15 outubro 2006

MORDOMIA - Devolva o que não lhe pertence

Introdução

Uma das coisas que os pais procuram ensinar aos filhos desde a mais tenra idade é que eles não devem ficar com qualquer coisa que não seja sua.

Muitas vezes é difícil explicar para uma criança pequena que os brinquedos dos amiguinhos não podem ser levados para casa no final da brincadeira, ou explicar porque o boneco, que ele achou na vitrine da loja, não é dele.

Hoje e nos próximos domingos nosso assunto tem a ver com devolver o que não nos pertence. Conversaremos sobre mordomia cristã.

Um parêntesis

Mordomia 1
Pode ser que você esteja pensando: Agora sim! Finalmente a pregação vai ser sobre algo que todo mundo quer: mordomia. Aí você imagina uma praia paradisíaca: o mar verde esmeralda, o céu azul e você comendo aqueles camarões gigantes, feitos no alho e óleo, em plena quarta-feira. Ô mordomia!

É assim que muita gente entende o significado da palavra mordomia: vida tranqüila, dinheiro fácil e o serviço de muitas pessoas. Talvez eu vá frustra um pouco sua expectativa, mas não é desse tipo de mordomia que vamos falar.

Mordomia 2
Mas, pode ser que ao ouvir a palavra mordomia, você tenha-se lembrado daquele mordomo de nariz empinado, com roupa de pingüim e bandeja na mão. Também não é sobre esse tipo de mordomia que vamos conversar.

A mordomia sobre a qual vamos falar tem a ver com devolver o que não lhe pertence ao seu legítimo dono.

Viajando pelo interior

Uma vez por ano eu, Marina e os meninos temos viajado à Valença do Piauí para visitar os pais dela. Normalmente vamos de carro. Todas às vezes, fico impressionado com a imensidão de terra aparentemente abandonada pelo caminho. Milhares de km quadrados de terra sem ninguém, enquanto aqui em Fortaleza as pessoas se amontoam em favelas superlotadas, morando com toda a família em quartinhos mal construídos de 3x3.

Mas o abandono da terra realmente é aparente. Se alguém resolvesse morar e produzir seu próprio alimento em algum desses lugares, rapidamente o dono apareceria reclamando os direitos de propriedade.

Para isso, ele apresentaria um documento que diz como ele adquiriu aquela terra: de quem ele comprou, quanto ele pagou e quais são os limites da sua propriedade. Essas transações ficam todas registradas nos cartórios.

Imagine agora que vamos pesquisar... voltar no tempo para descobrir quem foram os primeiros donos dessas terras. Até onde poderíamos voltar? Talvez até as capitanias hereditárias! E antes disso? Os índios! E antes deles?

Os índios não tinham o mesmo conceito de propriedade que temos (muitos deles eram nômades que apenas usavam os recursos naturais para sua subsistência). Mas com que direito eles usavam a terra onde moravam? Quem os autorizou a usufruir ela? Em outras palavras, de quem é o direito de propriedade do mundo em que vivemos?

O universo tem um dono

Hoje, o direito de propriedade sobre algo pode vir pela compra, pelo uso ou pela doação. Mas também há o direito pela criação.

O direito de propriedade por criação é amplamente reconhecido em nossa sociedade (E também amplamente violado). Quando o assunto é a produção artística, chamam-se direitos autorais; quando a questão é a criação de um logotipo ou o uso de uma expressão, é a vez das marcas registradas; e há ainda as patentes, quando o assunto é a invenção de algo que ainda não existia. Em resumo, se você criou algo, você tem direito de propriedade sobre aquilo que criou.

Esse é um ponto importante. A existência, nas mais diversas sociedades, de um direito de propriedade sobre o que se cria não é uma invenção humana. Na verdade, é apenas um reflexo do direito que o próprio Deus tem sobre a sua criação. Ele se apresenta em diversos trechos da Bíblia como aquele a quem tudo que existe pertence.

Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. (Salmos 24:1 ARA)

Deus diz: Escute, meu povo, que eu vou falar; vou ser testemunha contra você, povo de Israel. Eu sou Deus, o seu Deus. Não vou repreendê-los por causa dos sacrifícios e das ofertas que vocês sempre me trazem. No entanto, eu não preciso dos touros das suas fazendas nem dos bodes dos seus rebanhos. Pois os animais da floresta são meus e também os milhares de cabeças de gado espalhados nas montanhas. São meus todos os pássaros dos montes e tudo o que vive nos campos. Se eu tivesse fome, não pediria nada a vocês, pois o mundo é meu e tudo o que nele há. (Salmos 50:7-12 NTLH)

Eis que os céus e os céus dos céus são do SENHOR, teu Deus, a terra e tudo o que nela há. (Deuteronômio 10:14 ARA)

Deus requer para si o direito de propriedade do mundo e de tudo que nele há. Mas por quê? Porque foi ele quem criou tudo. Nada existia antes, e ele, pela sua palavra, criou tudo que existe.

No Princípio Criou Deus os céus e a terra (Gênesis 1:1 ARA)

Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem. (Hebreus 11:3 ARA)


O universo tem um proprietário, porque ele tem um criador. Deus é o legítimo proprietário de tudo que existe: montanhas, mares, céu, planícies, vales, geleiras, pássaros, peixes, rios, galáxias, cometas, árvores, animais, pedras, metais, e todos os recursos disponíveis para a sustentação da vida pertencem, por direito de criação, a Deus.

A Terra tem um mordomo

Mas se Deus é o dono de tudo, qual papel cabe ao ser humano nessa história? Qual a nossa participação na criação de Deus? Para entender esse papel, precisamos voltar ao momento em que Deus havia concluído sua criação.

Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. (Gênesis 1:27 -28 ARA)

Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. (Gênesis 2:15 ARA)

Depois de criar o mundo, Deus não passou uma escritura de transferência de propriedade. Ele nos fez mordomos da criação e nos deu direitos e obrigações.

Temos o direito de interferir na criação – sujeitar e dominar –, de modificar a natureza, de deixar registrada nossa marca na administração do planeta. Deus não nos pôs em uma camisa de força. Ele nos deu inteligência para entender como funcionam as leis desse complexo sistema que se chama vida e nos permite interferir nela.

Mas temos a obrigação de manter a vida – cultivar e guardar –, de preservar o meio ambiente, de valorizar a existência, de respeitar os limites da criação, de não explorar destrutivamente os recursos que devem servir a toda a humanidade.

Exemplos de mordomos

A palavra mordomo tem origem na expressão grega oikonomos (ao pé da letra, lei da casa). O mordomo era o responsável por tudo que dizia respeito à casa, desde o suprimento da despensa até o cumprimento das tarefas pelos demais empregados.

Disse Abraão ao seu mais antigo servo da casa, que governava tudo o que possuía: Põe a mão por baixo da minha coxa,para que eu te faça jurar pelo SENHOR, Deus do céu e da terra, que não tomarás esposa para meu filho das filhas dos cananeus, entre os quais habito (Gênesis 24:2–3 ARA)


logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha. E, desde que o fizera mordomo de sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; a bênção do SENHOR estava sobre tudo o que tinha, tanto em casa como no campo. Potifar tudo o que tinha confiou às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada sabia, além do pão com que se alimentava. José era formoso de porte e de aparência. (Gênesis 39:4-6 ARA)

Mordomia, confiança e submissão

O mordomo de Abraão era o seu servo mais antigo. José ganhou o posto de mordomo de Potifar por causa das suas habilidades em administrar e pela correção do seu caráter. Você colocaria como mordomo de sua casa alguém em quem não confiasse? Certamente, não!

Deus colocou Adão e Eva como mordomos da criação porque havia uma relação de amor e confiança entre o Criador e Eles. Deus passava no final da tarde para ver como eles iam, imagine só! Em Adão e Eva, Deus entregou a criação à humanidade e disse: sujeitai-a, dominai, guarde e cultive.

Nós conhecemos a história. Adão e Eva desconfiaram de Deus e desobedeceram a suas orientações. A partir dessa quebra de relacionamento com Deus, temos perdido a noção de mordomia. Esquecemos que nada nos pertence, nem nossas próprias vidas.

Longe de Deus, temos lidado com Sua criação como se fosse nossa propriedade, destruindo, depredando e extinguindo. Temos tratado a própria vida como se fosse nossa, vivendo do jeito que achamos melhor.

• A vida humana é desprezada (mães abandonam os filhos, homens escravizados, jovens chacinados)
• Os animais são extintos (a criação que Deus afirmou boa, está desaparecendo)
• A natureza é destruída (rios poluídos, a floresta devastada)
• Os recursos naturais são desperdiçados (comida, água, papel)
• O corpo humano é maltratado (drogas, bebida, comida, sedentarismo)
• O tempo é mal usado (fofoca, discussões tolas, projetos que afrontam a Deus)
• A riqueza é mal distribuída (Ceará entre as 6 piores distribuições de renda do país)
• Os dons e talentos são enterrados (os dons não são seus, são presentes para serem usados)


Um apelo à devolução

Mordomia cristã é devolver o que não lhe pertence e seguir as orientações de verdadeiro dono sobre como devemos utilizar. Nada é propriamente seu, nem a sua vida e realmente sua; ela é uma dádiva, um presente de Deus: “soprou Deus o fôlego da vida e ele se fez alma vivente”. Esse é o ponto de partida para a mordomia cristã: Dar ao Senhor a legítima posição de proprietário de tudo que existe e perguntar para ele como deve ser usado.

Em outras palavras, quero dizer que tudo começa com uma atitude de submissão ao senhorio de Cristo. Sem que isso aconteça, a prática da mordomia não vai fazer sentido para você.

Se você até hoje tem vivido a vida como se fosse o legítimo proprietário daquilo que possui, eu quero lhe desafiar a devolver tudo para o dono verdadeiro.

Devolva sua casa, seu carro, sua TV e seu DVD;
Devolva suas roupas, os sapatos, as jóias e suas bijuterias;
Devolva o celular, seu computador e sua máquina fotográfica;
Devolva os seus sonhos, seus projetos e seus desejos;
Devolva seu dinheiro, sua saúde e sua inteligência;
Devolva sua vida e sua alma àquele que os criou;

Se você já aceitou a Jesus como o seu salvador, mas hoje compreendeu que tem negado a Ele o direito de propriedade sobre o que você tem e é, quero lhe dá a oportunidade de fazer uma entrega total hoje à noite: tudo que você tem e tudo que você é colocado aos pés do verdadeiro dono de tudo: O Senhor Jesus Cristo. Fique de pé.

Se você nunca aceitou a Jesus como seu Senhor e Salvador, e hoje compreendeu que Ele é o dono de tudo e deseja devolver a Ele o controle da sua vida aceitando a Jesus como seja Salvador e Senhor, levante uma de suas mãos.

Oração

Mordomia começa com a devolução de tudo o que somos e temos ao legítimo dono. Assim, os papéis são restaurados: ele é o dono e nós os mordomos.

Próximo domingo, vamos continuar a falar sobre mordomia cristã e trazer aplicações sobre como viver a vida quando Deus é dono dela e nós somos seus mordomos.

07 setembro 2006

A mulher do poço


Por Aristarco Coelho

A região se chamava Samaria e o vilarejo é conhecido como Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José.

O céu amanhecera sem nuvens e prometia um dia com muita luz, mas o coração daquela mulher era o mesmo da noite anterior, a mesma busca de ontem e anteontem, mais um dia procurando significado para a vida.

Envolveu-se com os afazeres de casa até que chegasse a hora de ir ao poço próximo da cidade e buscar água sem o desconforto de encontrar com outras pessoas e mais uma vez sentir-se desprezada pelos olhares e comentários sussurrados.

Próximo dali, na Judéia, ele decidiu virar as costas para a fama, literalmente fugir dela. Os comentários eram de que ele batizava mais discípulos que o seu primo João, reconhecido por todos como um grande profeta. Fugiu da fama com um grupo de amigos e foi em direção à Galiléia.

Sol a pino, cansado da viagem, parou em um poço próximo a Sicar. Foi quando ela chegou para pegar água. É sempre assim: o calor do meio dia afugenta a todos e assim ela pode pegar água sem ser incomodada; por isso ficou surpresa quando de longe viu que havia outra pessoa próxima ao poço. Quando chegou, surpresa maior: um judeu.

Ele pediu água. Ela ficou quase indignada e lembrou que ele era judeu e ela samaritana; que ele era homem e ela era mulher. Enfim, aquela conversa não deveria estar acontecendo!

Ele insistiu! Falou que tinha um tipo de água que mata a sede para sempre. Ela ficou confusa. Que água era aquela que mataria a sede para sempre? Como ele poderia tirar água do poço se não tinha nada nas mãos para isso?! Quem era esse homem que dizia ter algo melhor para oferecer?

Ele insistiu novamente! Falou que a água do poço mata a sede mas só por um momento; a água viva, que ele tem pra dar, mata a sede para sempre. Ela não teve dúvidas! Imagine não ter que ir todos os dias, sol a pino, buscar água pra matar a sede! Imagine não correr o risco de ser desprezada com os olhares e humilhada com as palavras! Oh, Senhor dá-me dessa água!

Ele começou a se aproximar. Sugeriu que ela fosse chamar seu marido para os dois receberem dessa água. Ela se entristeceu. Não tinha marido. Sua vida amorosa e familiar tinha sido um desastre. Trocara tantas vezes de companheiro e por motivos tão fúteis que não sabia mais o que era ser amada.

Ele chegou mais perto: Já tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu. Ela ficou impressionada, mas sentiu-se ameaçada. Como aquele estranho sabia sobre a sua vida? Sua história havia ultrapassado as fronteiras ou aquele homem era um tipo de profeta? Quem sabe o messias prometido? Ninguém jamais havia falado de forma tão direta sobre o estado da sua vida, mas como permitir que aquele homem se aproximasse de seus sentimentos mais profundos da sua alma?

Ela lembrou que ele era judeu. Lembrou que havia uma linha divisória entre eles. Era assim que ela o afastaria! Nós adoramos aqui no monte, vocês adoram em Jerusalém. Vocês são judeus, nós samaritanos. Escondido no argumento, um pedido: por favor, não chegue mais perto do meu coração!

Ele contornou o obstáculo. O lugar não era importante. Vai chegar um tempo em que a adoração a Deus acontecerá fora de Jerusalém e longe desse monte. Aí não vai fazer diferença quem é judeu ou samaritano. Ela ouvia curiosa.

Ele explicou melhor. Deus procura verdadeiros adoradores. Não é o lugar de adoração que torna um adorador verdadeiro, não é assim que Deus avalia. O que faz verdadeiro o adorador é qualidade da adoração. Ela ouvia atenta.

Ele continuou explicando. Adorar não é apenas cumprir os rituais da lei. A lei mata; o espírito vivifica. O próprio Deus é espírito e se alegra quando encontra adoradores que o adoram em espírito; não para cumprir formalidade, não pela obrigação do medo, não para obter favores.

Ele se alegra quando encontra adoradores que o adoram em verdade; adoração sem fingimento do que se é, adoração sem farsa do que se vive, adoração sem falsidade no falar.

Ela foi tocada pelas palavras daquele homem. Adorar a Deus de espírito livre e sem esconder quem era! Essa era a sua esperança com a vinda do messias.

Poder abrir o coração diante de alguém que conheça os detalhes da sua vida e ainda assim lhe receba; chorar suas dores e angústias para alguém que saiba o que elas significam; lamentar pos seus erros e clamar por consolo! Ela não tinha dúvidas: isso sim, poderia saciar a sede da sua alma!

Mas apenas o Cristo de Deus, o messias prometido, o salvador esperado poderia ser a água para matar essa sede. Ela baixo a cabeça.

Ele olhou para ela e disse: Eu o sou, eu que falo contigo.

Ela o ouviu dizer que era o messias. O seu coração palpitou forte. Ela jamais se acharia digna de vê-lo face a face, mas era verdade. Ele estava ali. Ela largou o cântaro e correu para a cidade. Ele viu a alegria em sua face e também se alegrou.

Ela não podia guardar a notícia, contou para outras pessoas. Ela não podia adorá-lo sozinha, chamou outros para confirmarem com ela: ali estava o messias. A água viva que mata a sede da alma.

27 agosto 2006

Em espírito e em verdade - Parte 4

Introdução

Domingo passado compreendemos duas coisas muito importantes sobre a verdadeira adoração, aquela em espírito e em verdade da conversa entre Jesus e a mulher de samaria.

Primeiro
Não há como separar as dimensões da natureza humana: na adoração a mente reconhece quem Deus é, as emoções reagem à Sua grandeza, soberania, bondade e poder e o corpo responde em adoração e manifestações de exaltação. Por isso adoração é plena quando permitimos plena liberdade de expressão.

Segundo
É impossível prestar uma adoração verdadeira sem a mediação do Espírito Santo de Deus. É o Espírito que interpreta nossa adoração. É Ele também quem faz nascer em nós o desejo de adorar como uma resposta ao caráter de Deus. Sem a mediação e motivação do Espírito de Deus a adoração não passa de esforço humano enfeitado de liturgia sem valor. Por isso não devemos temer a intervenção do Espírito de Deus em nossa adoração e sim clamar por isso.

Até agora temos falado da adoração individual. Temos falado que o verdadeiro adorador é aquele que tem uma relação pessoal tão intensa com Deus que isso o leva a adorar. Temos falado de adoração como um estilo de vida em que o ser humano criado reconhece a soberania de Deus no mundo e em sua vida e por isso adora.

Hoje, vamos concluir essa série de mensagens falando sobre a manifestação comunitária da adoração, aquela que acontece quando o povo de Deus, reunido, exalta o seu Senhor, declara suas grandezas e fala do que Ele representa em suas vidas.

Desejo de Comunhão

Não é necessário que estejamos juntos para que haja adoração verdadeira a Deus. No seu quarto, em seu carro, no caminho de casa, voltando da padaria ou em qualquer outro lugar você pode declarar falar das grandezas de Deus e declarar seu amor por Ele. A adoração é essencialmente um dos canais que nos ligam diretamente ao Pai.

Mas, cada um de nós tem a necessidade de estar junto com outros que também adoram ao Deus criador e expressar nossa experiência individual e particular com outras pessoas. Deus nos fez com um profundo desejo de comunhão com outros adoradores.


(1) Vinde, cantemos ao SENHOR, com júbilo, celebremos o Rochedo da nossa salvação. (2) Saiamos ao seu encontro, com ações de graças, vitoriemo-lo com salmos. (3) Porque o SENHOR é o Deus supremo e o grande Rei acima de todos os deuses. (4) Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes lhe pertencem. (5) Dele é o mar, pois ele o fez; obra de suas mãos, os continentes. (6) Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou. (7) Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão. (Salmos 95:1-7 ARA)

(22) A meus irmãos declararei o teu nome; cantar-te-ei louvores no meio da congregação; (23) vós que temeis o SENHOR, louvai-o; glorificai-o, vós todos, descendência de Jacó; reverenciai-o, vós todos, posteridade de Israel. (24) Pois não desprezou, nem abominou a dor do aflito, nem ocultou dele o rosto, mas o ouviu, quando lhe gritou por socorro. (25) De ti vem o meu louvor na grande congregação; cumprirei os meus votos na presença dos que o temem. (Salmos 22:22-25 ARA)

(1) Aleluia! Cantai ao SENHOR um novo cântico e o seu louvor, na assembléia dos santos. (2) Regozije-se Israel no seu Criador, exultem no seu Rei os filhos de Sião. (3) Louvem-lhe o nome com flauta; cantem-lhe salmos com adufe e harpa. (4) Porque o SENHOR se agrada do seu povo e de salvação adorna os humildes. (5) Exultem de glória os santos, no seu leito cantem de júbilo. (6) Nos seus lábios estejam os altos louvores de Deus, (Salmos 149:1-6 ARA)

Quando adoramos na companhia de outras pessoas, nossa adoração é encorajada pela força da unidade e somos fortalecidos com a adoração dos nossos irmãos.

Como posso expressar minha adoração em comunidade?

Há muita celeuma sobre a forma de expressar adoração quando estamos em comunidade. Enquanto em algumas igrejas as pessoas se jogam no chão ou passam o culto em gargalhadas santas, em outras o coitado do irmão fica com a perna dormente porque não pode nem virar de lado.

O capítulo 14 da primeira carta de Paulo aos Coríntios tem diversas orientações sobre o uso dos dons nos cultos públicos. Para essa reflexão, merece destaque o verso 26, onde encontramos alguns princípios que deve nortear nossa adoração pública.


Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele, outra língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação. (I Coríntios 14:26)

Diversidade das expressões

Vivemos muito tempo sob uma ditadura militar, mas precisamos entender que igreja não é quartel. No quartel todos usam a mesma roupa, marcham no mesmo ritmo e respondem na mesma hora. A adoração pública precisa de ordem, mas não precisamos ser guiados o tempo todo; senta, levanta, canta, lê, senta, ora, levanta, lê, senta, pode sair.

A diversidade das expressões de adoração permite que enquanto alguns cantam, outros oram; Enquanto um ora, outros proclamam as grandezas de Deus; o limite dessas sobreposições é que não haja prejuízo para a adoração do outro.

A diversidade das expressões faz com que o culto não se torne um samba de uma nota só. Escrevendo aos coríntios, Paulo fala de salmo, doutrina, revelação, língua e interpretação, mas podemos falar também de cântico, testemunho, expressões corporais (dançar, erguer as mãos, bater palmas, prostrar-se, ajoelhar-se), oração, declamação, dedicação de ofertas, palavras de exortação e encorajamento.

A diversidade nas expressões de adoração não deve se tornar uma condição obrigatória. Ela não pode se tornar em mais um tipo de prisão, que agora nos obriga a apresentar um espetáculo com dezenas de números. A diversidade nas expressões de adoração é a marca da liberdade que temos em Cristo Jesus e deve ser exercida à luz dos demais princípios que vamos ver agora.

Pluralidade na adoração

A igreja se reúne para adorarmos juntos, não para assistirmos a adoração de alguns. Muita gente tem confundido as coisas freqüentado cultos como este em que você se encontra com o mesmo espírito de quem vai um espetáculo no teatro, de quem assiste um programa na TV ou vai a um show de música.

O Apóstolo Paulo explica que um tem salmo, outro doutrina, outro, revelação, outro, outro, outro... Quando nos reunimos cada um de nós precisa trazer seus próprios motivos de adoração e adorar. O louvor não é para mim nem para você, é para o único digno de adoração. Se você não vem para adorar, porque você está aqui?! Você precisa saber que há lugares muito mais interessantes, se o seu objetivo é outro. Culto não é programa de auditório!

Se o culto não é lugar para quem quer assistir, também não é lugar para quem quer se apresentar. Por isso cada um de nós precisa expor o coração diante de Deus e pedir que suas motivações sejam sondadas pelo Espírito de Deus. Os dons espirituais não são atrações especiais nem os adoradores são meros artistas exibindo a sua arte. Na adoração, adoradores e dons são colocados diante da presença de Deus como expressão de gratidão por sua presença em nossas vidas.

Na adoração comunitária todos nós e cada um de nós nos voltamos para exaltar ao Senhor por que Ele é Deus soberano, perfeito em amor e fez grandes coisas por nós. Não é privilégio de um só. É um chamado para todos.

Edificação para a Igreja

Quando adoramos juntos, essa adoração não pode ser motivo de tropeço para o irmão que está ao nosso lado. De uma forma bem simples, não faz sentido você dizer que agora vai adorar a Deus sapateando embaixo da cadeira do irmão da frente porque isso faz você sentir-se bem.

A adoração deve ser um exercício não só do corpo, mas também da mente e das emoções. Não é sensato você expressar sua adoração sapateando o culto todo embaixo da cadeira do irmão; além de não ser sensato, pode causar um grande transtorno se o irmão da frente não conseguir se concentrar um minuto para orar ao Senhor.

Não há problema se você, na sua casa, louvar ao Senhor com um dia inteiro de sapateado, mas quando estamos juntos o limite é a possibilidade de edificar a vida do irmão.

Esse princípio é um antídoto contra o egoísmo que só vê a si mesmo. Adorar em comunidade é preservar a comunhão em meio à adoração. Isso é prova de maturidade.

Diversidade nas expressões de adoração: uma sinfonia de adoração; Pluralidade na adoração: o compromisso de cada um em expressar sua adoração e Edificação para a Igreja: o louvor que pensa no direito que outro tem de louvar.

Um chamado para adorar

Davi queria construir um templo para homenagear o Senhor. Um lugar de adoração onde as pessoas pudessem oferecer buscar a face de Deus e oferecer a Ele ofertas de gratidão.

Deus disse que essa tarefa seria realizada por Salomão, filho de Davi (como realmente foi), mas que Davi deveria arrecadar junto ao povo os recursos para a construção. Ele mesmo, Davi, e seus oficiais, entregaram ofertas voluntárias para a construção do Templo. Em seguida todo o povo também ofertou.

Quando Davi viu que as pessoas estavam, de coração sincero e espontaneamente suprindo os recursos para a construção do templo ele orou em gratidão ao Senhor, adorou a Deus por ter tocado todo o povo com liberalidade, alegrou-se muito e fez o seguinte convite


Então, disse Davi a toda a congregação: Agora, louvai o SENHOR, vosso Deus. Então, toda a congregação louvou ao SENHOR, Deus de seus pais; todos inclinaram a cabeça, adoraram o SENHOR e se prostraram perante o rei. (I Crônicas 29:20 ARA)