11 janeiro 2011

MANÁ DA SEGUNDA

www.cbmc.org.br          
10 de janeiro de 2011
Treze anos servindo as comunidades empresarial e profissional


Comprometimento
Por Jim Mathis

Existem diferentes tipos e níveis de compromisso. Minha analogia preferida é o café da manhã americano composto de ovos e bacon. Podemos dizer que a galinha que forneceu os ovos esteve envolvida, mas o porco que deu o bacon esteve totalmente comprometido com a refeição. 

Alguns parecem que nunca são capazes de se comprometer com alguma coisa. Outros são rápidos para assumir compromissos, mas igualmente rápidos para descomprometer-se. Outros ainda são lentos para decidir, mas uma vez assumido o compromisso, seguem em frente com entusiasmo. Eu me encaixo no último grupo. 

Anos atrás minha esposa e eu nos envolvemos com um grupo de estudo bíblico semanal. Nós Nos reunimos todas as quintas à noite durante quase sete anos. Faltamos apenas umas poucas vezes por estarmos viajando de férias. Composto por seis casais, era raro que todos estivessem presentes. Isso sempre foi um mistério para mim: por que as pessoas não conseguem se manter fiéis aos seus compromissos?


Por fim, descobri que as pessoas se comprometem de forma diferente: umas com pessoas e outras com o evento. Para nós, o estudo da Bíblia era importante, mas os relacionamentos eram mais. Estávamos comprometidos com as pessoas e não com o evento em si. Teria sido fácil para nós não participar do estudo, mas sentíamos que não podíamos deixar nossos amigos na mão, mesmo que a maioria demonstrasse pelas atitudes, que não tínhamos a mesma importância para eles.

Isto se aplica ao mundo de negócios. Minha esposa e eu nos comprometemos com evento, produto ou serviço, mas com freqüência nosso compromisso primeiro é com as pessoas envolvidas. Quando um procedimento ou programa é colocado acima dos relacionamentos geralmente surgem atritos. Por isso, buscamos manter negócios com quem gostamos. As melhores empresas entendem isso. Elas contratam pelas qualidades que desejam e depois treinam as pessoas para capacitá-las e não o contrário. 

Para os que são inclinados a se comprometer com eventos, eis um pequeno teste. Se você e um amigo planejarem fazer algo juntos, como ir ao cinema, e ele precisar cancelar o encontro, você decide ir mesmo sozinho, ou com outra pessoa ou agenda para quando seu amigo puder ir junto? As situações são diversas, mas cada um de nós tem uma tendência: ou nos comprometemos com evento, com agenda ou com pessoas.  

Fiz parte do quadro de dirigentes de uma organização sem fins lucrativos e tomamos a decisão de deixar de atrair eventos e começar a atrair pessoas. Não sei ao certo se realizamos mais dessa forma, mas nos descobrimos muito mais felizes e apreciamos os relacionamentos que desenvolvemos. Especialmente nas crises é preciso compreender o nível de compromisso das pessoas que estão conosco. Como diz a Bíblia, “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão” (Provérbios 18.24). 

Em muitas circunstâncias ter amigos com nível de comprometimento como o da galinha, que oferece ovos para o café da manhã, é o bastante. Mas às vezes precisamos de alguém pronto para comprometer-se como o porco.
Próxima semana tem mais!


Texto de autoria de Jim Mathis, diretor executivo do CBMC em Kansas, Missouri e em conjunto com a esposa Louise dirigem uma Cafeteria. Tradução deMércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.comMANÁ DA SEGUNDA® é uma refelxão semanal do CBMC - Conecting Business and Marketplace to Christ, organização mundial, sem fins lucrativos e vínculo religioso, fundada em 1930, com o propósito de compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo com a comunidade profissional e empresarial. © 2008 - DIREITOS RESERVADOS PARA CBMC BRASIL -  E-mail: liong@cbmc.org.br -Desejável distribuição gratuita na íntegra. Reprodução requer prévia autorização. Disponível também em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês.


Questões Para Reflexão ou Discussão

1.  Como você encara o contraste entre os estilos daqueles que se comprometem mais com pessoas, ou os que colocam eventos e programas acima dos relacionamentos?
2.  Que tipo de comprometimento é mais comum em você?
3.  Você se aborrece quando lida com pessoas com baixo nível de comprometimento? Já se sentiu desapontado com pessoas que não corresponderam às suas expectativas?
4.  Qual é, para você, o significado do versículo de Provérbios 18.24?

Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: I Samuel 19.1-7; 20.16-17; Provérbios 18.19; 27.10; João 2.23-25; Atos 4.32-35.

Com o que você vai se ocupar em 2011



1  Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, 2  a Timóteo, verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, Nosso Senhor. 3  Quando parti para a Macedónia, recomendei-te que ficasses em Éfeso, para dissuadir alguns de ensinarem doutrinas estranhas  4  E de se ocuparem de fábulas ou de genealogias intermináveis, que favorecem mais as discussões do que o desígnio de Deus que se realiza na fé. 1Tm 1:1-4 

Doutrinas Estranhas

·        A crença de que a matéria é má e espírito é bom.

o   Pensamento que levou a dois extremos: de um lado um rigor ascético que condenava qualquer tipo de prazer (já que a matéria é má, devemos nos afastar dela – não coma isso, não beba aquilo, não toque naquiloutro); do outro lado uma devassidão que desprezava qualquer limite (já que a matéria é má, não importa o que acontece com ela).
o   Essa serparação da vida entre material e espiritual e sua categorização entr má e boa está , certa forma, está na base do pensamento Espírita Kardecista, que propõe o aperfeiçoamento do espírito e relega o corpo a um mero invólucro.
o   Está na base do modo de vida hedonista que não encontra limites para o próprio prazer, ainda outros sofram para que ele seja obtido;
o   Está na base dos movimentos ascetas católico-romanos que pregam a purificação do espírito por meio de penitências e auto-flagelos;
o   Está na base do pensamento e modo de vida evangélico que condena o prazer (sobretudo o sexual), a arte e a beleza como coisas deste mundo (matéria) e transfere para o céu (espírito) qualquer coisa que valha a pena.

·        No entanto, o que vemos nas Escrituras é que Deus criou o homem e a mulher em sua plenitude e disse para que eles fossem fecundos e vivessem na Terra que Deus tinha dado e achou tudo aquilo muito bom. Esse chamado de Deus foi para um ser humano inteiro, pleno, sem separações entre material e espiritual; sem categorizações entre bom e mau.

·        Somos Corpo, Alma e Espírito. Somos um ser único com dimensõe distintas. Fomos criados bons (corpo, alma e espírito), por causa de nosso distanciamento de Deus nos tornamos maus e carecemos (corpo, alma e espírito) da glória Dele para um dia sermos restaurados pelo poder Deus para viver a vida plena que Ele preparou para nós (corpo, alma e espírito)

·        Porque o apóstolo Paulo chama pensamentos como esse de Doutrinas Estranhas? Porque não favorecem o designio de Deus para a humanidade, que é por meio da fé. O que o apóstolo insiste em dize é que não é uma questão de esforçar-se em fazer o bem para compensar o lado mau; é questão de confiar em Deus e naquilo que Ele planeja fazer; Então Ele nos transformará de pessoas más, em pessoas totalmente boas.

·        Com o que você vai se ocupar em 2011? Espero que não seja com doutrinas estranhas que o afastam da obra de Deus em sua vida. Desejo que em 2011 você se ocupe com a Doutrina sadia das boas novas de salvação e vida plena em Cristo Jesus pela fé.

10 janeiro 2011

Dilma manda tirar Bíblia e crucifixo do gabinete


Em sua primeira semana no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff (foto) mandou tirar do seu gabinete a Bíblia e o crucifixo, o que, talvez, tenha sido a primeira vez que isso ali ocorre. Esse gesto pode ter várias interpretações, entre as quais a sinalização de que ela não aceitará em seu governo a ingerência de religiões e religiosos. O que não houve em sua campanha eleitoral, quando teve de se aproximar de líderes evangélicos e católicos para tentar convencê-los de que não vai se empenhar para a legalização do aborto.
Durante o vale-tudo da campanha, evangélicos acusaram Dilma de ser ateia, o que ela nunca admitiu. Mas certeza mudou o seu senso de religiosidade, ao menos de boca para fora, para não perder parte dos votos que herdou do Lula.
Em 2007, em entrevista à Folha de S.Paulo, ela afirmou ter ficado “durante muito tempo meio descrente”. Em abril de 2010, já em campanha, lembrou ter sido criada no catolicismo e que acreditava em uma força superior. “Estudei em colégio de freira. Sou católica.”
Em um dos seus discursos de posse, Dilma reafirmou o compromisso com a liberdade religiosa, o que seria desnecessário dizer, porque está previsto na Constituição.
A rigor, independente da crença ou descrença de Dilma, a Bíblia, o crucifixo e demais símbolos religiosos deveriam ser retirados não só do gabinete presidencial, mas de todas as repartições públicas, porque o Estado é laico. Também está na Constituição.

Vander: inspiração em Bebeto, fé e vontade de vencer no Fla



Jovem, franzino, baiano. As semelhanças, por enquanto, param por aí. Mas Vander, reforço do Flamengo para a nova temporada, já escolheu sua inspiração: o ex-atacante Bebeto. Assim como o novo meia rubro-negro, o tetracampeão deixou a Bahia para jogar na Gávea. Em 1983, Zico logo se transferiu para a Itália, e Júnior seguiu o mesmo caminho no ano seguinte. O início não foi tão fácil, com algumas derrotas e frustrações. Entretanto, em 1987, ele ganhou o coração da torcida.
- Ele me inspira, foi jogador que saiu do Vitória, veio para o Flamengo e hoje é quem é. Serve de inspiração para mim. Se pudesse falar com ele, seria bom. Foi um cara vitorioso no Flamengo e quero seguir a trajetória dele - disse, em sua primeira entrevista como jogador do Fla.
Aos 20 anos, Vander foi revelado pelo Bahia. Saiu do bairro São Marcos, na periferia de Salvador, chegou ao Tricolor aos 11 anos e desde então “vem na batalha”. Foi promovido a profissional na temporada passada. A tatuagem na nuca demonstra a fé do jogador: “Meu bom Deus, me conceda amor e paz”. Emprestado ao Fla até o fim deste ano, quer aproveitar a chance da carreira.
- A ficha não caiu ainda. Foi tudo muito rápido. Estava em Salvador quando recebi a informação de que a chance de chegar ao Flamengo seria grande. Em dois dias aconteceu. Aos poucos estou me acostumando a jogar aqui. Consegui ajudar o Bahia a voltar para a Série A, fiz gols, dei algumas assistências. O Renato (Gaúcho, hoje no Grêmio) foi o técnico que me deu a chance de subir - lembrou.
Em Londrina-PR, cidade escolhida pelo Fla para realizar a pré-temporada até o próximo dia 17, Vander se impressionou com a estrutura disponível para o Rubro-Negro. Aos poucos, tenta se acostumar com a rotina de um clube de maior expressão.
- O trabalho está sendo diferente. Vai ser bom para mim. Tenho trabalhado forte para poder ter disposição para todo o ano - comentou.
Para quem ainda não teve a chance de ver Vander em ação, ele se apresenta.

- Sou meia ou segundo atacante, mas jogo pelas laterais. Sou individualista e também finalizo bem - definiu-se.

08 janeiro 2011

Cantar a Bíblia


8 de Janeiro, 2011
Por Filipa Moroso (texto) e Helena Garcia (fotografias)
 Descobrimos o canto gregoriano no Concerto de Natal que esgotou o Salão Nobre da Academia de Ciências de Lisboa. A Capela Gregoriana Laus Deo e o Coro Solemnis foram as vozes que chegaram aos céus, num espectáculo de indiscutível prazer auditivo...
«Quem canta bem, reza duas vezes». O adágio tem origem nas palavras de Santo Agostinho ('Quia bene canta, bis ora' ) e remete para a principal mensagem do canto gregorariano: orar a Deus. Uma oração cantada por vozes em uníssono que, entre sons agudos e graves, pretende difundir uma mensagem espiritual, quase sempre em latim, em que o texto tem que ter primazia face à melodia.

Foi assim no Salão Nobre da Academia de Ciências de Lisboa, que reatou a tradição antiquíssima de abrir as portas ao público, fechadas já há longos anos. Foi aí que conhecemos dois dos grupos com maior tradição gregoriana em Lisboa, a Capela Gregoriana Laus Deo e o Coro Solemnis. Evocar a época natalícia foi o mote deste concerto de Natal, que aconteceu a 11 de Dezembro num dos mais imponentes salões barrocos do país, datado de 1795. Fomos assistir aos ensaios.



«Esta sala tem uma acústica espectacular, tem tudo para que corra bem». O prognóstico da maestrina Idalete Giga foi feito minutos antes de embalar as vozes para o aquecimento. É a ela que cabe a responsabilidade artística da Capela Gregoriana Laus Deo, nome em latim que significa Louvor a Deus e que vinha sempre no fim «dos autos religiosos de Gil Vicente».

Composto por 20 mulheres, a maioria antigas alunas do Instituto São Pedro de Alcântara, em Lisboa, este coro nasceu em 1985, pelas mãos de Idalete, que estudou canto gregoriano, pedagogia musical Ward e Helden, direcção gregoriana e polifónica com vários mestres, entre os quais Júlia d'Almendra. A maestrina confirma a mestria de tais credenciais com a batuta. É exigente e as suas 'meninas', algumas já reformadas, sabem disso. De fatos pretos, com blusa e laço ou outro apontamento em branco, o Laus Deo ocupava a linha da frente de um palco a duas vozes, femininas e masculinas, que descortinava as coordenadas de Idalete, numa linguagem que só os próprios conhecem.

As vozes viris faziam-se ouvir atrás. O coro Solemnis ('solene' do latim), fundado em 1997 e comandado pelo maestro João Crisóstomo, antigo professor do Conservatório Nacional e com formação musical na Escola Superior de Música, é constituído por 12 elementos masculinos, antigos alunos dos seminários religiosos com larga experiência na arte do canto gregoriano, quer na sua vertente musical, quer na língua latina - «já que o latim é essencial para esta forma de canto», como diz o maestro. E aqui é preciso compreender-se o que se está a cantar para que se transmita 'alma' às melodias espirituais, com um indubitável prazer estético e auditivo.

Conhecida como a mais antiga manifestação musical do Ocidente, o canto gregoriano acompanhou, desde a Idade Média até aos nossos dias, o culto religioso das igrejas cristãs, sobretudo as liturgias da Igreja Católica Romana. Deve o seu nome ao Papa Gregório Magno, que deu grande desenvolvimento a esta forma de cantar as preces.
Cantado a capela, ou seja, sem acompanhamento de instrumentos, as letras que dão forma ao canto gregoriano são retiradas de textos bíblicos, sobretudo dos salmos. O seu maior objectivo é propagar a fé e não fazer um recital, daí que seja entoado com alma e sentimento, com a missão de chegar à assembleia ouvinte.


«Sempre associado ao homem», sublinha Idalete Giga, este canto de ritmo livre e sem compasso , depressa começou a ser entoado por vozes femininas. Se o único segredo para o cantar bem é a devoção, elas provam que têm a espiritualidade necessária para 'cantar a Bíblia'.

O Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa foi testemunha desta 'batalha' de vozes, em que venceu o conjunto. A acústica da sala foi perfeita, como fazia prever o prognóstico de Idalete. Mais uma vez juntos - «já fizemos inúmeros concertos em conjunto»-, Laus Deo e Solemnis falaram a mesma língua. Uma linguagem própria que se decifra nos signos da Cristandade, uma sonoridade com enorme expressão, validada por vozes crentes. Que venham outros natais cantados...

filipa.moroso@sol.pt