01 fevereiro 2009

Que Igreja seremos - Fala e não te cales

Introdução

Há algumas semanas estamos pensamos sobre um grande tema: que igreja seremos? Que igreja seremos daqui a 5 ou 10 anos?

Seremos a igreja que decidirmos ser hoje!
Seremos, como igreja, o resultado daquilo que cada um de nós decidir ser hoje.

Seremos uma igreja que ama, ou uma igreja que rejeita?
Seremos uma igreja que serve, ou uma igreja que apenas é servida?

Meu desejo com essas reflexões é conduzir-nos ao ponto de compreendermos que cada um de nós é igreja e que nossas atitudes pessoais influenciam o tipo de igreja que somos e seremos.

Também tenho aproveitado esse tema para estabelecer uma discussão muito necessária em nossos dias sobre como é a igreja que as Escrituras nos revelam e assim permitir uma espécie de comparação desta Igreja das Escrituras com a igreja em que estamos nos tornando.

Na verdade, tenho pensado em mudar o nome dessa série de estudos para a igreja em estamos nos tornando. Por que as nossas decisões no presente, aquilo que fazemos no agora, estão construindo nossa identidade como igreja.

· Se não nos importamos com o estudo sério das Escrituras, estamos nos tornando uma igreja que não valoriza a Palavra Revelada de Deus;

· Se não damos importância à oração, estamos nos tornando uma igreja que não acredita na ação sobrenatural de Deus.

· Se não consideramos as outras pessoas mais importantes que nós mesmos, estamos nos tornando uma igreja que não reconhece o tipo de amor que Cristo teve pelas pessoas;

· Se a nossa alma não se move com aqueles que estão sofrendo como miseráveis na periferia desta cidade, com o meninos que dormem e vivem nas ruas, estamos nos tornando uma igreja insensível que desconhece a compaixão de Cristo pelas multidões que sofrem;

· Se não nos incomodamos com o planeta destruído e queimado, com o lixo nos vias públicas e os rios poluídos, estamos nos tornando uma igreja sem amor pela criação de Deus.

· Se podemos viver nossas vidas sem nos importarmos com aqueles que sofrem em suas mentes e suas almas com idéias falsas sobre si mesmas e sobre Deus, afundados traumas, tristeza profunda, angústias e amarguras, então estamos nos tornando uma igreja egoísta.

· Se conseguimos conviver, em aparente paz, com os milhares de abortos feitos anualmente nesta cidade, com a agressão aos pequeninos dentre de seus lares, com os recém-nascidos jogados no lixo, com as pequeninas que vendem seus corpos, ainda de criança, na av. beira mar, estamos nos tornando uma igreja sem compromisso com a vida abundante que Cristo veio oferecer.

Meus irmãos, se estamos vivendo dessa maneira, nós precisamos, corajosa e humildemente, admitir que estamos nos tornando uma imitação barata da Igreja que as Escrituras nos revelam.

Ainda que vejamos saída para nossas próprias vidass, ainda que não tenhamos esperança na transformação daqules que andam ao nosso lado, ainda que a igreja, por um tempo pareça algo estranho ao evangelho de Cristo, ainda assim, eu acredito com toda minha alma que o Senhor não fracassará. Um dia Ele apresentará sua Igreja santa, perfeita e imaculada diante do Pai.

No capítulo 6 livro de Apocalipse, o apóstolo João viu um livro, um rolo escrito dos dois lados. Neste rolo estava registrado o final da história como a conhecemos. Qual o final da história? Final de morte, ou final de vida? Como será a igreja? Uma farsa ou o corpo santo de Cristo?

Quando todos lamentavam porque não havia ninguém nos céus e na terra que fosse digno para desatar os lacres do livro e revelar o fim da história da humanidade, eis que surgiu o Cordeiro. O cordeiro de Deus.

1 Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos. 2 Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos? 3 Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele; 4 e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele. 5 Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos. Rev 5:1-5

Ele tem a história em suas mãos. Ele intervirá em nossas vidas permitindo ou mesmo produzindo situações que nos transformaram à imagem dele mesmo: Essa é a minha Esperança.

Falar ou Calar


Em que tipo de igreja estamos nos tornando? Uma igreja que fala a respeito de Jesus e de seu evangelho, ou uma igreja que se cala.

(1) Depois disso Paulo saiu de Atenas e foi para Corinto. (2) Ali, encontrou um judeu chamado Áqüila, natural do Ponto, que havia chegado recentemente da Itália com Priscila, sua mulher, pois Cláudio havia ordenado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo foi vê-los (3) e, uma vez que tinham a mesma profissão, ficou morando e trabalhando com eles, pois eram fabricantes de tendas.

(4) Todos os sábados ele debatia na sinagoga, e convencia judeus e gregos. (5) Depois que Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou exclusivamente à pregação, testemunhando aos judeus que Jesus era o Cristo. (6) Opondo-se eles e lançando maldições, Paulo sacudiu a roupa e lhes disse: "Caia sobre a cabeça de vocês o seu próprio sangue! Estou livre da minha responsabilidade. De agora em diante irei para os gentios".

(7) Então Paulo saiu da sinagoga e foi para a casa de Tício Justo, que era temente a Deus e que morava ao lado da sinagoga. (8) Crispo, chefe da sinagoga, creu no Senhor, ele e toda a sua casa; e dos coríntios que o ouviam, muitos criam e eram batizados. (9) Certa noite o Senhor falou a Paulo em visão: "Não tenha medo, continue falando e não fique calado, (10) pois estou com você, e ninguém vai lhe fazer mal ou feri-lo, porque tenho muita gente nesta cidade". (11) Assim, Paulo ficou ali durante um ano e meio, ensinando-lhes a palavra de Deus. (Act 18:1-11)


Não tenha medo. Fale. Não se cale. Eu estou com você. Ninguém lhe fará mal. Tenho muita gente nesta cidade. Essas foram as palavras de encorajamento dadas a Paulo pelo Senhor. Nós também precisamos dessas palavras hoje.

Não tenha medo

Quando as vozes se levantarem contra Verdade da salvação, da libertação e da vida abundante que há em Cristo, não tenha medo. Não tenha medo quando as portas se fecharem por causa do seu compromisso com Cristo; não tenha medo se xingamentos e desprezo o acompanharem.

Ao anunciar Jesus, Paulo enfrentou oposição e foi amaldiçoado por seus compatriotas, judeus como ele.

Fale

Fale do que Cristo tem feito em sua vida. Fale das mudança que Ele tem feito em você. Fale do sentido que vida tem por causa de Jesus. Fale do socorro que você tem achado nele. Fale da paz que existe para quem confia nele. Fale da vida eterna que está preparada. Fale o que Jesus pensa da vida, da morte, das pessoas, do amor, da natureza, do dinheiro, das autoridades... fale em nome de Jesus. Fale o que ele falaria.

Não se cale

Não se encolha. Não fique omisso quando a verdade ocultada. Não fique quieto quando a vida for ameaçada. Não se cale diante da injustiça e dos mal tratos. Não emudeça diante da agressão gratuita e da prepotência. Não se cale diante dos desmandos omissões. Fale em nome de Jesus. Fale o que ele falaria.

Ele está com você

Cristo está com você enquanto você fala dele para outras pessoas. Ele não o abandonará jamais. Ele dará força e coragem para você falar. Ele o levará aos lugares certos e colocará as palavras certas em sua boca. Foi essa sua promessa aos seus apóstolos.

14 Mas convençam-se de uma vez de que não devem preocupar-se com o que dirão para se defender. 15 Pois eu lhes darei palavras e sabedoria a que nenhum dos seus adversários será capaz de resistir ou contradizer. Lucas 21:14,15

Mat 28:20 ...E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.


Você não poderá contar comigo a todo momento, você não poderá contar com as pessoas que amam você a todo o momento, mas você poderá contar com Jesus em todos os momentos. Ele está com você.

Ninguém lhe fará mal

Nada acontecerá com você que não tenha sido permitido por Deus. Certa vez Jesus disse o seguinte:

26 “Mas não tenham medo daqueles que ameaçam vocês. Porque está chegando à hora em que a verdade será revelada: os golpes secretos deles se tornarão informação pública”. 27 “O que Eu lhes digo agora enquanto está escuro, gritem ao vento quando amanhecer. O que Eu cochicho nos seus ouvidos, proclamem em público! ” 28 “Não tenham medo daqueles que só podem matar o seu corpo - mas não podem tocar na alma de vocês! Temam apenas a Deus, que pode destruir no inferno a alma e o corpo juntos”. Mat 10:26-28

O Senhor tem muita gente nesta cidade

Ainda há muitos que ouvirão o evangelho de Cristo o aceitarão o filho de Deus como seu Senhor e Salvador. Ainda há muitos que se tornarão nossos irmãos em Cristo e terão seu pecados perdoados por Cristo Jesus, terão suas vestes lavadas pelo sangue do Cordeiro, aquele que é digno de abrir o selos.

Ainda há muitas pessoas na cidade de Fortaleza que invocarão o nome do Senhor e serão salvas.

Rom 10:14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue (anuncie)?

Conclusão

Em que tipo de igreja estamos nos tornando: uma igreja que fala ou uma igreja que se cala?

Que tipo de discípulos somos nós: discípulos mudos ou discípulos que anunciam o evangelho de Cristo.

Aquele que é digno de abri os selos...
Aquele que prometeu ficar ao nosso lado...
Aquele que prometeu sussurrar as palavras...
Aquele que veio salvar, não condenar...

Esse mesmo quer usar a mim e a você para anunciarmos as boas novas, o evangelho da salvação que há em Cristo Jesus. Não precisamos mais fugir do Senhor. Em Cristo, podemos agora nos achegar a Ele e seremos acolhidos com amor e carinho pelo Deus que tem a respeito de nós pensamentos de Paz.

Que nos tornemos, todos, boca de Deus.
E através de nossa vida Cristo seja reconhecido e adorado.

2 comentários:

PAZNOTRANSITO.DF disse...

Parabéns Pastor!
A Igreja atual tem se tornado em clubes sociais onde cada um procura apenas diversão.
Necessitamos de palavras de advertência e incentivo como essas.
Deus lhe abençoe. Fale e não te cales.

tayna disse...

A HISTÓRIA NOS MOSTRA QUE QUANDO O EVANGELHO VIROU AÇUCAR(313 DC)QUANDO CONSTANTINO ADOTOU O CRISTIANISMO COMO PRINCIPAL RELIGIÃO E TERMINOU AS PERSEGUIÇÕES... O EVANGELHO DEIXOU DE SER SAL E TORNOU-SE EM AÇUCAR. UM EVANGELHO DOCE, AGRADAVEL, COMUM,IGUAL; UM EVANGELHO SEM DOUTRINA.
-É ISSO QUE VEMOS NOS DIAS DE HOJE EM MUITAS DENOMINAÇÕES... QUE PREFEREM SE CALAR. DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO E QUE O VERDADEIRO AVIVAMENTO, AQUELE QUE DA FRUTOS PERMANENTES NUNCA FALTE EM TEUS LABIOS. PAZ DO SENHOR JESUS.(JOABE ALMEIDA -RECIFE-PE.)