORIAIS

Páscoa – Êxodo 12
Ceia – Lucas 22: 7-20

Alguém pode acha razoável que seja necessário ser lembrado de pequenos feitos ou acontecimentos corriqueiros, mas será que alguém esqueceria algo tão impressionante como a libertação do povo de Israel do Egito? Não é um despropósito pensar que alguém poderia esquecer de algo tão poderoso e surpreendente quanto o sacrifício de Jesus, ao se entregar por mim e por você, ao morrer na cruz do calvário? No entanto, o Deus criador dos céus e da terra institui um memorial para cada um desses eventos.

MEMORIAL DO JORDÃO

No texto que lemos, Josué é orientado por Deus a instituir um memorial para lembrar às gerações futuras os feitos do Senhor na travessia do rio Jordão.

CARACTERÍSTICAS DOS MEMORIAIS

Relacionado com a experiência vivida
Visível e palpável
Tinha significado
Deverá ser explicado par outros

Como anda sua memória sobre os feitos do Senhor em sua vida? Você é daqueles que na primeira topada se esquece dos livramentos, da Graça, da salvação, do cuidado e da misericórdia do Senhor?

Estabeleça memoriais! Use músicas, fotos, cartas, objetos ou qualquer outra coisa que possa lembrar-lhe dos feitos maravilhosos do Senhor em sua vida. Memoriais não são promessas para se obter bênção, mas sim lembranças das bênçãos recebidas.

Firme hoje um pacto de lembrança daquilo que Ele irá fazer por você e em você a partir de agora.

Salmo 103

Nenhum comentário: