14 junho 2009

Porque você ama a Deus?


Quais são as pessoas próximas de você a quem você tem devotado o seu amor? Quem você ama profundamente: seu esposo ou esposa, seus filhos, sua mãe, seu pai, um amigo ou amiga de infância? O que nos leva a amar alguém?


Não há como negar que o amor verdadeiro só tem a oportunidade de nascer em meio ao calor dos relacionamentos. Só é possível amar de verdade aqueles cujas vidas tocaram nossa vida, que de alguma forma partilharam conosco a experiência de viver, esses é que são passíveis de serem amados.
.
É possível ser cordial com qualquer pessoa, também é possível ser caridoso com alguém que não conhecemos. Somos capazes de nos compadecer por pessoas que nunca vimos, apenas porque ouvimos suas histórias. É até é possível alimentar uma paixão à distância. Mas o amor precisa de convivência para nascer e se desenvolver. Não que a convivência em si seja suficiente, mas é necessária e imprescindível.
.
A Bíblia diz que Deus é amor. Em Deus o amor simplesmente existe, mas fora de Deus ele precisa de motivos para existir. O amor não é um sentimento sem razão; ele precisa de terra para fixar suas raízes. Esse chão é produzido através dos relacionamentos.
.
Deus ama por sua própria natureza; nós precisamos de motivos para amar. Pelas Escrituras sabemos que Deus nos ama. E você? Ama a Deus? Por quê?
.
Davi
.
Para mim, um dos personagens bíblicos mais intrigantes e humanos é Davi. Caçula de uma grande família, Davi tinha tudo para se tornar mimado e cheio de vontades, mas foi acostumado ao trabalho duro de pastorear ovelhas. Isso o ajudou a desenvolver a bravura e a coragem
.
Davi era criativo. Inventava instrumentos musicais, escrevia poesias e compunha músicas. Quando Saul, o Rei de Israel, ficava triste, mandava chamar Davi para tocar música porque a música de Davi acalmava seu espírito.
.
Davi lutou contra inimigos mais poderosos do que ele. Ele enfrentou em um duelo mano-a-mano um soldado filisteu que fazia pouco caso de exército de Israel.
.
Davi foi perseguido injustamente e jurado de morte pelo Rei. Ele escondeu-se em cavernas, fez acordos e alianças para garantir a própria vida. Na batalhas que travou, matou muitas pessoas.
.
Ele tornou-se um grande general de guerra, conquistou muitas terras, venceu batalhas, teve filhos e filhas, passou por problemas na família.
.
Davi traiu um de seus soldados mais fiéis, para lhe tomar a esposa e foi traído por seu próprio filho, que o perseguiu e expulsou de Jerusalém depois de ter minado politicamente a liderança do Pai.
.
Davi viveu a vida. Deus estava com ele, isso é verdade. Mas Ele também estava com Deus. Muitos dos salmos de Davi foram escritos no meio dessa vida turbulenta e cheia de emoções: uma vida de verdade, não um laboratório de vida.
.
Salmos 116:1-9
.
Foi no meio da vida que Davi aprendeu a amar ao Senhor. Não foi pelos livros, ou pela boca de outra pessoa, mas foi vivendo a vida. O salmo 116, escrito por Davi, fala um pouco desse amor que nasce do relacionamento com Deus.
.
(1) AMO AO SENHOR, porque Ele sempre ouve e atende as minhas orações. (2) Ele me escuta com toda a atenção; por isso sempre pedirei a sua ajuda para minha vida. (3) A morte me olhou de frente e quase me levou no seu laço; fiquei completamente dominado pelo medo, e o desespero e a tristeza me pegaram. (4) Então, gritei, pedindo ajuda ao Senhor: "Ó Senhor, salva a minha vida! " (5) Vi assim como o Senhor é bondoso e como é grande a sua justiça; o nosso Deus é cheio de misericórdia por nós. (6) O Senhor cuida das pessoas simples e sinceras; eu estive a ponto de morrer e Ele me salvou. (7) Agora minha alma pode ficar bem tranqüila, porque o Senhor me deu grandes bênçãos. (8) Tu, Senhor, livraste da morte, a minha alma, enxugaste as minhas lágrimas de tristeza e não deixaste os meus pés tropeçarem no laço. (9) Por isso, eu viverei bem perto do Senhor até o fim da minha vida.
.
Davi tinha motivos para amar o Senhor. Deus estava presente no meio da sua vida. Diante dos perigos e ameaças ele pedia a ajuda de Deus. Deus fazia parte da vida dele em tantos momentos que Davi podia até afirmar coisas sobre o jeito de Deus agir.
.
Quais são os motivos que você tem para amar o Senhor? Ele faz parte da sua vida real? Ou você inventou uma vida de laboratório, uma vida religiosa, para ele participar?
.
Ele ouve as orações
.
(1) AMO AO SENHOR, porque Ele sempre ouve e atende as minhas orações. (2) Ele me escuta com toda a atenção; por isso sempre pedirei a sua ajuda para minha vida. (Salmos 116:1-9)
.
Um dos motivos pelos quais Davi amava ao Senhor é porque ele sabia por experiência própria que podia falar e contar com a atenção de Deus.
.
Há quem pense que para entrarmos na presença de Deus é necessário algum tipo de protocolo especial ou alguma senha de acesso, mas a verdade é que Deus nos escuta com toda a atenção a qualquer momento de nossas vidas.
.
Não existe fila pra falar com Ele. Não tem uma hora certa, nem tem uma posição certa, não há condições a serem cumpridas nem tampouco um rito a ser obedecido.
.
Seja falando ou em pensamento, basta que você se dirija a Ele: Senhor, preciso de sua ajuda agora. Deus, estou com muito medo, acalme meu coração; Pai, eu me sinto oprimido e triste, enche meu coração de alegria.
.
Por experiência própria, Davi sabia que poderia contar com a ajuda de Deus para a vida.
.
E você, tem contado com Senhor para ajudá-lo em sua vida? O Senhor pode e quer fazer parte do seu dia-a-dia. Lembre-se que a vida com Cristo não é um coisa de final de semana, mas de caminhar juntos todos os dias, todas as horas: Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos.
.
Ele sempre está presente
.
Davi experimentou esse cuidado amoroso de Deus com a sua vida em situações reais e bem diferentes.
.
(3) A morte me olhou de frente e quase me levou no seu laço; fiquei completamente dominado pelo medo, e o desespero e a tristeza me pegaram. (4) Então, gritei, pedindo ajuda ao Senhor: "Ó Senhor, salva a minha vida! "
.
Quem pratica alguma religião, cria uma vida artificial para se relacionar com Deus. Aí o cuidado amoroso de Deus invade as necessidades reais da vida real. Mas, quem decide convidar ao Senhor para andar com ele, pode experimentar o amor de Deus de maneira bem diferentes umas das outras:
.
Diante da morte
.
Há muitas situações em que a morte se apresenta diante de nós. Algumas são situações reais outras são sensações de morte que assediam nossas almas
.
Eu e Marina já sentimos a morte bem próxima de nós.
.
Davi disse que a morte o olhou de frente e quase o levou.
.
Mas algumas vezes somos invadidos por uma sensação de morte que não parecer ter explicação e isso atormenta a alma.
.
Tenho conversado com alguns dos nossos irmãos aqui do Caminho que lutam com Síndrome de Pânico: taquicardia, sudorese, ansiedade e um medo sem explicação de coisas simples como abrir uma porta ou sair na rua.
.
A morte não é fim da vida. A morte já foi vencida por Cristo Jesus.
.
52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. 53 Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade. 54 Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória". 55 "Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? " 56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57 Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 58 Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil. (1 Co 15:52)
.
Davi experimentou o amor de Deus diante da morte, e nós também podemos experimentar; se o convidarmos para participar de nossa vida real.
.
Diante do Medo
.
Davi, general de exércitos e grande guerreiro, disse que ficou completamente tomado pelo medo.
.
O medo faz parte da vida, mas não devemos permitir que ele assuma o controle das nossas vidas. Sofra ou não com Síndrome do Pânico, certamente você já viveu momentos de muito medo em sua vida. Quando esses momentos chegarem, faça como fez Davi
.
(4) Então, gritei, pedindo ajuda ao Senhor: "Ó Senhor, salva a minha vida! "
.
Quem vive na vida real tem medo, mas se você permitir que Cristo ande ao seu lado então você pedir: Ó Senhor, salva a minha vida.
.
O único antídoto eficaz contra o medo é o amor. Quando somos alcançados pelo amor, o medo não subsiste. Quando você chama Cristo para fazer parte de sua vida, o amor de Deus tem o poder de lançar fora o medo de nossas almas, à medida que vamos aprendendo a confiar nele.
.
16 Nós sabemos quanto Deus nos ama porque já sentimos o seu amor e porque cremos nele quando Ele nos diz que nos ama profundamente. Deus é amor, e qualquer um que vive em amor está vivendo em Deus e Deus está vivendo nele. 17 E, à medida que vivemos em Cristo, o nosso amor se torna mais perfeito e completo; e assim, nós não nos envergonharemos nem ficaremos perturbados no dia do juízo, mas poderemos apresentar-nos diante dele com confiança e alegria, porque ele nos ama e nós também O amamos. 18 Nós não precisamos ter nenhum receio de alguém que nos ama com perfeição; seu perfeito amor por nós afasta todo o temor daquilo que Ele poderia nos fazer. Se estamos com medo, é porque tememos aquilo que Ele poderia nos fazer, e isso mostra que não estamos completamente convencidos de que Ele realmente nos ama. (1Jn 4:16-18)
.
Davi experimentou o amor de Deus diante do medo, e nós também podemos experimentar; se o convidarmos para participar de nossa vida real.
.
Diante do Desespero
.
O desespero é falta de esperança. Davi o grande guerreiro, disse que passou por momentos em que já não via esperança para a sua vida.
.
Talvez você esteja passando por algo assim: uma terrível vontade de desistir de tudo, porque já não vê esperança para os problemas e aflições de sua vida.
.
Se Davi se sentiu desesperado, qualquer um de nós pode sentir-se assim também. Quem vive na vida real às vezes fica desesperado, mas se você permitir que Cristo ande ao seu lado então você fazer como Davi e pedir: Ó Senhor, salva a minha vida.
.
Eu preciso lembrá-lo de algo importante. Nada neste mundo será capaz de encher seu peito de esperança para esta vida e para a vida vindoura, senão Jesus Cristo, nosso salvado e nosso Senhor.
.
1Ti 1:1 DE: PAULO, missionário de Jesus Cristo, enviado por Deus, nosso Salvador, e por Jesus Cristo, nosso Senhor, nossa única esperança.
.
Davi experimentou o amor de Deus diante do desespero, e nós também podemos experimentar; se o convidarmos para participar de nossa vida real.
.
Diante da Tristeza
.
A tristeza quase sempre é resultado da frustração. Esperamos que a vida aconteça de determinada maneira e quando nossos desejos são frustrado, ficamos tristes.
.
Davi disse que a tristeza o pegou. É como se fosse uma armadilha. Esperamos que as coisas da vida aconteçam certinhas: o trabalho, a escola, a faculdade, o salário, o sogra, o negócio, o filho, a namorada... mas não temos controle sobre a vida. Então a tristeza nos pega.
.
Como podemos fugir da armadilha da tristeza? Davi dá a dica:
.
(4) Então, gritei, pedindo ajuda ao Senhor: "Ó Senhor, salva a minha vida! "
.
Quem vive na vida real, passa por tristezas. Não existe isso de que crente não se entristece. O que é verdadeiro é que podemos contar com o Senhor quando a tristeza se abater sobre nós. Podemos gritar e pedir a ajuda do Senhor.
.
Psa 43:4 Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu.
.
Reconheça sua tristeza, identifique as frustrações do seu coração e volte ao altar de Deus para colocar tudo diante dele. Chore o que você precisa chorar, lamente os lamentos do seu coração e faça do Senhor sua grande alegria.
.
Confie que a vontade dele e os planos dele para você são o que de melhor lhe pode acontecer e entregue a Ele suas frustrações.
.
Davi experimentou o amor de Deus diante da tristeza, e nós também podemos experimentar; se o convidarmos para participar de nossa vida real.
.
Conclusão
.
Davi encontrou motivos para amar a Deus, porque o Senhor fazia parte da vida Dele.
.
Ele experimentou o amor de Deus diante da morte, do medo, do desespero e da tristeza. Ao sentir-se amado por Deus, ele declarou o seu amor pelo Senhor. Nós o amamos porque Ele nos amou primeiro.
.
Ao se relacionar com Deus na vida Real, Davi, o músico, o compositor, o criador de instrumentos, o conquistador de cidades, o general de exércitos, o pai, esposo e filho, encontrou motivos para amar o Senhor.
.
E você? Quais são seus motivos para amar o Senhor?
Postar um comentário