09 agosto 2021

Um pai como Deus

Um pai como Deus

Aristarco Pereira Coelho

Deus é Pai

 

Introdução

Domingo passado vimos que o Deus da Bíblia é pai. No entanto, algumas experiências com homens descontrolados, desorientados e inseguros, que vivem para si, desligados de seu papel como pai, turvam a visão de um Deus que é pai. E quando esses modelos adoecidos de paternidade nos tocam, o desejo natural é fugir do Deus que é pai.

Há vários caminhos para essa fuga da presença de Deus. Domingo passado vimos três deles.

PRIMEIRO é virar às costas ao Deus que é pai e correr para os braços divindades femininas que parecem mais compreensíveis. Muitos têm corrido para os braços de Maria, mãe do Senhor Jesus. Ela foi uma serva preciosa do Senhor, uma mulher íntegra e cheia de virtudes. Humana como nós somos, ela morreu e hoje aguarda a plena revelação do seu Senhor. Maria nunca pretendeu essa condição de mediar nosso relacionamento com Deus.

SEGUNDO caminho é despersonalizar Deus e tratá-lo como uma força associada à natureza. O panteísmo é a forma mais comum dessa fuga. Quem trilha esse caminho não acredita em um Deus com consciência de si mesmo, que interaja com as pessoas e muito menos que tenha opinião sobre nossa maneira de viver. Quem foge por esse caminho transforma Deus numa energia cósmica integrada ao universo.

TERCEIRO caminho de fuga é tratar Deus como se Ele fosse uma combinação entre o gênio da lâmpada e o Papai Noel, acreditando que se formos bonzinhos ele vai atender os nossos desejos. Com um Deus assim tudo é apenas funcional: a gente pede e espera que ele atenda as nossas orações. Troca-se a presença de Deus por aquilo que ele pode dar.

Cada uma dessas situações é uma fuga da presença de um Deus pessoal que se apresentou com um pai. Este ciclo segue assim: por não conhecermos a Deus fugimos dele; por que fugimos dele continuamos sem conhecê-lo e ao seu amor.

No entanto, há alguém que conhece o Pai e pode revelá-lo a nós. O Senhor Jesus! Ele é o caminho que nos leva ao Pai, sendo Ele mesmo sua plena revelação. Ele conhece o Pai porque tem um relacionamento íntimo com Ele desde a eternidade. Por isso, se queremos parar de fugir da presença de Deus e conhecê-lo como pai, para enfim aprender a amá-lo, então precisamos nos achegar a Ele através de Jesus.

Jesus e o Pai

O que Jesus afirma sobre Deus? Será que é possível aprender sobre quem é Deus através do relacionamento de Jesus com o Pai? Será possível aprender sobre nosso papel como pais observando os diálogos de Jesus com o seu pai? Eu acredito que sim.

Prepare-se, então, para navegar pela sua Bíblia. Vamos observar com cuidado algumas das situações em que o relacionamento entre Jesus e o Pai se tornou visível e tentar aprender mais a respeito do nosso Pai que está no céu e sobre como ser um pai parecido com Ele.

1. Ama por igual

Mateus 5.44–45 RA

44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;

45 para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.

Deus não tem predileções. Ele ama por igual bons e maus, justos e injusto. Jesus explica que o amor de Deus não é controlado pela reação das pessoas. Há quem pense que o Senhor prefere uns e despreza outros, mas isso não é verdade. Há amor nele o suficiente para todos nós. Ele não faz acepção de pessoas. Por isso não há razão para ficar inseguro quanto ao Seu amor por você, e nem orgulhoso achando que Ele o ama mais que a outros.

Quem desejar cumprir bem seu papel de pai deve imitar o Senhor nessa questão. Os filhos são diferentes, reagem de formas diferentes ao amor com que são amados, mas essas respostas diferentes não podem ser motivo para predileção ou desprezo. Não importa o motivo, se você desprezar um filho em relação aos outros, estará provocando nele sentimentos de insegurança que o acompanharão por toda a vida; da mesma forma, se você destacar um filho em relação aos outros apenas por causa de sua predileção pessoal, estará alimentando nele orgulho e desprezo pelos outros irmãos.

Deus ama igualmente, e nós também devemos fazer assim se quisermos ser pais como ele.

2. Valoriza o que é certo

Mateus 6.3–4 NVI

3 Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita,

4 de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.

O Senhor sabe o valor do reconhecimento. Ele sabe que as boas atitudes devem ser recompensadas como forma de confirmar aquilo que é certo. Ele nunca deixa de premiar seus filhos quando a direção certa é tomada. Por isso, mesmo quando fazer o que é certo for difícil, se perseverarmos nessa direção colheremos os bons frutos que Ele promete.

Se você é um pai que deseja imitar o Pai Celeste, você precisa aprender sobre o valor do reconhecimento. Quando seu filho faz algo certo, ou toma uma decisão acertada, você não pode simplesmente resmungar como se ele tivesse feito apenas sua obrigação. O mundo tem muitos prêmios para quem faz a coisa errada, você precisa premiá-lo por fazer a coisa certa.

Mas, ATENÇÃO! É preciso equilíbrio nessa questão. A recompensa não pode ser mais importante do que a atitude correta a ser tomada nem pode ser usada como uma forma de chantagem, caso contrário você vai acabar tornando seu filho um manipulador chantagista que apenas corre atrás dos prêmios.

3. Conhece as necessidades

Mateus 6.31–32 NVI

31 Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’

32 Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.

Como um pai cuidadoso, O Senhor conhece as necessidades de seus filhos. Antes que você fale, antes que sua dor se transforme em lágrimas, antes que você compartilhe com alguém, o Senhor já sabe. Ele sabe por que está sempre ao seu lado, porque Ele acompanha o seu dia-a-dia, porque ele está interessado em você. Ele é um pai presente; creia que o Senhor se move em direção às suas necessidades para, no tempo certo, supri-las .

Para sermos pais à semelhança de Deus, o pai do nosso Senhor Jesus Cristo, é preciso estar atento às necessidades dos nossos filhos, mas não há como percebê-las se não estivermos presentes na vida deles. Você precisa acompanhar o dia-a-dia deles. Pais ausentes estão sempre em desvantagem, sempre atrás do prejuízo. A vida é uma correria e passa muito rápido. A festa perdida, o sorriso que você não viu, a tristeza que você não consolou, não volta atrás. Seus filhos precisam de você ao lado deles, atento às suas necessidades.

4. É confiável

Mateus 7.9–11 NVI

9 “Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra?

10 Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra?

11 Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!

Deus é completamente confiável. Não há motivos para esperarmos do Senhor alguma maldade. Desamor, maltrato, desconsideração, grosseria, desrespeito ou coisas parecidas não fazem parte do seu agir. Deus é confiável! Ele não está esperando na esquina para arrasar com você; Ele não prepara armadilhas contra você. Jesus diz que o nosso Deus é um pai digno e confiável. Ele não entrega pedras para quem está com fome.

Pais precisam ser confiáveis. Nossos filhos não podem ficar inseguros quanto às nossas atitudes. Eles não podem ficar em dúvida se o que fazemos e dizemos é para mal ou para o bem deles. Precisamos ser homens honrados que rejeitam o mal e buscam o bem. De certa forma, ser confiável é não deixar dúvidas sobre o bem que você deseja fazer.

Se você já perdeu a confiança de seus filhos sua situação não é boa. A confiança perdida é um tesouro difícil de ser recuperado, mas não se desespere: a mão poderosa do Senhor pode restaurar essa situação. Você precisa, no entanto assumir o compromisso de se tornar a cada dia mais confiável para seus filhos.

5. Pronto a acudir

Mateus 26.53 NVI

53 Você acha que eu não posso pedir a meu Pai, e ele não colocaria imediatamente à minha disposição mais de doze legiões de anjos?

O Senhor está sempre pronto a socorrer seus filhos. Você pode contar com Ele a qualquer tempo, em qualquer circunstância. O Senhor não permite que seus filhos sejam massacrados pelo inimigo, ele se coloca em nossa frente com um protetor. Você pode contar com a proteção dele seja qual for a situação. Mesmo quando não houver mais ninguém para protegê-lo, o Senhor será a sua proteção!

Mas a proteção de Deus não livra das consequências de nossas próprias decisões. Isso quer dizer que algumas vezes Ele sofrerá a dor de nos ver sofrer e não agirá em nosso favor. Ele permitirá e usará as circunstâncias da vida para ensinar verdades e valores que são eternos.

Se você quer ser um pai como o nosso Pai Celeste, você deve estar pronto a socorrer seus filhos. Talvez você não possa enviar doze legiões de anjos, mas pode estar ao lado dele quando ele precisar de ajuda. Por outro lado, assim como faz o Senhor conosco, você não deve livrá-los de toda dor, de todos os incômodos e desconfortos da vida. Você precisa permitir que eles aprendam com os pequenos sofrimentos a respeito de verdades e valores que são eternos.

6. Digno de ser imitado

João 5.17 NVI

17 Disse-lhes Jesus: “Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando”.

Veja como o Senhor Jesus reconhece a influência do Pai sobre a vida dele! Se o Pai trabalha, ele trabalha; o que ele vê o Pai fazer, ele também faz. O nosso Pai Celeste é digo de ser imitado; você vai se sair bem se fizer como ele. O Senhor Jesus encontrou no Pai um modelo de vida digno de ser copiado.

Queira você ou não, é isso o que você é para os seus filhos: um modelo de vida. Seu jeito de viver, sua maneira de tratar as pessoas, a forma como você usa seu dinheiro, sua escala de valores para a vida, tudo em você precisa ser dignos de ser copiados, porque será copiado mesmo que você não faça nada para isso.

Aquilo que você amar, seus filhos amarão; aquilo que você desprezar, seus filhos desprezarão; aquilo em que você encontrar valor, seus filhos valorizarão; se você mentir, eles mentirão; se você respeitar, eles respeitarão. Eis o grande desafio para quem deseja ser um pai com Deus: viver uma vida digna de ser imitada!

7. Comunica o seu amor

Mateus 3.16–17 NTLH

16 Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. O céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele.

17 E do céu veio uma voz, que disse: — Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!

Deus se alegrou com Jesus e declarou seu amor por ele publicamente. Ele sabe o quanto é importante para um filho ouvir que é amado. Que aspecto maravilhoso da paternidade de Deus.

Há pais que nunca se alegram com o sucesso de seus filhos porque se colocam em estado de competição com eles, às vezes alimentados pela inveja de suas realizações. A saída para esses pais é buscar em Deus a sabedoria para lidar com seus próprios fracassos, porque assim poderão encontrar alegria no sucesso dos filhos.

Assim como Deus não perdeu nenhuma oportunidade de se alegrar com Jesus nem de comunicar seu amor por ele, para ser um pai como Deus é preciso aprender a dizer para eles o tamanho desse amor. Experimente! Não doe nada e será uma bênção para vocês pelo resto da vida.

8. Ouve seus filhos

João 11.41 NVI

41 Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: “Pai, eu te agradeço porque me ouviste.

Jesus não tinha dúvidas que seu Pai o estava ouvindo. O pai estava sempre disponível e eles estavam acostumados a conversar. Inúmeras vezes, os evangelhos mostram Jesus se retirando para regiões afastadas com o propósito de ter um tempo de conversa com o Pai.

Isso é verdade também para você. Os ouvidos do Senhor estão atentos para as suas orações. Você pode conversar com ele a qualquer momento, porque o nosso Deus é um Pai que ouve o que seus filhos dizem.

Às vezes os pais estão consumidos, com a cabeça a mil por hora, pensando nos negócios, no emprego, nas contas do mês ou em suas lutas pessoais. Mas se queremos ser pais como nosso Pai Celeste, precisamos nos dispor a ouvir nossos filhos e a encontrar tempo para fazer isso com qualidade. Lembre-se de que ouvir é mais do que escutar o que está sendo dito; é interessar-se por quem está falando.

Pais imperfeitos, um Deus perfeito.

1. Amar por igual

2. Valorizar o que é certo

3. Conhecer as necessidades

4. Ser confiável

5. Estar pronto para acudir

6. Tornar-se digno de ser imitado

7. Anunciar o seu amor

8. Ouvir os seus filhos.

Parece um desafio quase impossível! E realmente não é nada fácil. São tantas as mudanças que precisamos promover para sermos pais que imitam nosso Deus e pai, que a gente chega a esmorecer. A questão é que Deus não faz nada pela metade. Tudo que ele faz é com perfeição. Ele nos criou à sua imagem e semelhança e por isso nos desafia a rejeitar a mediocridade. Veja o que Jesus disse:

Eu sei que o desafio à perfeição pode nos encher de medo, porque sabemos quem somos. Mas o alvo é ser como Ele, porque fomos criados para isso. Mesmo imperfeitos, somos chamados ser como ele. Portanto, por mais difícil que tudo isso pareça, não rebaixe seu objetivo. O alvo é ser como Ele! Ainda que você esteja bem longe de alcançar, o alvo é ser como Ele.

Creia que a maneira como você lida com seus filhos pode melhorar e compreenda que o caminho para isso é o seu relacionamento com o Pai Celeste por meio de Jesus Cristo. Quanto mais você aprender do amor de Deus, caminhando com Jesus na sua vida, mais você será como Ele e estará mais habilitado a amar do jeito que ele ama. Porque o Deus Perfeito que nos chama à perfeição é o mesmo que age como um Pai e nos enche de conforto e ânimo.

Por isso, quero terminar nossa reflexão hoje olhando para algumas das maravilhosas promessas de Deus. Deixe que elas encham seu coração de coragem para enfrentar a vida!

Josué 1.9 NVI

9 Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Deuteronômio 31.8 NVI

8 O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!”

Isaías 41.10 NVI

10 Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Isaías 41.13 NVI

13 Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei.


Exportados do Software Bíblico Logos, 23:15 9 de agosto de 2021.

Nenhum comentário: