13 fevereiro 2006

Livre-se da Solidão

Por Aristarco Coelho

Quem poderia dizer que nunca se sentiu só?

Pelo menos uma vez na vida todos nós passamos por aquela sensação de abandono, quando não conseguimos perceber ninguém ao nosso redor.

Em alguns momentos a solidão nos invade a alma porque nós mesmos quebramos as conexões com as pessoas. Isso acontece devagar. Vamos nos afastando do convívio com a família, das reuniões com os amigos e por fim nos isolamos em um mundo bem pequeno e distante dos outros.

Mas não é preciso estar sozinho para sentir-se só. A solidão do século XXI é uma solidão acompanhada, cheia de gente ao nosso lado. Sentir-se só no meio da multidão é uma experiência cada vez mais comum.

Há outras situações em que até tentamos nos aproximar das pessoas, mas somos descartados, jogados em um canto da memória até por aqueles a quem amamos. É aí que as interrogações invadem a mente, o coração fica apertado e nos perguntamos até sobre qual o valor de nossas vidas.

Há um texto na Bíblia que oferece uma nova perspectiva para quem tem experimentado solidão.

Quando falava para os seus discípulos há mais de 2000 anos, Jesus lhes deu uma garantia que pode ser estendida para qualquer pessoa ainda hoje. Ele disse “(...) estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20).

Jesus nunca usou de mentiras ao falar sobre qualquer coisa, ao contrário, falava a verdade e dizia ser a própria verdade. Se Ele disse que estaria conosco, podemos realmente contar com sua companhia. Ele não nos abandona, nem mesmo quando nos sentimos merecedores desse abandono.

Mas como você poderia ter certeza disso?

Na verdade Ele já provou estar comprometido até a morte com a sua vida. Sem que merecesse, Ele sofreu a penalidade que estava reservada para você, inclusive a solidão. Ao ser crucificado ele bradou “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste” (Mateus 27:46). Ali ele sentiu toda a solidão que era possível a um homem. Ele passou por isso para que você não precise sentir-se só.

Busque a companhia daquele que sabe o que é sentir-se só, por isso não o abandona. Encontre o sentido da vida junto daquele que sempre está ao seu lado: JESUS! Creia na presença dele com você agora! Peça a Ele agora mesmo conforto para a sua alma. Você pode viver livre da solidão.

Um comentário:

Lídia disse...

Pai, muito bom!! Excelente o texto!
por incrível que pareça (já que solidão nunca foi muito meu problema) tocou muito meu coração...
Continue com o blog.. tah ficando muito legal!!
bjo
;))