Hoje é um dia especial!
Vocês estão cercados de amigos e parentes que os amam. Foi por isso que todos nós viemos aqui: porque quem ama se alegra com a alegria do outro.
Em poucos minutos, vocês sairão daqui para começar uma nova etapa da vida, repleta de alegrias e desafios. Todos nós estamos muito felizes por vocês, mas agora, que tal a gente conversar um pouquinho? Vamos tentar esquecer por um momento essa multidão?
O amor que vocês têm um pelo outro não é segredo para ninguém que está aqui. Também temos visto o amor que cada um de vocês tem pelo Senhor, que os salvou.
Amor um pelo outro... Amor a Deus... Como isso é importante! Fico pensando, Amanda, que algumas pessoas podem imaginar que o amor é uma espécie de fórmula mágica! Acho que gostamos das fórmulas mágicas porque elas parecem resolver tudo bem rápido.
Mas, na verdade, todo relacionamento a dois é complexo. Vocês levarão uma vida inteira para tornar o casamento de vocês aquilo que ele deve ser. Por isso, preservem o amor (a Deus e um pelo outro), mas não dêem ouvidos às fórmulas mágicas.
É verdade que não há fórmulas mágicas capazes de garantir o sucesso de um casamento, João Paulo, mas é verdade também que existem nas Escrituras princípios de vida que ajudarão vocês durante a jornada.
Fiquei feliz em ver no convite de vocês um desses princípios: Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. (Psa 127:1)
Grande parte dos casais se esforça para que seu casamento seja bem sucedido (isso é bom!). Mas a maioria não sabe que se o construtor do lar não for o Senhor, o esforço deles será inútil.
Mesmo um excelente pedreiro, João Paulo, não poderá erguer por conta própria um edifício de 30 andares. Ainda que se juntem pedreiros, mestres de obra, engenheiros e arquitetos, não será possível construir um edifício sem um projeto e os recursos necessários.
Todos aqueles profissionais precisarão conhecer o projeto para fundar bem os alicerces, erguer as estruturas, fazer paredes de proteção e cuidar do acabamento com zelo. Além disso, eles precisarão receber recursos materiais e humanos para fazer a obra.
É o construtor da obra quem tem o projeto, Amanda. É o construtor quem providencia os recursos, João Paulo. A obra está sob a responsabilidade Dele.
Se o Senhor não for o construtor do casamento de vocês, o trabalho árduo para construir qualquer coisa será inútil.
É o Senhor quem sabe como é o projeto (cada família é um projeto de Deus: belo e único!). Vocês devem perguntar a Ele. É o Senhor quem providencia os recursos necessários (cada família receberá do Senhor o suficiente). Vocês devem confiar Nele.
Se vocês entregarem seus sonhos nas mãos do Senhor, receberão em troca um novo projeto de vida, infinitamente superior e melhor do que tudo que vocês já pensaram;
Se vocês entregarem aquilo que possuem hoje ao Senhor, Ele providenciará todo o recurso necessário para o resto de suas vidas.
Amanda, muitas mulheres pensam que o que sustenta um casamento é a beleza. Então, com a ajuda de toda a mídia, elas passam a viver em função disso. Mas a verdade é que a beleza não sustenta um casamento.
Muitos casais imaginam que o que dá estrutura para um casamento é o prazer. Então, eles apostam em diversão, fazendo suas vidas girarem em torno disso. Mas a verdade é que o prazer não sustenta um casamento.
O que sustenta o casamento é o amor. Mas qual tipo de amor tem esse poder. Com certeza não é o amor banalizado da TV. Quando o Senhor é construtor, veja o que ele faz: primeiro ele nos dá o projeto, descrevendo como é o tipo de amor capaz de edificar um casamento:
4 O amor é muito paciente e bondoso, nunca é invejoso ou ciumento, nunca é presunçoso nem orgulhoso, 5 nunca é arrogante, nem egoísta, nem tampouco rude. O amor não exige que se faça o que ele quer. Não é irritadiço, nem melindroso. Não guarda o rancor e dificilmente notará o mal que outros lhe fazem. 6 Nunca está satisfeito com a injustiça, mas se alegra, quando a verdade triunfa. 7 Se você amar alguém, será leal para com ele, custe o que custar. Sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele, e sempre se manterá em sua defesa. 1Co 13:4-7
Depois, Ele nos dá a matéria prima de que precisamos: esse tipo de amor, que não temos em nós mesmo.
16 Nós sabemos quanto Deus nos ama porque já sentimos o seu amor e porque cremos nele quando Ele nos diz que nos ama profundamente. Deus é amor, e qualquer um que vive em amor está vivendo em Deus e Deus está vivendo nele. ... 19 Portanto, como se vê, o nosso amor por Ele vem como resultado de nos ter Ele amado primeiro. 1Jn 4:16-19
Amanda e João Paulo... Sem o Construtor, vocês serão tentados a experimentar um amor falsificado. Sem o Construtor, vocês não terão desse amor especial para oferece. O resultado será um desastre. Mas com o Construtor a casa será edificada com tijolos de amor, mediante o trabalho dedicado de cada um de vocês.
O amor não é feito só de promessas. Ele começa com juras de amor, cresce mediante compromissos assumidos e amadurece com o sacrifício de cada dia.
Hoje é dia de assumir compromissos.
VOTOS DO NOIVO
Amanda,
Como seu marido,
Prometo trabalhar
com dignidade,
para prover
o sustento do nosso lar;
Estarei ao seu lado
...Na fartura e na escassez
...Nas alegrias e nas tristezas,
...Na saúde e na doença
Amanda,
você será a única a quem eu...
...amarei,
...honrarei,
...defenderei e sustentarei.
Eu lhe serei fiel...
...de mente,
...de corpo e de alma;
Recebo você, Amanda,
por minha esposa,
por toda a minha vida,
e selo esse compromisso
com esta aliança.
VOTOS DA NOIVA
Como sua esposa,
Prometo fazer de nossa casa,
um lugar de descanso,
Respeitar sua liderança
e alegrá-lo com meu carinho;
Estarei ao seu lado...
...Na fartura e na escassez
...Nas alegrias e nas tristezas,
...Na saúde e na doença
Você será o único a receber...
...o meu amor,
...o meu carinho
...e a minha fidelidade;
Eu lhe serei fiel...
...de mente,
...de corpo e de alma;
Recebo você, João Paulo,
por meu esposo
por toda a minha vida,
e selo esse compromisso
com esta aliança.
Convido todos a ficarem de pé para orarmos ao Senhor pedindo suas bênçãos sobre o novo casal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário