24 novembro 2008

Sê Tu uma Bênção





Mensagem proferida no aniversário da Igreja Batista Alvorada em Eusébio

Estamos falando nesses encontros em ser uma bênção.

Abrimos mão de aguardar, de negociar ou exigir bênçãos de Deus para nos tornamos bênção na vida das pessoas.

Decidimos não mais fugir das pessoas, nem de nós mesmos, mas a nos colocarmos à disposição de Deus para sermos bênção para aqueles que estão próximos de nós.

Descobrimos que Deus deixou registrado nas Escrituras um jeito de ser que nos faz bênção na vida daqueles que nos cercam.

Amor, alegria, paz, paciência, bondade retidão, fidelidade, mansidão e domínio próprios são as partes de um fruto que o Espírito quer produzir em nossas vidas.

• Para amar alguém é preciso primeiro receber amor de Deus;
• Quando nossa confiança está no Senhor, a alegria é real;
• A paz nasce da reconciliação com Deus;
• Quando nossos olhos estão na eternidade somos pacientes;
• Precisamos desejar, esperar e faze o bem aos outros;
• Devemos optar pelo bem em nossas vidas;
• Fidelidade é marca de quem é leal aos pactos que fez;
• A mansidão é abrir mão dos próprios direitos;
• Aquele que domina seus impulsos pode ser bênção para outros.

Introdução

No encontro que entre Deus e Abrão, Deus tomou três iniciativas:

Fez um chamado: sai da tua terra
Fez uma promessa: abençoarei e engradecerei
Fez um desafio: seja uma bênção

Veja que ser bênção a terceira coisa que aparece no texto. Primeiro é há um chamado depois uma promessa, por último tornar-se bênção.

Muitas vezes queremos ir direto para o final, mas é preciso passar pelo caminho completo. É preciso atender ao chamado, depois é preciso crer na promessa e por fim podemos viver o desafio.

Atender ao chamado

Deus fez um chamado para Abrão. Ele deveria deixar sua cidade natal, seus parentes e familiares e ir para um lugar que Deus não disse logo onde era.

Deus queria forma um povo que o amasse. Deus não nos criou para ficarmos longe dele, mas para sermos amigos dele. Por isso, ele chamou Abrão para deixar para trás o jeito de viver da cidade em que ele nasceu.

Harã era uma cidade onde as pessoas não se importavam com Deus. Em Harã, Deus não era honrado. As pessoas de Harã viviam suas vidas sem dar nenhuma atenção a Deus, elas preferiam cuidar dos seus afazeres, correr atrás do pão de cada dia e cumprir suas obrigações religiosas.

Mas Deus queria mais ele queria que as pessoas se aproximassem dele, conhecessem que Ele era e se tornassem seus amigos. Por isso ele chamou Abrão.

Deus hoje está chamando você, meu amigo e você, meu irmão para deixar o modo de viver da sua parentela, deixar de viver a vida sem se importar com Ele, para se tornar um amigo de Deus. Ele quer que você o conheça, que você confie nele.

Assim como ele chamou Abrão, hoje ele chama você.
Quem vai dizer sim e atender ao chamado de Deus?

Crer na promessa

O chamado de Deus para Abrão não veio no vazio. Ele chamou a Abrão e imediatamente depois fez uma promessa: e abençoarei, em engrandecerei.

Deus não chama para humilhar, Deus não chama para destruir, Deus não chama para fazer passar necessidade, Deus não chama para amaldiçoar. Deus chama para abençoar.

Há belo trecho das Escrituras em que o Senhor afirma: eu sei os pensamentos que tenho a respeito de vós e são pensamentos de paz.

Deus quer transformar o seu caráter e mudar a sua vida. Ele não se alegra com a dor que consome a sua alma, Ele não tem prazer no seu sofrimento, Ele não suporta vê-lo vivendo uma vida pequena sem sentido. Deus tem o propósito de tornar você parecido com Cristo Jesus.

Deus fez promessas a Abrão e ele creu. O escritor de Hebreus diz que isso foi o que aproximou Abrão de Deus: Crer na promessa.

Hoje Deus faz a mesma promessa: ele abençoará você, sua vida e sua família. Quem hoje vai dizer sim e crer nas promessas de Deus?

Viver o desafio

O final daquele encontro dentre Deus e Abrão foi um desafio de vida: Sê tu uma bênção! Viva de forma que as pessoas em volta de você sejam abençoadas por suas palavras e atitudes. Vida de forma que aqueles que o cercam recebam a bênção que você receberá de mim.

Ninguém pode ser bênção sem abandonar o modo de vida descomprometido com Deus. Não dá pra viver o desafio de ser bênção se não nos importamos com Deus.

Para viver o desafio de ser bênção na vida das pessoas é preciso crer nas promessas que Deus faz. Não dá pra ser bênção sem antes ser abençoado por Deus.

Você que ser bênção? Você quer viver o desafio?

Eu quero lhe encorajar a dar esse dois passos importantes hoje: Você precisa dizer hoje dois “sins”.

Você precisa dizer sim, eu decido abandonar meu jeito de viver sem compromisso com Deus e passar a viver uma vida de amizade com Deus por meio de Jesus Cristo.

Você precisa dizer sim, eu decido crer nas promessas de Deus e aceito a bênção dele em minha vida. Eu recebo as bênçãos do Pai, através de Cristo Jesus.

Agora você está pronto para ser uma bênção.

7 comentários:

Anonymous disse...

boa noite,sê tu uma benção é uma decisão vc está disposto a abençoar vidas e até abrir mão do seu bem está pra ver vidas e lares restaurados e testemunhar do amor de DEUS em nossas vidas.
e viver tudo isso que postaram. é a mais pura verdade. poistemos que está disposto a fazer o "ide". que DEUS OS ABENÇÕE.
UM ABRAÇO DE SUA IRMÃ EM CRISTO
♥JOSELMA♥

Anonymous disse...

Hoje ao ler esta mensagem na biblia em minha devocional, liguei o computador em casa e pensei, quero saber mais sobre Ser uma benção; então li este texto.Aprendi muito. Hoje vejo que o nosso chamado é seguido de uma responsabilidade: Ser uma benção.Seremos vistos pelo mundo que ainda precisa de Jesus, portanto, temos que abençoadores nesta missão. Obrigada por esta palavra. Um abraço.
Girleide.

ROSÁLIA JÉSSICA disse...

Sê TU UMA BÊNÇÃO...SER DEIXAR SER USADO POR DEUS....EM TODO TEMPO...A QUALQUER HORA OU MOMENTO, OU SITUAÇÃO,NÃO NEGAR -SE EM ABENÇOAR INCONDICIONALMENTE,INDEPENDENTE, DO CANSAÇO,CIRCUSTANCIA...SER UM AGENTE ABENÇOADOR....NÃO NEGAR UMA PALAVRA...MESMO A UM PERSEGUIDOR...Sê TU UMA BÊNÇÃO...

Aristarco disse...

Obrigado pela leitura e pelo comentário, Joselma. Deus a abençoe!

Aristarco disse...

Que legal, Girleide. Realmente o chamado de de Deus para nossas vidas inclui responsabiidades. Um abraço!

Aristarco disse...

Obrigado pela leitura do blog, Rosália! Deus a abençoe!

Unknown disse...

Amei esta mensagem.