11 setembro 2010

Expectativas da Comunidade


57 Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores.58 Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. 59 A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. 60 Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus. 61 Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa. 62 Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus. Individualismo Luc 9:57-62

Permite-me ir primeiro sepultar meu pai...
Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos...

Interpretação 1: o pai acabara de morrer e o homem estava pedindo para permanecer enquanto as cerimônias fúnebres terminavam

Interpretação 2: o pai ainda era vivo e as tradições da sua comunidade geravam a expectativa de que um filho deveria permanecer ao lado de seu pai até a sua morte.


Expressões da cultura do oriente médio

·       Você não vai sepultar primeiro seu pai? Perguntou uma pessoa a outra em uma conversa sobre mudar-se para outro país.

·       Você quer me enterrar? Perguntou um pai a um filho que agia de forma rebelde e independente. (você quer apressar a minha morte para ver-se livre da minha autoridade?).

·       Você me sepultará! Afirmação deu uma pessoa mais velha, fazendo um cumprimento a uma pessoa mais nova. (você cuidará de mim na minha velhice!).

− A minha comunidade me faz certas exigências que tenho de cumprir. É claro que o Senhor entende isso, né?
− Entendo, mas sua vida não pode ser dedicada a isso. Essas exigências não são compatíveis com ser meu discípulo.

O século XXI também tem suas exigências e expectativas. São muitas e em sua grande maioria também são incompatíveis com o seguir a Cristo.

Quando Jesus nos chama para segui-Lo ele está claramente afirmando: as expectativas do seu tempo não podem se sobrepor as esperanças do Reino. Não dedique sua vida para atender essas expectativas. Concentre-se na esperanças do Reino.

Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.

Um contraponto entre as expectativas desse século e as esperanças do Reino.

1.           Individualismo
A sociedade nos encoraja a não depender de ninguém para vivermos nossas vidas. É cada um por si, em busca de se dar bem e ficar melhor que o outro.

A esperança do Reino é que, com a ajuda de Cristo, viveremos como um corpo. Somos membros uns dos outros. Quando um sofre, os outros sofrem junto; quando um se alegra, o os outros também ficam alegres.

(3) Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.
(4) Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, (5) assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Rom 12:3-5

No corpo não há lugar para individualismo, porque nenhum membro tem tudo o que precisa, ao contrário, depende de muitos outros para fazer a sua parte.

2.           Dualismo
A sociedade espera que nós separemos a alma do corpo, o espiritual do material. Colocar o espiritual no andar de cima e o material no andar de baixo é o primeiro passo para tratar a criação física de Deus (corpo e natureza) com desprezo.

·        Por causa disso, o corpo humano é usado e abusado sem que se pense na responsabilidade de prestar contas a Deus.
·        Por causa dessa separação entre espiritual e material, as florestas são destruídas sem que isso seja considerado um crime espiritual.
·        Por causa do dualismo, desfrutar a criação foi dissociado da pessoa do Criador, e transformou-se em exploração, dominação, disperdício, mau uso e destruição.

A esperança do Reino é que a criação de Deus um dia deixará de sofre os desmandos de uma humanidade caída, destrutiva, insana, corrompida e sem amor. Um dia, quando a humanidade for completamente liberta da presença do pecado, a criação de Deus será vista e tratada como uma expressão de quem Ele é. Isso começa em nós, chamados discípulos de Cristo.

Corpo, mente, alma e espírito; florestas, rios, lagos e montanhas; aves, peixes, manadas e rebanhos; planetas, estrelas, cometa e galáxias. Tudo eles aguarda o grande acontecimento: a ressurreição dos filhos de Deus para uma vida nova com Ele.

19 Toda a criação espera com paciência e esperança por aquele dia futuro quando Deus ressuscitará os seus filhos. 20 Isto porque naquele dia todos os espinhos e ervas daninhas, todo o pecado, morte e Corrupção - as coisas que por ordem de Deus dominaram o mundo contra a própria vontade do mundo - tudo desaparecerá, 21 e o mundo ao nosso redor participará da gloriosa liberdade do pecado que os filhos de Deus desfrutam. 22 Sabemos que até mesmo as coisas da natureza, como os animais e as plantas, sofrem na doença e na morte enquanto esperam esse tão grande acontecimento. Rom 8:19-22

Tudo que é existe é expressão da bondade, do amor, da sabedoria, da riqueza, da inteligência, da criatividade e do caráter de um Deus pessoal, santo, perfeito, justo e amoroso. A esperança do Reino é que um dia tudo isso será motivo de louvor a Deus.

3.           Futurismo
A sociedade afirma que o sentido para o presente deve ser buscado exclusivamente no futuro. Mas o futuro não é claro nem está em nossas mãos, por isso uma nuvem de incertezas e dúvidas toma conta do nosso povo, que tenta se proteger de todas as maneiras.

O presente parece algo que não existe porque mal chega e já se foi. O passado é coisa que não se pode mudar. Resta então, para alguns a expectativa no futuro. Poupar para o futuro, guardar para o futuro, investir para o futuro, desejar que venha futuro.

A esperança do Reino é que um dia estaremos sob reinado daquele que é o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim. O Reino de Cristo é a esperança de que toda a sua história será resgatada, porque toda a sua história esteve sendo conduzida por aquele que tem a história em suas mãos: presente passado e futuro.

1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. Joã 1:1-3

Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. Apo 1:8

Eu e você não somos um acidente ocorrido há 20, 30 50 ou 70 anos atrás. No Reino não expectativas messiânicas sobre o futuro, mas a certeza de que Jesus, o Messias de Deus, esteve presente desde a criação, estará conosco todos os dias de nossas vidas, e será o Senhor desse novo Reino, onde nossas histórias pessoais serão descobertas como parte da grande história de Deus.

4.           Alienação do Divino
Nossa sociedade tolera Deus apenas se Ele for relegado às esferas celeste; mas não aceita a presença e intervenção dele em sua vida cotidiana. Assim, temos retirado Deus do dia-a-dia da vida e tentado fazer dele um prisioneiro de lugares, data e rituais.
·       
D Deus é tolerado na capela, mas não é aceito na churrascaria.
·       Deus é tolerado nas missas e nos cultos, mas é banido da economia, da política, da educação e da saúde.
·       Deus é tolerado no domingo de noite, das 6 às 8, mas é rejeitado nas madrugadas, mas manhas, tardes e noites de segunda a sábado, onde a vida realmente acontece.

A esperança do Reino é que a vida toda seja santa. A esperança do Reino é nada fique de fora, nada deixe de ser consagrado, tudo seja considerado como santo. A esperança do Reino é que que a mente de Cristo tome conta da vida de maneira que o Espírito de Deus produza seu o fruto, transformando nossos relacionamentos e tornando a vida cheia de alegria e repleta de significado para todos.

10 Amem-se uns aos outros com afeição fraternal e tenham prazer em honrar uns aos outros. 11 Não sejam nunca preguiçosos no trabalho, porém sirvam fervorosamente ao Senhor. 12 Fiquem alegres com tudo quanto Deus está planejando para vocês. Sejam pacientes na dificuldade e sempre perseverantes na oração. 13 Quando os filhos de Deus estiverem em necessidade, sejam vocês os primeiros a ajudá-los. E criem o hábito de convidar hóspedes para jantar em suas casas; ou, se precisarem passar a noite, dêem-lhes pousada. 14 Se alguém o maltratar porque você é um cristão, não o destrate; ore, sim, para que Deus o abençoe. 15 Quando outros estiverem alegres, alegrem-se com eles. Se estiverem tristes, participem de sua tristeza. 16 Trabalhem juntos com alegria. Não busquem mostrar grandeza. Não procurem cair nas boas graças de gente importante, mas tenham prazer na companhia de gente comum. E não pensem que vocês sabem tudo! 17 Nunca paguem o mal com o mal. Façam as coisas de maneira tal que todos possam ver que vocês são absolutamente honestos. 18 Não contendam com ninguém. Tanto quanto possível, vivam em paz com todos.
19 Queridos amigos, nunca se vinguem. Entreguem tudo a Deus, pois Ele disse que retribuirá àqueles que o merecem. ( Não façam justiça com as próprias mãos ). 20 Ao invés disso, dêem de comer a um inimigo se ele estiver com fome. Se estiver com sede, dêem-lhe alguma coisa para beber e assim vocês estarão "amontoando brasas vivas sobre a cabeça dele". Em outras palavras, ele se sentirá envergonhado de si mesmo por aquilo que tiver feito a vocês. 21 Não deixem que o mal prevaleça, mas triunfem sobre o mal, praticando o bem. Rom 12:10-21

Nenhum comentário: