14 junho 2009

Porque você ama a Deus?


Quais são as pessoas próximas de você a quem você tem devotado o seu amor? Quem você ama profundamente: seu esposo ou esposa, seus filhos, sua mãe, seu pai, um amigo ou amiga de infância? O que nos leva a amar alguém?


Não há como negar que o amor verdadeiro só tem a oportunidade de nascer em meio ao calor dos relacionamentos. Só é possível amar de verdade aqueles cujas vidas tocaram nossa vida, que de alguma forma partilharam conosco a experiência de viver, esses é que são passíveis de serem amados.
.
É possível ser cordial com qualquer pessoa, também é possível ser caridoso com alguém que não conhecemos. Somos capazes de nos compadecer por pessoas que nunca vimos, apenas porque ouvimos suas histórias. É até é possível alimentar uma paixão à distância. Mas o amor precisa de convivência para nascer e se desenvolver. Não que a convivência em si seja suficiente, mas é necessária e imprescindível.
.
A Bíblia diz que Deus é amor. Em Deus o amor simplesmente existe, mas fora de Deus ele precisa de motivos para existir. O amor não é um sentimento sem razão; ele precisa de terra para fixar suas raízes. Esse chão é produzido através dos relacionamentos.
.
Deus ama por sua própria natureza; nós precisamos de motivos para amar. Pelas Escrituras sabemos que Deus nos ama. E você? Ama a Deus? Por quê?
.
Davi
.
Para mim, um dos personagens bíblicos mais intrigantes e humanos é Davi. Caçula de uma grande família, Davi tinha tudo para se tornar mimado e cheio de vontades, mas foi acostumado ao trabalho duro de pastorear ovelhas. Isso o ajudou a desenvolver a bravura e a coragem
.
Davi era criativo. Inventava instrumentos musicais, escrevia poesias e compunha músicas. Quando Saul, o Rei de Israel, ficava triste, mandava chamar Davi para tocar música porque a música de Davi acalmava seu espírito.
.
Davi lutou contra inimigos mais poderosos do que ele. Ele enfrentou em um duelo mano-a-mano um soldado filisteu que fazia pouco caso de exército de Israel.
.
Davi foi perseguido injustamente e jurado de morte pelo Rei. Ele escondeu-se em cavernas, fez acordos e alianças para garantir a própria vida. Na batalhas que travou, matou muitas pessoas.
.
Ele tornou-se um grande general de guerra, conquistou muitas terras, venceu batalhas, teve filhos e filhas, passou por problemas na família.
.
Davi traiu um de seus soldados mais fiéis, para lhe tomar a esposa e foi traído por seu próprio filho, que o perseguiu e expulsou de Jerusalém depois de ter minado politicamente a liderança do Pai.
.
Davi viveu a vida. Deus estava com ele, isso é verdade. Mas Ele também estava com Deus. Muitos dos salmos de Davi foram escritos no meio dessa vida turbulenta e cheia de emoções: uma vida de verdade, não um laboratório de vida.
.
Salmos 116:1-9
.
Foi no meio da vida que Davi aprendeu a amar ao Senhor. Não foi pelos livros, ou pela boca de outra pessoa, mas foi vivendo a vida. O salmo 116, escrito por Davi, fala um pouco desse amor que nasce do relacionamento com Deus.
.
(1) AMO AO SENHOR, porque Ele sempre ouve e atende as minhas orações. (2) Ele me escuta com toda a atenção; por isso sempre pedirei a sua ajuda para minha vida. (3) A morte me olhou de frente e quase me levou no seu laço; fiquei completamente dominado pelo medo, e o desespero e a tristeza me pegaram. (4) Então, gritei, pedindo ajuda ao Senhor: "Ó Senhor, salva a minha vida! " (5) Vi assim como o Senhor é bondoso e como é grande a sua justiça; o nosso Deus é cheio de misericórdia por nós. (6) O Senhor cuida das pessoas simples e sinceras; eu estive a ponto de morrer e Ele me salvou. (7) Agora minha alma pode ficar bem tranqüila, porque o Senhor me deu grandes bênçãos. (8) Tu, Senhor, livraste da morte, a minha alma, enxugaste as minhas lágrimas de tristeza e não deixaste os meus pés tropeçarem no laço. (9) Por isso, eu viverei bem perto do Senhor até o fim da minha vida.
.
Davi tinha motivos para amar o Senhor. Deus estava presente no meio da sua vida. Diante dos perigos e ameaças ele pedia a ajuda de Deus. Deus fazia parte da vida dele em tantos momentos que Davi podia até afirmar coisas sobre o jeito de Deus agir.
.
Quais são os motivos que você tem para amar o Senhor? Ele faz parte da sua vida real? Ou você inventou uma vida de laboratório, uma vida religiosa, para ele participar?
.
Ele ouve as orações
.
(1) AMO AO SENHOR, porque Ele sempre ouve e atende as minhas orações. (2) Ele me escuta com toda a atenção; por isso sempre pedirei a sua ajuda para minha vida. (Salmos 116:1-9)
.
Um dos motivos pelos quais Davi amava ao Senhor é porque ele sabia por experiência própria que podia falar e contar com a atenção de Deus.
.
Há quem pense que para entrarmos na presença de Deus é necessário algum tipo de protocolo especial ou alguma senha de acesso, mas a verdade é que Deus nos escuta com toda a atenção a qualquer momento de nossas vidas.
.
Não existe fila pra falar com Ele. Não tem uma hora certa, nem tem uma posição certa, não há condições a serem cumpridas nem tampouco um rito a ser obedecido.
.
Seja falando ou em pensamento, basta que você se dirija a Ele: Senhor, preciso de sua ajuda agora. Deus, estou com muito medo, acalme meu coração; Pai, eu me sinto oprimido e triste, enche meu coração de alegria.
.
Por experiência própria, Davi sabia que poderia contar com a ajuda de Deus para a vida.
.
E você, tem contado com Senhor para ajudá-lo em sua vida? O Senhor pode e quer fazer parte do seu dia-a-dia. Lembre-se que a vida com Cristo não é um coisa de final de semana, mas de caminhar juntos todos os dias, todas as horas: Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.
.
Ele sempre está presente
.
Davi experimentou esse cuidado amoroso de Deus com a sua vida em situações reais e bem diferentes.
.
(3) A morte me olhou de frente e quase me levou no seu laço; fiquei completamente dominado pelo medo, e o desespero e a tristeza me pegaram. (4) Então, gritei, pedindo ajuda ao Senhor: "Ó Senhor, salva a minha vida! "
.
Quem pratica alguma religião, cria uma vida artificial para se relacionar com Deus. Aí o cuidado amoroso de Deus invade as necessidades reais da vida real. Mas, quem decide convidar ao Senhor para andar com ele, pode experimentar o amor de Deus de maneira bem diferentes umas das outras:
.
Diante da morte
.
Há muitas situações em que a morte se apresenta diante de nós. Algumas são situações reais outras são sensações de morte que assediam nossas almas
.
Eu e Marina já sentimos a morte bem próxima de nós.
.
Davi disse que a morte o olhou de frente e quase o levou.
.
Mas algumas vezes somos invadidos por uma sensação de morte que não parecer ter explicação e isso atormenta a alma.
.
Tenho conversado com alguns dos nossos irmãos aqui do Caminho que lutam com Síndrome de Pânico: taquicardia, sudorese, ansiedade e um medo sem explicação de coisas simples como abrir uma porta ou sair na rua.
.
A morte não é fim da vida. A morte já foi vencida por Cristo Jesus.
.
52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. 53 Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade. 54 Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória". 55 "Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? " 56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57 Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 58 Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil. (1 Co 15:52)
.
Davi experimentou o amor de Deus diante da morte, e nós também podemos experimentar; se o convidarmos para participar de nossa vida real.
.
Diante do Medo
.
Davi, general de exércitos e grande guerreiro, disse que ficou completamente tomado pelo medo.
.
O medo faz parte da vida, mas não devemos permitir que ele assuma o controle das nossas vidas. Sofra ou não com Síndrome do Pânico, certamente você já viveu momentos de muito medo em sua vida. Quando esses momentos chegarem, faça como fez Davi
.
(4) Então, gritei, pedindo ajuda ao Senhor: "Ó Senhor, salva a minha vida! "
.
Quem vive na vida real tem medo, mas se você permitir que Cristo ande ao seu lado então você pedir: Ó Senhor, salva a minha vida.
.
O único antídoto eficaz contra o medo é o amor. Quando somos alcançados pelo amor, o medo não subsiste. Quando você chama Cristo para fazer parte de sua vida, o amor de Deus tem o poder de lançar fora o medo de nossas almas, à medida que vamos aprendendo a confiar nele.
.
16 Nós sabemos quanto Deus nos ama porque já sentimos o seu amor e porque cremos nele quando Ele nos diz que nos ama profundamente. Deus é amor, e qualquer um que vive em amor está vivendo em Deus e Deus está vivendo nele. 17 E, à medida que vivemos em Cristo, o nosso amor se torna mais perfeito e completo; e assim, nós não nos envergonharemos nem ficaremos perturbados no dia do juízo, mas poderemos apresentar-nos diante dele com confiança e alegria, porque ele nos ama e nós também O amamos. 18 Nós não precisamos ter nenhum receio de alguém que nos ama com perfeição; seu perfeito amor por nós afasta todo o temor daquilo que Ele poderia nos fazer. Se estamos com medo, é porque tememos aquilo que Ele poderia nos fazer, e isso mostra que não estamos completamente convencidos de que Ele realmente nos ama. (1Jn 4:16-18)
.
Davi experimentou o amor de Deus diante do medo, e nós também podemos experimentar; se o convidarmos para participar de nossa vida real.
.
Diante do Desespero
.
O desespero é falta de esperança. Davi o grande guerreiro, disse que passou por momentos em que já não via esperança para a sua vida.
.
Talvez você esteja passando por algo assim: uma terrível vontade de desistir de tudo, porque já não vê esperança para os problemas e aflições de sua vida.
.
Se Davi se sentiu desesperado, qualquer um de nós pode sentir-se assim também. Quem vive na vida real às vezes fica desesperado, mas se você permitir que Cristo ande ao seu lado então você fazer como Davi e pedir: Ó Senhor, salva a minha vida.
.
Eu preciso lembrá-lo de algo importante. Nada neste mundo será capaz de encher seu peito de esperança para esta vida e para a vida vindoura, senão Jesus Cristo, nosso salvado e nosso Senhor.
.
1Ti 1:1 DE: PAULO, missionário de Jesus Cristo, enviado por Deus, nosso Salvador, e por Jesus Cristo, nosso Senhor, nossa única esperança.
.
Davi experimentou o amor de Deus diante do desespero, e nós também podemos experimentar; se o convidarmos para participar de nossa vida real.
.
Diante da Tristeza
.
A tristeza quase sempre é resultado da frustração. Esperamos que a vida aconteça de determinada maneira e quando nossos desejos são frustrado, ficamos tristes.
.
Davi disse que a tristeza o pegou. É como se fosse uma armadilha. Esperamos que as coisas da vida aconteçam certinhas: o trabalho, a escola, a faculdade, o salário, o sogra, o negócio, o filho, a namorada... mas não temos controle sobre a vida. Então a tristeza nos pega.
.
Como podemos fugir da armadilha da tristeza? Davi dá a dica:
.
(4) Então, gritei, pedindo ajuda ao Senhor: "Ó Senhor, salva a minha vida! "
.
Quem vive na vida real, passa por tristezas. Não existe isso de que crente não se entristece. O que é verdadeiro é que podemos contar com o Senhor quando a tristeza se abater sobre nós. Podemos gritar e pedir a ajuda do Senhor.
.
Psa 43:4 Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu.
.
Reconheça sua tristeza, identifique as frustrações do seu coração e volte ao altar de Deus para colocar tudo diante dele. Chore o que você precisa chorar, lamente os lamentos do seu coração e faça do Senhor sua grande alegria.
.
Confie que a vontade dele e os planos dele para você são o que de melhor lhe pode acontecer e entregue a Ele suas frustrações.
.
Davi experimentou o amor de Deus diante da tristeza, e nós também podemos experimentar; se o convidarmos para participar de nossa vida real.
.
Conclusão
.
Davi encontrou motivos para amar a Deus, porque o Senhor fazia parte da vida Dele.
.
Ele experimentou o amor de Deus diante da morte, do medo, do desespero e da tristeza. Ao sentir-se amado por Deus, ele declarou o seu amor pelo Senhor. Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro.
.
Ao se relacionar com Deus na vida Real, Davi, o músico, o compositor, o criador de instrumentos, o conquistador de cidades, o general de exércitos, o pai, esposo e filho, encontrou motivos para amar o Senhor.
.
E você? Quais são seus motivos para amar o Senhor?

6 comentários:

Goiaba disse...

Irmão, muito bom os estudos que posta em seu blog, espero continuar podendo contar com seus pensamento guiados juntamente pele Espírito Santo! Deus abençoe!

Michelle disse...

Olá irmão, PAZ. Gostei muito dos seus artigos, fique com Deus.

Anonymous disse...

Uma bençao! Mais uma postagem linda.
Que Deus o abençoe e capacite sempre.
FElipe

Aristarco disse...

Obrigado pela leitura e pelos comentários, Goiaba.

Aristarco disse...

Espero que os artigos contribuam para o seu crescimento, Michelle.

Aristarco disse...

Obrigado, pela leitura do blog, Felipe. Continue comentando e divulgue para outros.