07 fevereiro 2010

Lealdades e Conseqüências 4


Poderes do Dinheiro
Hoje concluíremos esse primeiro diálogo de Jesus sobre ser discípulo dele.

58 Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Luc 9:58 

Já vimos que Ele rejeitou os poderes da religião e da política. Fazendo isso abriu mão dos travesseiros oferecidos por eles e preferiu, neste mundo não ter onde reclinar a cabeça. Certamente há muitos outros travesseiros que Jesus abriu mão. Hoje, gostaria de concluir esse bloco de mensagens conversando sobre os Principados do Dinheiro.
A bíblia está repleta de histórias, circunstâncias e ensinamentos relacionados ao dinheiro.








“O terreno coberto de espinheiros representa um homem que ouve a mensagem, mas as preocupações desta vida, e pelo dinheiro, sufocam a Palavra de Deus, e ele trabalha cada vez menos para Deus”. Mat 13:22 
Jesus lhe disse: “Se quer ser perfeito, vá e venda tudo o que tem, dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu, depois venha e siga-Me”. Mat 19:21 
15 Quando chegaram de volta a Jerusalém, Ele foi para o templo e começou a expulsar os negociantes e seus fregueses, derrubando as mesas dos cambistas de dinheiro e as barracas dos vendedores de pombas, 16 impedindo que alguém carregasse mercadorias pelo templo.
17 E dizia-lhes: “Está nas Escrituras: ‘Meu templo deve ser um lugar de oração para todas as nações’, mas vocês o transformaram num esconderijo de ladrões”. Mar 11:15-17
6 Estando Jesus em Betânia, na casa de Simão, o leproso, 7 aproximou-se dele uma mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro. Ela o derramou sobre a cabeça de Jesus, quando ele se encontrava reclinado à mesa. 8 Os discípulos, ao verem isso, ficaram indignados e perguntaram: “Por que este desperdício? 9 Este perfume poderia ser vendido por alto preço, e o dinheiro dado aos pobres”. Mat 26:6-9

41 Então Ele passou para onde estavam os cofres de ofertas do templo. Sentou-Se e ficou observando o povo colocar seu dinheiro. Alguns que eram ricos punham grandes quantias. 42 Nisso veio uma viúva pobre e colocou duas moedinhas. Mar 12:41-42

3 Então Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, um dos Doze.
4 Judas dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes e aos oficiais da guarda do templo e tratou com eles como lhes poderia entregar Jesus. 5 A proposta muito os alegrou, e lhe prometeram dinheiro. 6 Ele consentiu e ficou esperando uma oportunidade para lhes entregar Jesus quando a multidão não estivesse presente. Luc 22:3-6

·       Novo Testamento, contem aproximadamente dez vezes mais  versículos que falam sobre o dinheiro e finanças, do que sobre salvação e fé.
·       São 215 versículos relacionados a fé, 218 versículos sobre salvação e 2084 versículos tratando de administração e contabilidade de dinheiro e finanças.
·       Dezesseis das trinta e oito parábolas de Jesus tratam de dinheiro.
Para falar sobre os poderes ou principados do dinheiro, vamos ler uma das afirmações mais contundentes de Jesus sobre esse assunto
19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. 21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. 22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; 23 Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! 24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Mat 6:19-24

Lealdades e Conseqüências
1.  O que é realmente importante para você?
2.  Não importam suas respostas, por mais coerentes, sensatas e religiosas elas sejam. Para saber o que realmente é importante para você basta olhar para o que você está juntando durante a sua vida.
Não ajunteis tesouros na terra... Ajuntai tesouros no céu
É provável que você já tenha ouvido essa palavra de Jesus. Não sei o que ele provoca em você, mas se ela faz brotar em seu coração sentimentos de desdém, pouco caso, descrença ou chacota, eu peço que você reflita sobre onde está o seu tesouro.
Os fariseus que amavam profundamente o seu dinheiro, naturalmente zombavam de tudo isso. Luc 16:14 
1.  Aquilo que se tornar o seu tesouro ganhará seu coração.
2.  Sua lealdade será rendida ao tesouro da sua vida.
...onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração
Quem possuir sua lealdade definirá os valores (seu jeito de ver a vida) da sua vida. Então, tenha cuidado com o que você está juntando, porque isso definirá a quem você será leal. E não se pode ser leal a dois senhores.
Imagine se, ao chegar ao trabalho amanhã, lhe derem a notícia de que agora o seu setor vai ter dois chefes e que você deve atender às orientações dos dois?
E se você descobrisse que os dois chefes têm visões opostas sobre o funcionamento do setor, usam metodologias de trabalho que entram em conflito, têm valores pessoais que se chocam e, por fim, têm metas para você que não são conciliáveis. É possível atender aos dois chefes?
 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro
·       Não é possível servir a Deus (Criador do universo) e a Mamon (divindade do panteão caldeu).
·       Não é possível seguir ao mesmo tempo os valores de Deus e os valores das Potestades do Dinheiro.
·       Não é possível agradar ao mesmo tempo ao Espírito de Deus e ao Espírito de Riqueza.
·       Não é possível entregar sua lealdade a Deus e a Mamon.
A Agenda de Deus
7  aproximou-se dele uma mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro. Ela o derramou sobre a cabeça de Jesus, quando ele se encontrava reclinado à mesa. 8 Os discípulos, ao verem isso, ficaram indignados e perguntaram: "Por que este desperdício? 9  Este perfume poderia ser vendido por alto preço, e o dinheiro dado aos pobres". 10 Percebendo isso, Jesus lhes disse: "Por que vocês estão perturbando essa mulher? Ela praticou uma boa ação para comigo. Mat 26:7-10

Quem entrega sua lealdade a Deus usa o que tem conforme a agenda de Deus; e a agenda do Pai é a glória do Filho. Mas quem é leal a Mamom, usa seus bens e recursos do jeito que quer. Esta é a agenda de Mamom: rejeitar a vontade do pai.
O perfume era caríssimo. Havia muitas coisas úteis e importantes que poderiam ser feitas com a quantia que foi usada para comprar aquele perfume. Mas a mulher usou em benefício do corpo de Cristo. O Filho de Deus e sua obra de salvação entre nós é mais importante que qualquer outra coisa.
É por isso que Jesus afirma que não é possível dividir-se entre dois Senhores. Não é possível a nenhum ser humano conciliar em sua alma o amor ao dinheiro e o amor a Deus.
Não adianta você tentar controlar seu dinheiro, ainda que seja para aplicar em coisas que você considera louváveis, porque ainda assim você estará cumprindo a agenda de Mamom; o chamado de Jesus é para você sempre perguntar a Deus sobre qual é o uso deseja para aquilo que Ele lhe permitiu possuir.
Quem tenta acumular e controlar o dinheiro acaba dominado por Mamom e suas potestades, mas quando você coloca aquilo que possui a serviço da agenda de Deus, os principados e potestades que corrompem o uso do dinheiro perdem o controle e são obrigados a se retirar.
Tudo entregarei
41 Assentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias. 42 Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante. 43 E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. 44 Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento. Mar 12:41-44

Quem entrega sua lealdade a Deus coloca tudo o que tem a serviço Dele. Mas quem serve a Mamom retém para si aquilo que lhe dá segurança e entrega ao Senhor o controle sobre as sobras.
Na minha infância e adolescência eu cantei muitas vezes um hino que dizia o seguinte:


Tudo, ó Cristo, a ti entrego;
Tudo, sim, por ti darei!
Resoluto, mas submisso,
Sempre, sempre, seguirei!

Tudo, ó Cristo, a ti entrego,
Corpo e alma, eis aqui!
Este mundo mau renego,
Ó Jesus, me aceita a mim!

Tudo, ó Cristo, a ti entrego,
Quero ser somente teu!
Tão submisso à tua vontade
Como os anjos lá no céu!


O ensino de Mamom para reter o dinheiro diz respeito a uma de suas promessas: Mamom oferece segurança. Ele diz que não devemos esperar em Deus e que não vale a pena confiar nele, por isso devemos reter tudo o que for possível para nos garantirmos por nós mesmos. Se sobrar alguma coisa (dinheiro, tempo, energia, disposição), então podemos entregar a Deus.
O ensino do Deus de Abraão, Isac e Jacó é que Ele mesmo será a nossa segurança. Que Ele é que nos sustenta e nos sustentará. Que vale a pena confiar nele e não em nossos tesouros (que os ladrões roubam, a traça come e a ferrugem corrói).
Não é possível conciliar as atitudes da viúva e dos homens ricos; Também não é possível atender aos ensinamentos de Mamom e do Deus de Abraão, Isac e Jaco, o nosso Deus.
Faça o que for necessário
13 Estando próxima a Páscoa dos judeus, subiu Jesus para Jerusalém. 14 E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados; 15 tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas 16 e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio. Joã 2:13-16

Quem entrega sua lealdade a Deus permanece leal ao modo de Deus ver a vida (princípios e valores que ele nos ensina). Mas que serve a Mamom fará o que for necessário para ganhar e acumular dinheiro.
Mamom não tem escrúpulos. Os Principados do Dinheiro tem pautado a agenda econômica das nações e das pessoas.
Então, se para acumular riqueza uma nação precisar explorar outra, pagando menos do que vale naquilo que compra ou vendendo mais caro por causa da necessidade do outro não vai haver hesitação.
Mamom colocou lenha na fogueira da exploração das Américas pelos europeus, na escravidão da África pelo resto do mundo e nos sistemas de crédito e endividamento que mantiveram pobres nações inteiras, por décadas, trabalhando para sustentar o padrão de riquezas de seus credores nações.
São Poderes do Dinheiro que ensinam as pessoas a desprezarem a vida humana. Por dinheiro, Mamom mata, explora, extorque, corrompe, mente, ameaça, engana, finge, manipula, dissimula, abandona e transforma até o culto a Deus em forma de acumular riqueza para si.
Mas Jesus, em sua um momento de ira e zelo pelo nome de Seu Pai, denuncia os Poderes do Dinheiro e anuncia que existe algo mais importante e mais recompensador: confiar no Pai e seguir seus ensinamentos.
Não é o dinheiro que garantirá o seu futuro, mas o Deus em quem você diz confiar. Então, em vez de corromper todos em sua volta para obter mais dinheiro; em vez de tornar a vida uma jornada sem fim para juntar um tesouro longe de Deus, renda-se ao Senhor da vida e ore, ore, ore.
Todas as quartas temos um encontro de oração dos membros de nossa igreja onde nos colocamos diante do Senhor para reconhecê-lo como o nosso Deus, buscarmos orientação para a caminhada, confessarmos nossos pecados e lutas e intercedermos uns pelos outros.
A vida não é um negócio. Não fomos criados para lucrar a qualquer preço. A vida é mais que o dinheiro, mais que o lucro, mais que a riqueza. A vida é um presente de Deus que devolvemos a Ele em oração como uma expressão da nossa confiança e amor.
Raposas e Pássaros
Quando aquele homem disse que seguiria a Jesus para onde quer que Ele fosse, o Senhor lembrou:
58 Jesus respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Luc 9:58 

Eu abri mão do travesseiro dos Poderes do Dinheiro. Eu decidi confiar no Pai e entregar a ele a minha vida. Eu decidi que o dinheiro não será o centro da minha vida. Eu decidi que não buscarei segurança em juntar um tesouro aqui. Minha vida aqui será pela agenda de Deus e não pela agenda de Mamom. Você ainda quer me seguir?
Eu tenho um travesseiro diferente, que é travesseiro do Espírito, a alegria de fazer a vontade do Pai, é nele em que eu reclino minha cabeça.

4 comentários:

soniarj disse...

Ofereço a você minha gratidão por estas mensagens. Deus desceu do céu e falou através desta postagem.
Muito obrigada, é tudo que estou procurando e achei! Ore por mim, por meu Pastor, minha igreja, para que venhamos nos converter.
S Paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Kαssyα disse...

Maravilhada com tudo que eu li...
Grata por postar tesouros para nosso aprendizado...

Que Deus continue te abençoando sempre nesse ministério de levar a palavra atraves de ensinamento.

Amém!
Uma noite de sábado perfeita, com o cheirinho suave que vem do céu.

bjs/Kassynha

Aristarco disse...

Que o Senhor seja seu lugar seguro, Sônia!

Aristarco disse...

Aproveite, Kassynha! Como é bom quando o Senhor fala com a gente!