03 agosto 2008

Heróis da Fé - Noé

Introdução

Em tempos antigos os heróis tinham suas histórias contadas e recontadas por aqueles que se sentiam tocados por seus feitos; fossem verdadeiras ou não, essas histórias comunicavam as crenças, os valores e forma de pensar de seu tempo. Na literatura universal, os gregos foram de longe os especialistas em contar as histórias de seus heróis: Hércules e seus 12 trabalhos, Aquiles e seu calcanhar, Teseu e o minotauro, Heitor – o guerreiro de Tróia e Jasão – capitão do navio Argos.

As histórias em quadrinhos sempre foram um reduto dos heróis. Em seguida, eles pularam para a telinha e ganharam vida em produções milionárias na pele de atores famosos.

Mais recentemente um seriado de TV tem feito grande sucesso explorando o nosso desejo de também sermos heróis. Em Heroes, pessoas comuns descobrem que possuem habilidades especiais e por vezes se vêem impulsionadas a usar essas habilidades em prol de outras pessoas, tornando-se assim heróis anônimos.

A humanidade precisa de heróis! Essa é uma constatação fácil de fazer porque basta olhar para nossa cultura e ver que os heróis são parte permanente do nosso jeito de viver. Gostamos dos heróis porque eles nos inspiram com seus atos de bravura. Eles são dignos de ser imitados.

Hoje estamos iniciando uma série de pregações cujo tema são os heróis da fé. A Bíblia está repleta de heróis da fé e falar sobre todos eles, com certeza, resultaria em vários anos de pregação. Nessa série vamos refletir sobre a vida de alguns dos fundadores da fé: Noé, Abraão, Isac, Jacó e José.

Esses homens fazem parte de qualquer galeria de honra que alguém se proponha a fazer com personagens bíblicos. É impossível não citá-los porque eles foram os precursores do relacionamento com Deus.

Os heróis da bíblia não são apenas boas ilustrações. Eles foram gente de carne e osso que passou pela dura realidade da vida e suas histórias fazem parte do legado de fé que recebemos das gerações passadas.
Quem foi Noé

Noé foi o último dos dez patriarcas bíblicos que viveram antes do dilúvio. Ele era filho de Lamec e pai de Cão, Sem e Jafé. Noé viveu em um tempo em que era comum a grande longevidade. Para nós é quase inacreditável que alguém possa viver 500, 600 ou até 900 anos, como chegaram a viver as gerações antes do dilúvio, mas é preciso lembrar que as condições favoráveis à vida longa, existentes naquele tempo, são desconhecidas hoje.

Os dias de Noé também eram dias de grande indiferença para com Deus. Um tempo em que ninguém se importava com o bem, mas em que todos se inclinavam o tempo todo para o mal.

5 Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. (Gen 6:5)

Não se pode afirmar com certeza o significado do nome Noé, (noµah) através da sua etimologia e muitos comentaristas relacionam o nome com a raiz, ‘descansar’. O pai de Noé deixa bem claro que o sentido do nome está ligado à idéia de consolo e repouso:

28 Lameque viveu cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho, 29 a quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, os quais provêm da terra que o Senhor amaldiçoou. (Gen 5:28-29)

Noé é mencionado em nove livros da bíblia (Gênesis, 1 Crônicas, Isaías, Ezequiel, Mateus, Lucas, Hebreus, 1 e 2 Pedro). As duas vezes em que são feitas referências a Noé nos evangelhos é o próprio Jesus quem fala dele fazendo referência ao estado de completa indiferença em relação a Deus que havia nos dia de Noé e comparando que no tempo da volta de Cristo será semelhante.

Noé é o personagem principal da história bíblica a respeito do dilúvio (que é contado também por outras culturas como os sumérios). Sua história completa está narrada em Gênesis 5-10.

Noé, um herói da fé

O que faz de alguém um herói da fé? Será que Noé era feito de algum material especial, usado para se fazer heróis, ou ele pode se considerado uma pessoa comum como eu e você? Será que nós também podemos ser heróis da fé?

Sinceramente hoje e nos próximos domingos espero que você se sinta mais próximo dos heróis da fé. Desejo que perceba que os heróis da fé são gente comum. Oro para que o Espírito de Deus faça de você um herói da fé em nossos dias.

Graça

Uma das primeiras coisas que são ditas a respeito de Noé é que ele foi alcançado pela graça de Deus.

8 Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. Gen 6:8

É impressionante e maravilhoso que o Espírito tenha conduzido o escritor a registrar dessa maneira: primeiro falar daquilo que Deus fez na vida de Noé, depois ele começar a falar da vida e do procedimento de Noé. É nessa ordem que os heróis da fé são formados: primeiro são alcançados pela graça de Deus, depois vivem suas vidas à luz desse favor de Deus.

Nós não devemos nos deixar enganar. O amor de Deus não nos alcança por causa daquilo que fazemos para Ele; por outro lado o nosso fazer deve sempre ser uma resposta a esse amor que nos alcançou.

Heróis da fé não servem em ministério na igreja para que Deus goste mais deles; servimos exatamente porque descobrimos o amor de Deus por nós revelado através da morte de Cristo.

Heróis da fé não ajudam pessoas necessitadas porque assim vão marcar mais pontos com Deus; procuramos ajudar porque já encontramos em Deus as respostas para nossas próprias necessidades.

Heróis da fé não tentam fazer as coisas certas simplesmente por causo do medo que têm do castigo de Deus; fazemos as coisas certas porque queremos alegrar o coração Daquele que nos amou completamente antes mesmos de nós desejarmos fazer algo certo.

Heróis da fé não são acusadores dos pecados dos outros; somos cheios de misericórdia para com as outras pessoas porque sabemos muito bem que não somos muito diferentes dos outros pecadores, senão pela graça de Deus que nos alcançou.

Heróis da fé não se consideram capazes e auto-suficientes; nós sabemos que fomos capacitados por Deus para viver uma vida bonita e que a nossa suficiência não está em nós, mas em Cristo e no poder que se revela quando a vida dele é aplicada à nossa.

Os heróis da fé não precisam mais procurar por alguém que os ame incondicionalmente, porque eles foram alcançados pela Graça de Deus.

Há milênios atrás ele encontrou Noé, o filho de Lameque. Hoje Ele continua em busca de novos heróis. Você se sente chamado por Ele? Então pare de fugir e diga sim! Pare de arranjar desculpas esfarrapadas e aceite a oferta de amor que Deus que lhe dar. O Senhor que fazer de você um herói da fé.

Frutos Graça

Depois de alcançados pela graça de Deus os heróis da fé não se tornam relaxados e displicentes. Não é bom confundir a segurança de que somos amados incondicionalmente pelo Senhor com o desleixo daqueles que não estão “nem aí” para Deus. A segurança do amor de Deus por nós não pode produzir acomodação a um modo de viver que Deus apresenta como prejudicial para nós e agressivo à santidade Dele.

São pelo menos três os frutos da graça de Deus na vida do herói da fé chamado Noé. Preste atenção agora, porque o Senhor quer produzir esses frutos também em você:

9 Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus. (Gen 6:9)

a) Justo

A palavra hebraica traduzida como justo tsaddéq (קידִצַ H6662)
aparece 206 vezes no antigo testamento hebraico. Algumas vezes ela se refere ao caráter de Deus:

Exo 9:27 Então Faraó mandou chamar Moisés e e Arão, e disse-lhes: Esta vez pequei; o Senhor é justo, mas eu e o meu povo somos a ímpios.

Outras vezes ela é usada para falar uma nação completa:

Gen 20:4 Ora, Abimeleque ainda não se havia chegado a ela: perguntou, pois: Senhor matarás porventura tambem uma nação justa?

No entanto, na maioria das vezes (hebraico, aramaico e fenício), ela usada para falar do relacionamento entre um sacerdote ou um rei e o seu Deus. Essa palavra fala, então, a respeito de lealdade a Deus.

É assim que são os heróis da fé: leais. Os heróis da fé são leais aos princípios de vida que Deus considera importantes. Eles agem assim motivados pelo compromisso que têm com o próprio Deus.

Os heróis da fé não são leais a Deus porque eles estejam comprometidos com o pastor ou outro líder da igreja; mas porque eles estão comprometidos com Deus;

Os heróis da fé não são leais a Deus apenas quando todos acham legal ter uma fé e participar de uma igreja; eles são leais a qualquer hora, a qualquer tempo, diante de qualquer circunstância;

Os heróis da fé não são leais a Deus pelo que Ele vai fazer; eles são leais por causa daquilo que Deus já fez através da sua graça. A primeira lealdade é fugaz, a segunda e duradoura.

Noé foi leal a Deus. A lealdade de Noé pode ser vista na perseverança daquele homem em obedecer ao Senhor mesmo em uma situação adversa e difícil de compreender.

22 Assim fez Noé; segundo tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez. (Gen 6:22)

5 E Noé fez segundo tudo o que o Senhor lhe ordenara. (Gen 7:5)

Noé foi obediente a Deus. Foi assim que ele demonstrou sua lealdade. É importante lembrarmos que o escritor da carta aos Hebreus diz que foi assim também com Cristo.

7 Cristo, enquanto ainda estava na Terra, numa agonia de alma, apresentou orações e súplicas a Deus, que o poderia ter livrado daquela morte. E Deus ouviu-o, atendendo à sua submissão. 8 Vemos portanto que Jesus, ainda que sendo o Filho, ele próprio experimentou o que era a obediência por aquilo que padeceu. 9 E foi assim que ficou perfeito o que ele cumpriu e que oferece a salvação eterna àqueles que lhe obedecem. (Heb 5:7-9 - OL)

Como anda sua lealdade ao Senhor? Você tem prestado atenção àquilo que o Pai considera importante? Você tem procurado viver de acordo com os ensinamentos de Cristo? Ou será que você perdeu o desejo de obedecer? Os heróis da fé do séc. XXI também precisam aprender a obediência como expressão de lealdade ao Senhor. Você é um deles, meu irmão!

Aqui quero deixar um conselho, que na verdade não é meu: Não acumule conhecimento bíblico como uma forma de fugir da obediência àquilo que você já sabe. Ao invés disso, persevere para por em prática o que você já sabe do evangelho de Cristo.

1 Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos um juízo mais severo. (Tg 3:1)

b) Perfeito

A palavra hebraica traduzida aqui como perfeito tamém (םימִתָ , H8549 aparece 91 vezes nas escrituras e está quase sempre ligada ao conceito de inteireza ou completude. Quando aponta geração fala do relacionamento de Noé com as pessoas de seu tempo.

Se “justo” tinha a ver com o relacionamento de Noé com Deus, perfeito tem a ver com a maneira como ele se relacionava com as outras pessoas. Noé gozava de boa reputação entre os seus. Outra tradução diz que ele era “honrado entre sua gente”

Esse é um princípio de Deus. Uma coisa não pode estar desligada da outra. Ninguém se torna um herói da fé trancado a vida toda dentro de um quarto orando e jejuando. Ora e jejuar e bom e agradável a Deus, mas não é suficiente para forja um herói da fé; é preciso meter o pé na estrada da vida.

Os heróis da fé não fogem da realidade, eles não se escondem atrás de sua fé; ele usam sua fé para enfrentar a realidade.

Os heróis da fé não fogem das pessoas. Eles não usam desculpas esfarrapadas para permanecerem distantes do ser humano criado e amado por Deus; eles se aproximam das pessoas sabendo dos riscos que isso significam.

Os heróis da fé são humanos. Eles não pedem desculpa por causa de sua humanidade nem ficam indignados pela humanidade dos outros; eles entregam sua humanidade nas mãos do Pai.

O que diriam aqueles que estão perto de você sobre a inteireza de seu caráter? O que dizem os colegas de trabalho, companheiros de profissão e vizinhos de condomínio sobre você? Você é honrado entre sua gente? O que diria o Espírito de Deus sobre você e seu relacionamento com as pessoas?

O Senhor deseja que seja assim! Ele está disposto fazer isso em sua vida, sua vida, meu irmão. Você pode ser um herói da fé do séc. XXI!

c) Andava com Deus

Para terminar, as Escrituras falam que Noé “andava com Deus”. É uma espécie de conclusão de tudo que se disse até agora desse home de Deus.

Essa expressão “andava com Deus” não foi usada a primeira vez na Bíblia em relação à Noé. Antes fora dito a mesma coisa a respeito do bisavô de Noé, um sujeito chamado Enoque.

24 Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou. (Gen 5:24 )

Enoque, o bisavô de Moisés, é quase sempre usado como um exemplo de grande espiritualidade. Muitos já desejam o mesmo que aconteceu com Enoque: andarem tão perto de Deus que o tomo para Si. Isso é que tremendo! Isso é que é sublime! Isso é que é espiritualidade profunda!

Realmente é algo muito especial. Mas Noé também andou com Deus, no entanto Deus não o tomou para si.

O heróis da fé são chamados para viver suas vidas com toda a intensidade, enfrentando todos desafios até que chegue o tempo de estar com o Senhor. Sem escapismo.

Depois de ter escutado as palavras do Senhor sobre a arca e sobre os animais e sobre a chuva, ao ver o grande desafio que tinha pela frente, Noé poderia ter dito assim:

Sabe, Senhor. O Senhor lembra do meu bisavô? Isso mesmo, Enoque. Senhor, ele ganhou aí do Senhor uma passagem com embarque imediato sem escalas, né? Não dava pra arranjar uma dessas pra mim também?!

As dificuldades eram imensas. Noé não tinha experiência na construção de barcos, a madeira não era fácil de ser encontrada ou transportada e os instrumentos de trabalho não eram lá muito apropriados. No entanto, Noé não fugiu da raia.

Os heróis da fé querem andar com Deus, mas não é para escapar desse mundo, não. Os heróis da fé andam com Deus para fazer diferença neste mundo mesmo.

Talvez você esteja olhando os desafios que estão à sua frente e a vontade é de pedir ao Senhor uma daquelas passagens que Enoque recebeu. Você busca o Senhor, mas é sabe que é uma fuga das coisas que você precisa enfrentar todos dias.

Você precisa se lembrar que o Senhor está com você! Ele será o arquiteto da sua vida. Ele a construirá junto com você. Não desista do projeto que Ele pôs em sua frente. Não vire as costas para os empreendimentos que Ele entregou em suas mãos. Enfrente os desafios com fé e confiança no Pai.

O seu desafio não pode ser maior que a construção de um barco no meio de um deserto com os vizinhos fazendo pouco caso e dizendo que você está caducando. E ainda que seja maior, o Senhor está com você e o ajudará a enfrentar cada momento difícil que está pela frente.

Conclusão

O Senhor nos convida a ser um herói da fé hoje. O Senhor que alcançá-lo com sua graça. Você sente que Ele quer fazer de você um herói da fé. Você tem resistido ao chamado de Deus, mas hoje que entregar-se a si mesmo nos braços do Pai. Faça como Moisés: obedeça ao chamado do Pai. Entregue hoje o controle de sua vida a Jesus Cristo e decida viver uma emocionante jornada na companhia de Deus.
Postar um comentário