11 janeiro 2011

Com o que você vai se ocupar em 2011



1  Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, 2  a Timóteo, verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, Nosso Senhor. 3  Quando parti para a Macedónia, recomendei-te que ficasses em Éfeso, para dissuadir alguns de ensinarem doutrinas estranhas  4  E de se ocuparem de fábulas ou de genealogias intermináveis, que favorecem mais as discussões do que o desígnio de Deus que se realiza na fé. 1Tm 1:1-4 

Doutrinas Estranhas

·        A crença de que a matéria é má e espírito é bom.

o   Pensamento que levou a dois extremos: de um lado um rigor ascético que condenava qualquer tipo de prazer (já que a matéria é má, devemos nos afastar dela – não coma isso, não beba aquilo, não toque naquiloutro); do outro lado uma devassidão que desprezava qualquer limite (já que a matéria é má, não importa o que acontece com ela).
o   Essa serparação da vida entre material e espiritual e sua categorização entr má e boa está , certa forma, está na base do pensamento Espírita Kardecista, que propõe o aperfeiçoamento do espírito e relega o corpo a um mero invólucro.
o   Está na base do modo de vida hedonista que não encontra limites para o próprio prazer, ainda outros sofram para que ele seja obtido;
o   Está na base dos movimentos ascetas católico-romanos que pregam a purificação do espírito por meio de penitências e auto-flagelos;
o   Está na base do pensamento e modo de vida evangélico que condena o prazer (sobretudo o sexual), a arte e a beleza como coisas deste mundo (matéria) e transfere para o céu (espírito) qualquer coisa que valha a pena.

·        No entanto, o que vemos nas Escrituras é que Deus criou o homem e a mulher em sua plenitude e disse para que eles fossem fecundos e vivessem na Terra que Deus tinha dado e achou tudo aquilo muito bom. Esse chamado de Deus foi para um ser humano inteiro, pleno, sem separações entre material e espiritual; sem categorizações entre bom e mau.

·        Somos Corpo, Alma e Espírito. Somos um ser único com dimensõe distintas. Fomos criados bons (corpo, alma e espírito), por causa de nosso distanciamento de Deus nos tornamos maus e carecemos (corpo, alma e espírito) da glória Dele para um dia sermos restaurados pelo poder Deus para viver a vida plena que Ele preparou para nós (corpo, alma e espírito)

·        Porque o apóstolo Paulo chama pensamentos como esse de Doutrinas Estranhas? Porque não favorecem o designio de Deus para a humanidade, que é por meio da fé. O que o apóstolo insiste em dize é que não é uma questão de esforçar-se em fazer o bem para compensar o lado mau; é questão de confiar em Deus e naquilo que Ele planeja fazer; Então Ele nos transformará de pessoas más, em pessoas totalmente boas.

·        Com o que você vai se ocupar em 2011? Espero que não seja com doutrinas estranhas que o afastam da obra de Deus em sua vida. Desejo que em 2011 você se ocupe com a Doutrina sadia das boas novas de salvação e vida plena em Cristo Jesus pela fé.

10 janeiro 2011

Dilma manda tirar Bíblia e crucifixo do gabinete


Em sua primeira semana no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff (foto) mandou tirar do seu gabinete a Bíblia e o crucifixo, o que, talvez, tenha sido a primeira vez que isso ali ocorre. Esse gesto pode ter várias interpretações, entre as quais a sinalização de que ela não aceitará em seu governo a ingerência de religiões e religiosos. O que não houve em sua campanha eleitoral, quando teve de se aproximar de líderes evangélicos e católicos para tentar convencê-los de que não vai se empenhar para a legalização do aborto.
Durante o vale-tudo da campanha, evangélicos acusaram Dilma de ser ateia, o que ela nunca admitiu. Mas certeza mudou o seu senso de religiosidade, ao menos de boca para fora, para não perder parte dos votos que herdou do Lula.
Em 2007, em entrevista à Folha de S.Paulo, ela afirmou ter ficado “durante muito tempo meio descrente”. Em abril de 2010, já em campanha, lembrou ter sido criada no catolicismo e que acreditava em uma força superior. “Estudei em colégio de freira. Sou católica.”
Em um dos seus discursos de posse, Dilma reafirmou o compromisso com a liberdade religiosa, o que seria desnecessário dizer, porque está previsto na Constituição.
A rigor, independente da crença ou descrença de Dilma, a Bíblia, o crucifixo e demais símbolos religiosos deveriam ser retirados não só do gabinete presidencial, mas de todas as repartições públicas, porque o Estado é laico. Também está na Constituição.

Vander: inspiração em Bebeto, fé e vontade de vencer no Fla



Jovem, franzino, baiano. As semelhanças, por enquanto, param por aí. Mas Vander, reforço do Flamengo para a nova temporada, já escolheu sua inspiração: o ex-atacante Bebeto. Assim como o novo meia rubro-negro, o tetracampeão deixou a Bahia para jogar na Gávea. Em 1983, Zico logo se transferiu para a Itália, e Júnior seguiu o mesmo caminho no ano seguinte. O início não foi tão fácil, com algumas derrotas e frustrações. Entretanto, em 1987, ele ganhou o coração da torcida.
- Ele me inspira, foi jogador que saiu do Vitória, veio para o Flamengo e hoje é quem é. Serve de inspiração para mim. Se pudesse falar com ele, seria bom. Foi um cara vitorioso no Flamengo e quero seguir a trajetória dele - disse, em sua primeira entrevista como jogador do Fla.
Aos 20 anos, Vander foi revelado pelo Bahia. Saiu do bairro São Marcos, na periferia de Salvador, chegou ao Tricolor aos 11 anos e desde então “vem na batalha”. Foi promovido a profissional na temporada passada. A tatuagem na nuca demonstra a fé do jogador: “Meu bom Deus, me conceda amor e paz”. Emprestado ao Fla até o fim deste ano, quer aproveitar a chance da carreira.
- A ficha não caiu ainda. Foi tudo muito rápido. Estava em Salvador quando recebi a informação de que a chance de chegar ao Flamengo seria grande. Em dois dias aconteceu. Aos poucos estou me acostumando a jogar aqui. Consegui ajudar o Bahia a voltar para a Série A, fiz gols, dei algumas assistências. O Renato (Gaúcho, hoje no Grêmio) foi o técnico que me deu a chance de subir - lembrou.
Em Londrina-PR, cidade escolhida pelo Fla para realizar a pré-temporada até o próximo dia 17, Vander se impressionou com a estrutura disponível para o Rubro-Negro. Aos poucos, tenta se acostumar com a rotina de um clube de maior expressão.
- O trabalho está sendo diferente. Vai ser bom para mim. Tenho trabalhado forte para poder ter disposição para todo o ano - comentou.
Para quem ainda não teve a chance de ver Vander em ação, ele se apresenta.

- Sou meia ou segundo atacante, mas jogo pelas laterais. Sou individualista e também finalizo bem - definiu-se.

08 janeiro 2011

Cantar a Bíblia


8 de Janeiro, 2011
Por Filipa Moroso (texto) e Helena Garcia (fotografias)
 Descobrimos o canto gregoriano no Concerto de Natal que esgotou o Salão Nobre da Academia de Ciências de Lisboa. A Capela Gregoriana Laus Deo e o Coro Solemnis foram as vozes que chegaram aos céus, num espectáculo de indiscutível prazer auditivo...
«Quem canta bem, reza duas vezes». O adágio tem origem nas palavras de Santo Agostinho ('Quia bene canta, bis ora' ) e remete para a principal mensagem do canto gregorariano: orar a Deus. Uma oração cantada por vozes em uníssono que, entre sons agudos e graves, pretende difundir uma mensagem espiritual, quase sempre em latim, em que o texto tem que ter primazia face à melodia.

Foi assim no Salão Nobre da Academia de Ciências de Lisboa, que reatou a tradição antiquíssima de abrir as portas ao público, fechadas já há longos anos. Foi aí que conhecemos dois dos grupos com maior tradição gregoriana em Lisboa, a Capela Gregoriana Laus Deo e o Coro Solemnis. Evocar a época natalícia foi o mote deste concerto de Natal, que aconteceu a 11 de Dezembro num dos mais imponentes salões barrocos do país, datado de 1795. Fomos assistir aos ensaios.



«Esta sala tem uma acústica espectacular, tem tudo para que corra bem». O prognóstico da maestrina Idalete Giga foi feito minutos antes de embalar as vozes para o aquecimento. É a ela que cabe a responsabilidade artística da Capela Gregoriana Laus Deo, nome em latim que significa Louvor a Deus e que vinha sempre no fim «dos autos religiosos de Gil Vicente».

Composto por 20 mulheres, a maioria antigas alunas do Instituto São Pedro de Alcântara, em Lisboa, este coro nasceu em 1985, pelas mãos de Idalete, que estudou canto gregoriano, pedagogia musical Ward e Helden, direcção gregoriana e polifónica com vários mestres, entre os quais Júlia d'Almendra. A maestrina confirma a mestria de tais credenciais com a batuta. É exigente e as suas 'meninas', algumas já reformadas, sabem disso. De fatos pretos, com blusa e laço ou outro apontamento em branco, o Laus Deo ocupava a linha da frente de um palco a duas vozes, femininas e masculinas, que descortinava as coordenadas de Idalete, numa linguagem que só os próprios conhecem.

As vozes viris faziam-se ouvir atrás. O coro Solemnis ('solene' do latim), fundado em 1997 e comandado pelo maestro João Crisóstomo, antigo professor do Conservatório Nacional e com formação musical na Escola Superior de Música, é constituído por 12 elementos masculinos, antigos alunos dos seminários religiosos com larga experiência na arte do canto gregoriano, quer na sua vertente musical, quer na língua latina - «já que o latim é essencial para esta forma de canto», como diz o maestro. E aqui é preciso compreender-se o que se está a cantar para que se transmita 'alma' às melodias espirituais, com um indubitável prazer estético e auditivo.

Conhecida como a mais antiga manifestação musical do Ocidente, o canto gregoriano acompanhou, desde a Idade Média até aos nossos dias, o culto religioso das igrejas cristãs, sobretudo as liturgias da Igreja Católica Romana. Deve o seu nome ao Papa Gregório Magno, que deu grande desenvolvimento a esta forma de cantar as preces.
Cantado a capela, ou seja, sem acompanhamento de instrumentos, as letras que dão forma ao canto gregoriano são retiradas de textos bíblicos, sobretudo dos salmos. O seu maior objectivo é propagar a fé e não fazer um recital, daí que seja entoado com alma e sentimento, com a missão de chegar à assembleia ouvinte.


«Sempre associado ao homem», sublinha Idalete Giga, este canto de ritmo livre e sem compasso , depressa começou a ser entoado por vozes femininas. Se o único segredo para o cantar bem é a devoção, elas provam que têm a espiritualidade necessária para 'cantar a Bíblia'.

O Salão Nobre da Academia das Ciências de Lisboa foi testemunha desta 'batalha' de vozes, em que venceu o conjunto. A acústica da sala foi perfeita, como fazia prever o prognóstico de Idalete. Mais uma vez juntos - «já fizemos inúmeros concertos em conjunto»-, Laus Deo e Solemnis falaram a mesma língua. Uma linguagem própria que se decifra nos signos da Cristandade, uma sonoridade com enorme expressão, validada por vozes crentes. Que venham outros natais cantados...

filipa.moroso@sol.pt

Oração pelas crianças que trabalham



Ó poderoso Pai dos fracos, estende tua mão ternamente sobre todas as crianças do mundo e as abençoa. Abençoa também nossos filhos, que são a vida das nossas vidas e se tornaram o coração dos nossos corações. Abençoa cada um desses pequenos amigos que se apoiaram em nossos joelho, trazendo assim o frescor às nossas almas com a alegria sorridente. Abençoa todas as crianças que esperam em vão por amor, por flores e água e pelo doce seio da natureza. mas abençoa duplamente as crianças cujos frágeis ombros já estão curvados sob o jugo do trabalho, e cujo crescimento feliz está sendo atrofiado para sempre. Que seus pequenos corpos não fiquem totalmente enfraquecidos e suas mentes, dadas à estupidez e aos vícios de uma alma vazia. Todos nós merecemos o peso de tua ira por fazermos esses pequeninos tropeçar e cair. Permite que o seus patrões tenham corações fortes para recusar o enriquecimento a esse preço. Garante a todos os que os empregam e aos responsáveis que agora permitem este erro a graça da ira sagrada. Ajuda-nos a entender que cada criança de nossa nação e uma criança nossa, um membro da nossa grande família. Pela sagrada criança que se aninhou no colo de Maria; pelas memórias de nossas próprias alegrias e tristezas da infância; pelas sagradas possibilidades que estão adormecidas dentro de cada criança, nós te imploramos que nos impeças de matar a doçura da vida numa criança pela ambição de ganhar mais.


Walter Raushenbusch