03 dezembro 2017

É natal!



É Natal!

O período natalino é marcado por muitas cores, luzes e festas. São dias de alegria e de belos cenários.  Mas não é sem tensão que alguns cristãos vivem esses dias. Por um lado, o Natal pretende ser a celebração do nascimento de Jesus e for assim deveria realmente ser motivo de festa; por outro lado, certas tradições e símbolos natalinos parecem muitas vezes sem qualquer relação com o evento mais importante da humanidade.

Aqueles que fixam seus olhos no menino que nasceu em um estábulo, na longínqua Belém, olham para as tradições e símbolos natalinos como formas de lembrar seu nascimento. Por vezes, no entanto, são questionados a respeito da procedência e da validade de tais costumes. Seriam necessários? Seriam eficazes? Resistem ao crivo das Escrituras?

Aqueles que se preocupam com a origem, natureza e forma de várias dessas tradições e perguntam-se sobre sua coerência com os eventos bíblicos e sua eficácia em apontar para o salvador, deparam-se com uma época rica em oportunidades para anunciar Jesus e para contar novamente a história da Redenção.  Não deveriam aproveitar a oportunidade e o interesse das pessoas? Não seriam a maioria desses símbolos inofensivos à fé?

 Durante quatro encontros iremos refletir sobre essas e outras questões relativas à temporada natalina. Quero convidá-lo a ficar conosco durante esse mês para juntos considerarmos o que é o Natal e o que ele tem a ver comigo e com você.

Primeiro iremos tratar sobre algumas perspectivas do significado do Natal para a cultura ocidental do século XXI. O que nossos amigos e colegas de trabalho entendem sobre o natal? O que essa época representa para eles?

Depois vamos lidar com o principais símbolos e tradições natalinas. Quais suas origens mais antigas? Quais o usos e significados que têm hoje? É possível conviver com eles? E usá-los como ponte para proclamação?

Em seguida vamos nos voltar para as Escrituras e olhar com atenção para os eventos que cercam o nascimento de Jesus. O que realmente aconteceu ali? Qual o seu propósito? Que implicações decorrem de seu nascimento?

Por fim, iremos meditar sobre o maravilhoso anúncio dos anjos aos pastores de ovelhas que estavam no campo naquela noite: “Não tenham medo. Estou-lhes trazendo boas novas de grande alegria”.
  
Tempo de Festa

Talvez uma das unanimidades quanto ao Natal seja que é um tempo de festa. Dezembro é o mês dos encontros e das confraternizações. As empresas marcam reuniões festivas, as famílias se juntam para celebrar e o amigos, de longe e de perto, agendam tempo junto. Não é raro que faltem dias em dezembro para acomodar todos os encontros. Natal é tempo de festa!

É difícil se opor ou mesmo questionar essa onda de alegria e celebração sem parecer, no mínimo, chato ou insensível. Aliás, porque alguém se oporia a tantos sorrisos, encontros festivos, abraços e desejos de felicidade? Certamente não faz sentido. Ainda assim há um incômodo em muitos cristãos e ele me parece estar relacionado à razão da festa.

A condição natural de uma festa é a de ser uma consequência. Celebrações acontecem por alguma razão. Primeiro acontece algo, um fato, um evento, uma situação, que é a fonte e a origem da alegria. Não cabendo em um único momento ou ainda precisando ser compartilhada, essa alegria pede uma festa, uma celebração.

Acontece que às vezes as festas são retiradas da condição de consequência de uma grande alegria e colocadas como fonte da própria alegria. Isso tem o poder de descaracterizar as celebrações, tornando-as um fim em si mesmas. A alegria por algo acontecido pode durar por muito tempo, mas a alegria de estar alegre pode ser frustrante e bem transitória. Não é à toa que o escritor de Eclesiastes (7.6) afirma:

6 porque assim como crepitam os gravetos debaixo do caldeirão, tal é o riso do insensato. Isso também é fugaz, (PAST)

Parece que para muitos o Natal é apenas mais uma festa. Uma festa com comida e bebida, pra gente se alegrar, e que virou um fim em si mesma. Não há uma razão que não seja a própria festa, ou pelo menos eles não se lembram, ou nunca foram informados do motivo pelo qual essa festa acontece.

Outros, embora reconheçam o motivo da festa, não tem uma razão pessoal para celebrá-la. Participam de uma festa que é de outros, apenas para serem agradáveis. Por isso, ao final da noite, ao voltarem para casa, não sobra muita coisa para manter o coração aquecido. Não é à toa que muitas pessoas consideram essa época uma das mais tristes.

Mas essa situação triste não precisa continuar na vida de ninguém. Veja o que disse o anjo que anunciou aos pastores de ovelha o nascimento de Jesus:

“Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lc 2.10,11(NVI)

A notícia alegre é para todo o povo. Vejam irmãos que grande oportunidade temos diante de nós! Veja amigo, que a festa também pode ser sua.

Sem dúvida vamos falaremos durante esses quatro encontros mais sobre o nascimento de Jesus como razão para celebrar o Natal, mas por hora precisamos compreender que essa não é uma realidade presente na vida todas as pessoas.

Tempo de Presentes

Outra característica da época de Natal são os presentes. Trocar presentes é uma das tradições mais comuns nas festas de final de ano. Amigos secretos, ocultos, revelados, da onça e outras brincadeiras tomam conta das festas de família e no trabalho.

Dar e receber presentes é bom. O que não é bom é ficar refém do consumismo. Presentes são mais importantes por causa da intenção e do amor que eles representam do que pelo valor econômico que eles têm. Portanto presente não devem ser usados para fazer de conta que amamos.

Quando os presentes se tornam disfarces a gente perde a confiança no outro. Talvez por isso algumas pessoas considerem essa época do ano aquela em que as pessoas mais mentem e agem com falsidade. As crianças passam intactas por essas falsidades e talvez por esse motivo o Natal tem se tornada cada vez mais uma festa infantil.

No nascimento de Jesus também teve presente. Reis que vieram do oriente chegaram de longe com presentes ao rei recém-nascido. Percorreram meio mundo para demonstrar sua deferência e reconhecimento ao Rei do Reis.

10E vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. 11Ao entrarem na casa, encontraram o menino com Maria, sua mãe, e prostrando-se o adoraram. Então abriram seus tesouros e lhe ofertaram presentes: ouro, incenso e mirra. Mateus 2.10,11 (KJA)

Por outro lado, o próprio Jesus é um presente de Deus para a humanidade.

14"Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor".

Durante esses quatro dias iremos falar mais sobre presentear a Jesus com nossas vidas e também sobre esse presente de Deus que é Jesus. Por hora, precisamos compreender que os presentes de Natal nem sempre são expressões de amor. É que talvez, por isso, algumas pessoas olhem para esse tempo com certo descaso e fisgados pelo consumismo, gastam mais do que têm tentando simular relacionamentos que ainda não são o que deveriam ser.
  
Natal é tempo de Festa e presentes. Mas é preciso saber o motivo da festa. É preciso receber o presente de Deus. É preciso dar em presente a Deus e às pessoas.


É nesse ambiente, de certa forma confuso, que somos chamados a dizer algo que ao mesmo tempo desafie para vida aqueles que se sentem encolhidos e tristes e conforte com paz e esperança aqueles cujo o coração bate acelerado e apreensivo.

Nenhum comentário: