15 agosto 2007

George Fox (1624-1691)

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George Fox was born in Drayton-in-the-Clay, Leicestershire, England, the son of Puritan parents. Little is known of his early life, apart from what he wrote in his journal: "In my very young years, I had a gravity and stayedness of mind and spirit not usual in young children. Insomuch that, when I saw old men behave lightly and wantonly toward each other, I had a dislike thereof raise in my heart, and I said within myself, `If ever I come to be a man, surely I shall not do so, nor be so wan- ton.'"


At the age of 19, he gained deep, personal assurance of his salvation and began to travel as an itinerant preacher, seeking a return to the simple practices of the New Testament. He abhorred technical theology, and preached a faith borne of experience, freshly fed and guided by the im- mediate presence of the Holy Spirit.


Fox was persecuted almost daily, yet his power of en- durance was phenomenal. He was beaten with dogwhips, knocked down with fists and stones, brutally struck with pikestaves, hard beset by mobs, incarcerated eight times in the pestilential jails, prisons, castles and dungeons--yet he went straightforward with his mission as though he had dis- covered some fresh courage which made him impervious to man's inhumanity.


He undertook as far as possible to let the new life in Christ take its own free course of development in his min- istry. He shunned rigid forms and static systems, and for that reason he refused to head a new sect or to start a new denomination, or to begin a new church. He would not build an organization of any kind. His followers at first called them- selves "Children of the Light," and later adopted the name "The Society (or Fellowship) of Friends."


Fox preached and traveled for 40 years throughout England, Scotland, Holland, and America. His life demon- strated the truth of his famous saying, "One man raised by God's power to stand and live in the same spirit the apostle and prophets were in, can shake the country for ten miles around."


Written by: Ruckman

Issac Backus (1724–1806)

“Quem poderá ouvir o Cristo declarar que seu reino não é desse mundo e, assim mesmo, acreditar que essa fusão de Igreja e Estado possa estar lhe agradando?”

Essas palavras são de Issac Backus, um dos principais oradores do “púlpito da Revolução Americana”. Muitas vezes posto ao lado de figuras como Roger Williams, John Leland, Thomas Jefferson, e James Madison, Issac Backus é uma das “personagens mais proeminentes na instituição da liberdade de consciência na América”. Seu comprometimento com a liberdade de consciência e de ação é melhor articulada nos seus sermões publicados em 1773, sob o título “Um apelo ao público para a liberdade religiosa contra as opressões dos dias de hoje”

Nascido em Norwich, em Connecticut em 1724, Backus foi convertido ao cristianismo em 1741. Frequentou a Igreja Congressional Separatista por cinco anos e, em 1746, decidiu tornar-se pregador na tradição de George Whitefield. Ordenado em 1748, tornou-se batista em 1751, quando assumiu a Igreja Batista de Middleborough em Massachusetts.

Backus logo percebeu que a medida de controle que a igreja estatal oficial tinha sobre o governo civil do Estado reduzia as liberdades dos grupos religiosos não oficiais. O poder legislativo compeliu cada cidade a criar e manter uma igreja estatal, além de contatar e prover à subsistência de um ministro portador de graduação acadêmica, tudo isso custeado pelos impostos dos cidadãos, não importando a filiação religiosa. Os que se recusassem a pagar o imposto estavam sujeitos à punição estatal por meio de seu agente, ou seja a congregação estadual local, e até mesmo o confisco das propriedades pessoais e prisão.

Backus acreditava que essa união de igreja e estado negava a cada um o direito de cultuar a Deus da forma que lhe satisfazia, bem como igualava o apoio à uma igreja estatal às ações inglesas, tão condenadadas pelo legislativo de Massachusetts. Sustentava que a liberdade de consciência, onde incluía da liberdade religiosa, era o tema central, não só nas Escrituras, mas também na tradição liberal. Em 1774, Backus instruiu os delegados do Primeiro Congresso Continental sobre a importância da liberdade religiosa e também serviu como delegado de Middleborough na convenção de Massachusetts que ratificou a Constituição, em 1788.

Fonte: http://www.acton.org/article.php?article=42

Abraham Booth (1734-1806)

Nasceu em Blackwell, condado de Derbyshire, Inglaterra. Quando tinha vinte e quatro anos, casou-se com Elizabeth Bowmar, filha de um fazendeiro, e logo após abriu uma escola num subúrbio de Nottingham.

A pregação de alguns Batistas levou-o a um senso religioso e, em 1755, ele foi batizado por imersão. Em 1760, Booth tornou-se superintendente da congregação em Kirby-Woodhouse. Até então ele era um arminiano convicto, porém a partir daí ele mudou de posição, passando para as doutrinas sustentadas pelos Batistas Particulares.

Sua obra "O reinado da graça" foi escrita em 1768. Logo depois disso a Igreja Batista Particular em Little Prescot Street, Londres, convidou-o a ser seu pastor, e nela foi ordenado em 1769. Booth faleceu em 1806, tendo sido pastor por trinta e cinco anos.

Durante seu pastorado, foi fundada uma academia que hoje está em Oxford, conhecida como Regents Park College, destinada ao treinamento ministerial. Seus vários escritos foram coligidos e publicados em três volumes em 1813. A atual Igreja Batista Church Hill em Walthamstow, Londres – descendente direta da igreja em Little Prescot Street – ainda possui placa memorial erigida em homenagem a Booth pelos membros daquela igreja.

James P. Boyce (1827-1888)

James P. BoyceJames P. Boyce was one of the founders of the Southern Baptist Theological Seminary, serving as chairman of the faculty from 1859 to 1888 and as the first president in 1888. Boyce not only served as the first professor of theology at the seminary, but also as the first librarian. He had a great love of books, and his library served as the core of the institution's collection for many years. Near the end of his life, Boyce gave five thousand volumes to the seminary library; one of his last triumphs was the receipt of a gift from Mrs. J. Lawrence Smith that enabled the seminary to build its first library building in downtown Louisville.

The Boyce Papers include eleven boxes of correspondence from his service on behalf of the seminary. In addition to the papers, the seminary houses items that were donated from the estate of Miss Lucy G. Boyce. These items include furniture as well as photos and papers from Dr. Boyce. One of the chief treasures received from Miss Boyce was several manuscript sermons by Dr. Boyce, the only extant sermons known to survive from the seminary's founder.

Edward Bouverie Pusey (1800-1882)



Teólogo inglês nascido em Pusey, Berkshire, que iniciou o puseísmo, movimento ritualístico que aproximou do catolicismo uma parte da Igreja anglicana. Estudou no Christ Church College, Oxford, e foi eleito fellowship em Oriel College (1823). Estudou teologia e idiomas semíticos em Göttingen e Berlim e foi ordenado um padre anglicano (1828) e foi feito professor regius de hebraico (1828) em Oxford, e cânon da Christ Church, um posto que ele manteve pelo resto de sua vida. Alinhou-se formalmente e foi uma das principais figuras do Oxford Movement (1833), movimento que buscou reavivar no Anglicanismo os ideais da igreja do século XVII.

O principal ponto defendido pelo movimento era demonstrar que a Igreja Anglicana era uma descendente direta da Igreja estabelecida pelos apóstolos.. A partir de sua posição de Regio Professor de Hebraico em Oxford e de Cânon da Igreja de Cristo, procurou restaurar na alta constituição da Igreja, doutrinas tais como a da confissão auricular e a transubstanciação. Tornou-se (1836) editor da influente Library of Fathers e contribuiu com vários estudos de trabalhos de patrísticos e retirou-se do movimento de Oxford (1841).

Morreu no dia 16 de setembro (1882), em Ascot Priory, Berkshire, e seu nome foi perpetuado na Pusey House, em Oxford, onde sua biblioteca foi mantida. Suas principais obras foram os sermões The Holy Eucharist, a Comfort to the Penitent (1843), The Entire Absolution of the Penitent (1846) e The Rule of Faith (1851) e Eirenicon (3 partes, 1865-1870), um empenho para achar maneiras de reunir o Catolicismo romano com a Igreja de Inglaterra e que gerou uma controvérsia considerável com o Cardeal Newman.
Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/, citado em http://www.brasilescola.com/biografia/edward-bouverie-pusey.htm