19 novembro 2006

Sete Pecados Capitais - Inveja

Na terceira mensagem desta série sobre os pecados capitais, hoje vamos refletir sobre a inveja. Assim como o orgulho a inveja é considerada um pecado “frio”. Também como o orgulho é um pecado difícil de ser admitido, mas, de certa forma, é considerado “respeitável”, porque o sofrimento maior é para o próprio invejoso.

São Basílio afirmou que a inveja implantada no coração do ser humano é um vício pernicioso que causa prejuízos à pessoa invejosa, mas não causa dano aos outros.

O orgulhoso olha para baixo e despreza a inferioridade dos outros; o invejoso olha para cima e chora com amargura porque o outro está acima dele mesmo.

No decorrer da história, a inveja já teve várias representações. O olho gordo é uma delas. A crendice popular fala da inveja como um mau olhado, contra o qual devemos nos proteger. A inveja já foi considerada como um fogo devorador que consome a alma do invejoso.

A inveja também foi comparada com uma flecha envenenada, cujo veneno se espalha por todo corpo, sendo capaz de levar o invejoso a executar vinganças que só fazem sentido em sua alma tomada pela inveja.

É o invejoso quem mais sofre com sua inveja. Ainda assim, se a inveja for alimentada, é capaz de levar o invejoso e cometer crimes atrozes. (Basta assistir o Linha Direta e constatar)

A inveja não é racional; por isso ela não leva em conta a inteligência ou a formação acadêmica. A inveja se aloja no coração e não no cérebro, por isso não há garantias intelectuais contra ela.

O que não é Inveja

Emulação não é inveja. Emular é fazer do mesmo jeito que outra pessoa está fazendo, é buscar ser parecido com alguém. O simples desejo de possuir a mesma coisa que outra pessoa possui não é inveja. Esse desejo pode inclusive ser positivo e motivador a realização de coisas importantes.

Desejar comprar um carro igual ao do vizinho, não é inveja; colocar como objetivo ser tão estudioso como o colega de classe não é inveja; esforçar-se para ser um profissional tão bom como o colega de trabalho não é inveja.

Tomás de Aquino disse que inveja é o desgosto pelo bem alheio. Ambrose Bierce afirmou que inveja é uma sensação agradável proveniente da contemplação da miséria do outro.

O invejoso tem uma discreta satisfação com a batida no trânsito em que o vizinho amassou a Hilux, afinal ele tava se achando muita coisa com aquele carrinho dele.

O invejoso abre um largo sorriso com a notícia de uma nota baixa do colega que é o primeiro da classe, porque só desse todos poderão ver que aquele sujeito não tem nada de estudioso. Ele tem é sorte e é até puxa-saco dos professores.

O invejoso lamenta com falsidade o projeto de trabalho do colega que foi destaque no mês anterior, mas dessa vez não teve sucesso. Por que assim finalmente vão ver que era tudo uma fraude e quem sabe até pedir de volta o prêmio que ele recebeu no mês passado.

Ciúme não e o mesmo que inveja. A inveja nasce de um sensação de inferioridade, enquanto que o ciúme é uma sensação de perda por algo que lhe pertencia. O invejoso se vê inferior e quer rebaixar o outro até se sentir acima dele; o ciumento se vê possuidor e quer receber de volta o que lhe é devido.

A Bíblia diz que Deus tem ciúmes, mas não diz que Ele tem inveja. Para um Deus perfeito, a expressão do ciúme é também perfeita e se mostra como zelo pelo próprio nome; para o homem pecador, o ciúme, mesmo quando legítimo, é expresso em meio à desconfiança e ao ódio e dificilmente não se degenera em pecados e crimes (vide Linha Direta novamente).

O que é inveja, então?

Características da inveja

A inveja é um vício de proximidade. Invejamos primeiro aqueles que estão próximos a nós e têm dons, aptidões, habilidade e posições semelhantes. Assim, mães estão propensas a invejar outras mães, escritores a outros escritores, analistas a outros analistas, políticos a outros políticos, pastores a outros pastores, vendedores a outros vendedores, professores a outros professores, e assim por diante.

George Steiner afirmou que “a maldade é criada pelas cercas baixas dos jardins ou pelas ruas estreitas em que os homens convivem permanentemente uns com os outros...

Hoje os muros são altos e as avenidas são largas, mas a TV e a internet, o jornal e as revistas nos permitem enxergar e invejar sem que saiamos do conforto do sofá da sala.

A inveja é completamente subjetiva. A inveja está nos olhos de quem vê, não na coisa invejada. O invejoso é capaz de cobiçar coisas de pouco valor, porque o seu problema não é a coisa em si, mas a pessoa que a possui porque ela não merece possuir. Ela não é superior a mim, por isso não é justo que ela tenha o que eu não tenho.

Não é justo que ela tenha marido e eu não, não é justo que ela tenha filhos e eu não, não é justo que ele esteja sempre sorrindo e eu não, não é justo que ele saiba cantar e eu não, não é justo que ela ganhe uma flor e eu não, não é justo que ela seja superior a mim em alguma coisa, é preciso fazer algo sobre isso, diz a inveja.

A inveja não diminui com a idade. Se você é refém da inveja saiba que não adianta esperar um pouco para ela desaparecer. Deixada à vontade, a inveja só cresce.

Quanto mais vivemos temos a oportunidade de ver e encontrar pessoas que começaram conosco e hoje estão em posição mais bem sucedida. A sensação que nasce dessas comparações é a raiz da inveja. Por isso a inveja não pode ser cultivada como um bichinho de estimação, mas precisa ser tratada em sua motivação primeira.

Uma parábola

Disse o rei a um invejoso e um ganancioso: “um de vocês pode me pedir algo e eu lho concederei, e cuidarei para que o outro ganhe duas vezes mais”.

Isso deixou os dois homens e um dilema. O invejo não sis ser o primeiro a pedir, pois inveja seu companheiro que receberia porção dobrada. Mas o ganancioso também não quis ser o primeiro, pois queria ter tudo, tudo que alguém pudesse eventualmente receber.

Por fim, o ganancioso persuadiu o invejo a ser o primeiro a fazer o pedido. Então o invejoso pediu ao rei que arrancassem um de seus olhos, sabendo que, dessa maneira, seu companheiro teria os dois olhos arrancados.

A inveja na Bíblia

(1) Quando Moisés conduzia o povo de Israel pelo deserto, ele enfrentou muitas dificuldades liderando uma multidão de pessoas que conheciam muito pouco a respeito do Deus de Abraão, Isac e Jacó. Parte do salmo 106 é uma confissão pelo salmista dos pecados cometidos pelas gerações anteriores. No verso 16 ele diz:

Tiveram inveja de Moisés, no acampamento, e de Arão, o santo do SENHOR. (Salmos 106:16 ARA)

O Salmista está se referindo ao episódio da rebelião de Coré, Datã e Abirão, narrada no livro de números, capítulo 16.

(1-2) Um dia Coré (filho de Izar, neto de Coate e descendente de Levi) foi ter com Datã e Abirão (filhos de Eliabe) e ainda com Om (filho de Pelete), estes três últimos da tribo de Rúben, e conspiraram juntos, incitando uma certa quantidade de gente à revolta contra Moisés. Estiveram envolvidos nisso duzentos e cinquenta homens, com responsabilidades na chefia do povo. (3) Foram ter com Moisés e com Arão e disseram-lhes: Já chega da vossa presunção. Vocês não são melhores do que qualquer outro. Cada um em Israel foi escolhido pelo Senhor, e ele está com cada um de nós. Que direito têm vocês de se porem em evidência, clamando que devemos obedecer-vos, e fazer tudo como se fossem maiores do que qualquer um de entre todo este povo do Senhor? (Números 16:1-3 O Livro)

A inveja já havia consumido os seus corações. Não era coisa recente, eles a alimentavam a inveja há muito tempo. Coré, Datã e Abirão não podiam suportar a posição de destaque de Moisés e Aarão. Quem eram eles para se acharem superiores – essa era a presunção dos levitas.

Moisés tenta explicar aos levitas que Deus havia dados responsabilidades diferentes para cada um deles e que ninguém era maior ou menor por causa disso. Moisés lembrou que eles haviam sido escolhidos para serem os responsáveis para servir na organização do culto e Arão havia sido escolhido para servir no sacerdócio, mas não houve acordo.

Aqueles homens foram tragados por uma fenda na rocha e todos os revoltosos foram consumidos pelo fogo. Mas antes disso, a inveja já os havia consumido por dentro.

(2) Outra história em que a inveja achou espaço foi no relacionamento entre Davi e Saul. Saul era o rei de Israel, mas havia desobedecido às ordens dadas por Deus. Por isso Deus escolheu um novo rei, Davi, um rapazote que pastoreava as ovelhas do seu pai.

Foi esse rapazote que enfrentou um guerreiro chamado Golias e o derrotou. Depois dessa vitória, Saul chamou Davi para servir no seu palácio e entregava a ele várias missões que exigiam coragem e habilidade.

(5) Tudo o que Saul lhe ordenava fazer, Davi fazia com tanta habilidade que Saul lhe deu um posto elevado no exército. Isso agradou a todo o povo, bem como aos conselheiros de Saul. (6) Quando os soldados voltavam para casa, depois que Davi matou os filisteus, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel ao encontro do Rei Saul com cânticos e danças, com tamborins, com músicas alegres e instrumentos de três cordas. (7) As mulheres dançavam e cantavam: “Saul matou milhares e Davi, dezenas de milhares”. (8) Saul ficou muito irritado com esse refrão e aborrecido, disse: “Atribuíram a Davi dezenas de milhares, mas a mim apenas milhares. O que mais lhe falta, senão o Reino?” (9) Daí em diante Saul olhava com inveja para Davi. (1 Samuel 18:5-9)

Saul não conseguia suportar o sucesso do jovem Davi. A cantiga das mulheres provocou a inveja de Saul e entrou como uma seta venenosa em seu coração. Não bastava para Saul ser o rei, não era suficiente que as mulheres estivessem lembrando suas vitórias, não era justo que Davi recebesse mais glória do que o rei. Quem Davi pensa que é? Ele vai querer o reino, também?

Veja que Saul, provocado pelo cântico das mulheres, estava agora acusando Davi de tramar contra o seu trono, situação que não estava acontecendo e que nunca aconteceu. A inveja foi consumindo aos pouco o coração de Saul ao ponto que ele perseguiu Davi por muitos anos e tramou a sua morte de todas as maneiras.

(3) A morte de Jesus na cruz foi o cumprimento das profecias dadas por Deus e o meio pelo qual fomos salvos dos nossos pecados. Jesus não era um mero interpretador da Lei, ele confrontou a religiosidade do seu povo e procurou apresentar o relacionamento pessoal com Deus como sendo o único caminho para a vida. Esse discurso de Jesus incomodava muito os líderes religiosos.

Jesus entrou em Jerusalém aclamado pelo povo. Muitos acreditavam que ele era o messias, o povo recorria a Jesus para compreender a lei. Ele curava as pessoas de sua mazelas físicas e apresentava o evangelho do Reino de Deus como uma esperança para o povo sofrido. O resultado de tudo isso foi que os sacerdotes e anciãos se encheram de inveja contra Jesus, o acusaram injustamente e o levaram perante Pilatos.

Pilatos sabia que os sacerdotes estavam corroídos de inveja. Com medo do sonho que sua mulher tivera ele deu ao povo uma oportunidade de libertar Jesus.

(17) Estando, pois, o povo reunido, perguntou-lhes Pilatos: A quem quereis que eu vos solte, a Barrabás ou a Jesus, chamado Cristo? (18) Porque sabia que, por inveja, o tinham entregado. (Mateus 27:17-18 ARA)

Os sacerdotes não puderam suportar o amor que o povo tinha por Jesus. Eles não podiam admitir que Jesus conhecesse tão profundamente a Lei e fosse capaz de aplicá-la ao dia-a-dia da vida. Quem era, afinal de contas, esse Jesus, um marceneiro de uma vila sem nenhuma expressão para ganhar o coração do povo dessa maneira? Inveja foi a motivação que levou os sacerdotes e anciãos a tramarem e executarem a morte de Jesus.

(4) Quando Paulo e Silas passaram pela cidade de Tessalônica pregando o evangelho, eles enfrentaram a inveja dos judeus. Paulo e Silas haviam pregado em uma sinagoga e vários judeus se converteram. No entanto a inveja dos Judeus achou espaço quando uma numerosa multidão de gregos piedosos. Os judeus se encheram de invejam quando, apenas com uma pregação, Paulo e Silas levaram uma multidão aos pés de Jesus.

(1) Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. (2) Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, (3) expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio. (4) Alguns deles foram persuadidos e unidos a Paulo e Silas, bem como numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres. (5) Os judeus, porém, movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, ajuntando a turba, alvoroçaram a cidade e, assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para o meio do povo. (6) Porém, não os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui, (7) os quais Jasom hospedou. Todos estes procedem contra os decretos de César, afirmando ser Jesus outro rei. (Atos 17:1 -7)

A inveja havia tomado conta daqueles homens ao ponto de levá-los a fazer acusações levianas, organizar um grupo de bandidos e desordeiros para invadir a casa de Jason.

A verdade é que os judeus não suportaram o sucesso da pregação de Paulo e Silas. Quem eles pensam que são? Eles não podem ser considerados melhores do que nós que estamos a tanto tempo ensinando a Lei aqui na sinagoga.

O Contraponto da Inveja

A bíblia nos exorta constantemente a abandonar a inveja.

(20) Porque temo que, quando chegar, não vos ache quais eu vos quero... Que de algum modo haja contendas, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos; (2 Cor 12:20 AA)

(20) a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, (21) as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. (26) Não nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. (Gálatas 5:20 - 21;26 AA)

(13) Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão de sabedoria. (14) Mas, se tendes inveja amargurada e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. (Tiago 3:13-14)

Enquanto vivermos em mundo em que o pecado passeia como se estivesse em um jardim e o maligno tem domínio e poder, a inveja não será banida. Como podemos então lidar com ela em nossas vidas? A chave é a segunda bem-aventurança: Felizes os que choram (Mt. 5:4)

A palavra usada por Jesus para chorar se referia ao lamento profundo. O lamento daqueles que se deparam com a morte. É a tristeza intensa e esmagadora de quem não tem o que fazer.

“Bem aventurados aqueles que choram, aqueles que vêem a verdadeira natureza das coisas encontradas em um mundo arruinado e caído, de tal modo que, os de coração partido, estão abertos para o conforto que só Deus pode oferecer”

Aqueles que choram pelo estado de pecado em que o mundo se encontra, que lamentam pelo egoísmo da nossa sociedade, que enchem seus olhos de lágrimas pela criança abandonada, pela prostituição que degrada homens e mulheres, pela ganância que explora os indefesos, pela falta de significado com que as pessoas vivem, pelo vazio que preenche o coração das pessoas. O choro que reconhece a pobreza dos meus recursos pessoais para viver a vida e reconhece que só em Deus há consolo.

Chorar com os que choram é metade do caminho para lidarmos como a inveja. A outra metade é alegrar-se com os que se alegram.

(15) alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram; (Romanos 12:15 A)

Aqueles que se alegram com quem se alegra está colocando uma pá de cal sobre a inveja. Aqueles que encontram motivos para festejar a festa dos outros estão exercitando a humildade e encontrarão felicidade. Essa é a promessa de Jesus.

A inveja me separa dos outros: é inveja DE alguém. Mas o choro e a alegria me unem: COM os que se alegram e COM os que choram. Por isso o invejoso é um solitário, enquanto os que modestamente abrem mão de seus pretensos direitos vivem cercados de pessoas de bem.

Chorar com os que choram; é o choro da solidariedade com quem vive em um mundo dominado pelo pecado. Se alegrar com os que se alegram; é a alegria com quem confia no Senhor Jesus, não em si mesmo ou nos próprios méritos.

A raiz da inveja é o orgulho. O destino dos orgulhosos é a inveja de qualquer um que o faça se sentir ameaçado em sua superioridade. Por isso eu gostaria de terminar nossa reflexão lendo como os irmãos sobre aquele em quem a inveja nunca teve lugar: Jesus Cristo.

(1) Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, (2) completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. (3) Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. (4) Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. (5) Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, (6) pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; (7) antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, (8) a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. (9) Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, (10) para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra (11) e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. (Filipenses 2:1-11)

Na oração modelo o Senhor nos ensina a pedir por um coração livre da inveja, livre da presunção que destrói o outro e o diminui só para parecer maior e mais importante.

Venha o teu reino, Senhor. Não o meu reino. O desejo e a petição pelo estabelecimento do Reino de Deus é uma pá de cal sobre a inveja.

Quando o reino de Deus tem prioridade minhas comparações fúteis e egoísta perdem o sentido. Quando o reino de Deus tem prioridade, eu posso chorar com os que choram e rir com os que riem; quando o Reino de Deus se instala em meu coração não preciso destruir ninguém para ser reconhecido pelos outros. Porque eu sei que Deus me ama, e me reconhece e vai moldar a minha vida à semelhança do caráter de Cristo.

Venha o teu reino, Senhor. Venha o teu reino no íntimo da minha alma. Venha o tenho reino sobre os pensamentos da minha mente e sobre os sentimentos que confundem o meu coração.

12 novembro 2006

Sete Pecados Capitais - Orgulho

O primeiro dos pecados capitais é a soberba (ou orgulho). Porém, antes de começarmos nosso estudo sobre o orgulho, é necessário esclarecer algumas questões sobre o que NÃO é orgulho, e assim evitar possíveis confusões.

O que não é orgulho

Respeito próprio não é orgulho. Reconhecer o valor que temos como criaturas feitas à imagem e semelhança de Deus não é orgulho. Quando perdemos essa noção da imagem de Deus em nós, corremos o risco de afundar na areia movediça da auto-piedade. Temos valor sim! Mas esse valor está ligado ao valor que Deus nos conferiu a criar-nos à sua imagem e semelhança. Portanto, respeito próprio não é orgulho.

O prazer de receber reconhecimento não é orgulho. O reconhecimento faz parte da saúde dos relacionamentos humanos. As crianças especialmente precisam de reconhecimento para crescer com um correto senso de valor sobre si mesmas. Quem nunca ou ouviu um “parabéns!” ou um “você fez um bom trabalho” pode passar o resto da vida à busca de reconhecimento. Portanto não há orgulho na satisfação por ter feito algo certo; o orgulho chega quando eu começo a me achar realmente bom por ter feito algo certo.

Não é orgulho a satisfação pelas conquistas de amigos e parentes. Isso está bem longe de ser orgulho! Embora não seja um bom sentimento achar-se especial por ser parente dum político importante, ou porque um amigo ocupa uma posição de destaque na empresa ou por que seus pais fazem parte de um clube restrito, isso não é orgulho.

O que é orgulho, então?

O orgulho não só é o primeiro dos pecados capitais, mas é também o mais terrível deles em suas conseqüências. Orgulho é a matéria prima, o ingrediente básico de todos os outros pecados.

Fomos alcançados pelo orgulho, quando atribuímos a nós mesmos a origem dos resquícios da imagem de Deus, com que fomos criados. Por causa do orgulho, deixamos de reconhecer Deus como a fonte de todo o Bem e passamos a achar que pode haver em nós mesmos algum tipo de bondade.

Poeticamente, Hugo de São Victor, um mestre cristão medieval, comparou o orgulho ao sentimento que levaria um riacho a desejar desligar-se da fonte que o abastece e ter vida própria; ou a um raio de luz a desejar romper sua ligação como Sol e brilhar sozinho. O resultado seria um pouco de independência no começo e no final apenas um leito seco para um e a total escuridão para o outro.

O orgulhoso é aquele que não deu a mínima importância à parábola da parreira (contada por Jesus em João 15) na qual nós somos os galhos e Ele é a própria árvore. Sem Ele, nada podemos fazer. A soberba leva o galho a arvorar-se, a pensar que é árvore e a desejar a honra e o lugar que cabem à árvore. Em outras palavras, o soberbo tenta roubar a glória que pertence a Deus, atraindo destruição para si mesmo.

Orgulho foi o pecado de Lúcifer que disse: (13) ...Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; (14) subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. (Isaías 14:13,14)

O orgulho é o mestre da desfaçatez. As outras pessoas o vêem em nós, mas nós dificilmente o admitimos. Além disso, o orgulhoso incomoda-se profundamente com o orgulho do outro.

C.S. Lewis, em Cristianismo Puro e Simples, afirma o seguinte:

“De fato, se quisermos descobrir o quanto somos orgulhosos, o método mais fácil e perguntar a nós mesmos ‘quanto me desagrada ver os outros me desprezarem, recusarem-se a me dar qualquer atenção, intrometerem-se em minha vida, tratarem-me com ares paternos, ou se exibirem com ostentação? ’”

Orgulho através da Bíblia

(A) No capítulo 26 de Levítico vemos primeiro uma série de promessas feitas ao povo de Israel, recém saídos do Egito. No verso 3, as promessas têm uma condição: se andares nos meus caminhos; a partir do verso 14, o Senhor começa a dizer quais serão as providências que Ele tomara para corrigir o seu povo, caso ele não ouçam e cumpram os mandamentos; no verso 18, uma nova etapa de correções para o caso de o povo continuar sem ouvir a voz do Senhor. É nesse contexto que surge o verso 19 “quebrantarei a soberba da vossa força...”.

Soberba é resistir às correções do Senhor. Achar que é forte e inteligente ao ponto de poder enfrentá-lo e por isso achar que não precisa dar ouvidos a sua Palavra.

Quantas vezes, irmãos, o Senhor nos ensina, orienta, oferece oportunidades de corrigirmos nossas vidas, mas nós agimos com orgulho. Olhamos para a correção do Senhor como se ela não fosse necessária. Corrigir o que? Perguntamos. Minha vida vai bem, obrigado!

Depois de ensinar e corrigir a primeira vez o povo de Israel, o Senhor avisou “Se ainda assim não me ouvirdes... quebrantarei a soberba da vossa força”.

Quantas vezes mais? Quanta disciplina até que você reconheça a soberba do seu coração?

(B) Deuteronômio 18:20-22 apresenta algumas precauções ao povo sobre o trabalho dos profetas. Os profetas gozavam de alta estima junto ao povo, mas não era para as pessoas acreditarem em toda e qualquer profetada dita em nome de Deus, não. O teste era simples: os profetas que falassem em nome de Deus nunca teriam suas profecias frustradas, tudo que eles dissessem aconteceria.

Mas, aqueles que profetizassem alguma coisa e a profecia não se cumprisse, era porque se haviam deixado dominar pela soberba e falavam apenas de si mesmos.

Era o orgulho que fazia o profeta falsear a palavra de Deus para parecer espiritual e não perder o posto. É o orgulho que faz o irmão, ao orar, afirmar coisas em nome de Deus que Deus mesmo nunca disse, apenas para ficar bonito. É o orgulho que faz a irmã aconselhar a amiga com conselhos próprios e dizer que é de Deus.

Se Deus está calado diante dos problemas que a vida têm lhe apresentado, não há porque falar em nome dele, como se Ele precisasse de ajuda para se expressar. O Senhor não se cala à toa. Por isso não invente, fique humildemente em silêncio e espere que Ele fale. No tempo certo Ele se fará ouvir.

(C) No livro de Neemias, capítulo 9, está registrado um dos momentos mais marcantes de reconciliação entre Deus o povo de Israel. Exilados na Babilônia por causa de seu orgulho, o povo disperso, sem líderes, sem ânimo e sem fé. Neemias e os levitas conduziram o povo ao Arrependimento e à confissão de pecados. Essas foram as marcas desse reencontro.

No verso 29, o povo confessou a soberba de seus antepassados: “não deram ouvidos aos teus mandamentos... obstinadamente deram de ombro” (viraram as costas – NVI).

Tem sido essa a marca da soberba em sua vida? Dar de ombros mesmo quando o Senhor renova Sua misericórdia sobre sua vida e lhe dá novas oportunidades para acertar?

Confessar os pecados não é nada fácil. Confessar a soberba e a arrogância é ainda mais difícil. Mas, a confissão é uma espécie de limpeza de alma. Foi assim que o povo fez no capítulo 9 de Neemias: confessou e clamou ao Senhor por capacitação para viver diferente. Nós também podemos fazer o mesmo.

(D) No Salmo 10:4-6 vemos outras considerações sobre o orgulho. (4) O perverso, na sua soberba, não investiga; que não há Deus são todas as suas cogitações. (5) São prósperos os seus caminhos em todo tempo; muito acima e longe dele estão os teus juízos; quanto aos seus adversários, ele a todos ridiculariza. (6) Pois diz lá no seu íntimo: Jamais serei abalado; de geração em geração, nenhum mal me sobrevirá.

A marca principal na vida do orgulhoso é viver como se Deus não existisse. A partir dessa premissa, o orgulhoso chega à mesma conclusão de um dos personagens de Dostoiesvisk no livro Os irmãos Karamazov, que se Deus não existe e não há vida futura, nada mais é imoral, e tudo é permitido. Diante da ausência do padrão divino, o orgulhoso, diz o salmista, considera a todos motivo de riso.

Não se engane, meu irmão, quando o outro é sempre motivo de gracejo, daquele riso que despreza e menospreza, é sinal de que o orgulho ocupou espaço em sua vida e a arrogância se instalou no coração. Cuidado!

Ainda falando sobre o orgulhoso, o salmista diz que ele sofre da síndrome da indestrutibilidade. Ele acha que nada lhe atingirá, que ninguém tem dignidade para ofendê-lo, que lê jamais será abalado e que a sua vitória servirá para os seus filhos e netos.

O orgulhoso tem uma falsa segurança, porque ele está seguro em si mesmo. Ele é como um jangadeiro em alto mar, que em plena tempestade se imagina conduzindo um transatlântico. O orgulhoso ri dos outros porque em sua arrogância se acha superior a todos.

Você é esse jangadeiro? Em nome de Jesus abandone suas falsas seguranças e clame ao Senhor dos Mares para que Ele lhe resgate e lhe ponha em segurança, antes que a tempestade vire o seu barquinho.

Ainda há algo a falar sobre o orgulho e também sobre os antídotos de Deus contra esse pecado, apresentados tanto nas bem-aventuranças quanto na oração modelo ensinada por Jesus. Mas vamos continuar na próxima semana. Hoje eu gostaria de encerrar com as palavras do profeta Jeremias (9:23-24).

(23) Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; (24) mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR. (Jeremias 9:23-24 ARA).

Hoje vamos dar continuidade à série de pregações sobre “Os Sete Pecados Capitais” e concluir nossas reflexões sobre o primeiro deles: o orgulho.

(12) Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas. (13) Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão. Salmos 19:12-13

Nesse texto o salmista pede livramento ao Senhor das faltas involuntárias. Essa era uma questão que era considerada na Lei. Em número 15:30,31 há o relato da forma como deveriam ser tratadas as quebras involuntárias da lei de Moisés.

Para ampliar nossa compreensão sobre a soberba, é importante a gente perceber que ela é colocada nesse salmo em contraposição a esses pecados involuntários. A soberba é o pecado atrevido, deliberado, rebelde mesmo. É uma atitude de afronta intencional à vontade de Deus.

Por isso, meu irmão, você deve ficar atento. Quando a Palavra de Deus falar algo para você, não seja orgulhoso ou arrogante. Não endureça o seu coração. O escritor da carta aos Hebreus tem um recado para nós sobre isso:

(7) Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, (8) não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, (9) onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos. (10) Por isso, me indignei contra essa geração e disse: Estes sempre erram no coração; eles também não conheceram os meus caminhos. (11) Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. (12) Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; (Hebreus 3:7-12 ARA)

Asafe, no salmo 73 afirma que a soberba costuma assediar aqueles que têm vidas prósperas, gozam de boa saúde e não passam por grandes aflições no dia-a-dia da vida.

Salomão também pensou sobre o orgulho O sábio rei de Jerusalém (Pv. 8:13) afirma que a soberba e sabedoria não se dão bem; uma aborrece a outra. Onde a soberba acha lugar a sabedoria desaparece, ficando só a esperteza.

Salomão afirma ainda que o orgulho trás consigo a desonra (Pv.11:2). O orgulho, segundo o rei de Israel, também resulta em contenda (Pv.13:10), porque o orgulhoso não pede conselho a ninguém; ele faz tudo com acha que deve fazer e depois briga com Deus e o mundo porque não deu certo. É por isso que a soberba precede à ruína e a altivez de espírito à queda (Pv.16:18).

O escritor do livro de provérbios afirma ainda, corajosamente, que os orgulhosos serão abatidos por sua própria soberba, porque o orgulhoso negocia a própria honra para não se sentir inferior. (Pv.19:23).

O profeta Isaías, ao falar contra o rei de Israel, diz que a soberba daquela nação se revelava em sua renitente postura de insistir em construir, quando Deus estava derrubando; e plantar, quando Deus estava arrancando.

(9) Todo o povo o saberá, Efraim e os moradores de Samaria, que em soberba e altivez de coração dizem: (10) Os tijolos ruíram por terra, mas tornaremos a edificar com pedras lavradas; cortaram-se os sicômoros, mas por cedros os substituiremos. (Isaías 9:9-10 ARA)

Meu irmão, o orgulho faz com que não aceitemos qualquer revés em nossas vidas; se o Senhor está derrubando os seus muros de proteção e arrancando as árvores do seu jardim, é por amor a você. Isso se tornará em aprendizado e aperfeiçoamento, se você se agir com humildade; mas pode vir a se tornar em destruição, se você der lugar ao orgulho.

No capítulo 13 do livro do profeta Jeremias, o Senhor usou uma ilustração com um cinto de linho, que apodreceu depois de ser colocado entre as rochas, na beira de um rio, para explicar como ele lidaria coma soberba do povo de Judá e Jerusalém. No verso 10, Ele explica em que consistia o orgulho daquele povo.

(9) Assim diz o SENHOR: Deste modo farei também apodrecer a soberba de Judá e a muita soberba de Jerusalém. (10) Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a dureza do seu coração e anda após outros deuses para os servir e adorar, será tal como este cinto, que para nada presta. Jeremias 13:9-10

Precisamos compreender que Deus não considera o orgulho algo desprezível. Ele tratará o orgulho em nossas vidas com rigor e firmeza.

Ezequiel, ao profetizar contra Jerusalém, faz uma comparação dos pecados cometidos naquela cidade com os pecados cometidos em Sodoma, a cidade que foi destruída por Deus. O profeta afirma que a origem da devassidão de Sodoma foi a soberba que tomou conta dos seus moradores, por causa da prosperidade em que viviam.

(48) Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não fez Sodoma, tua irmã, ela e suas filhas, como tu fizeste, e também tuas filhas. (49) Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranqüilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado. (50) Foram arrogantes e fizeram abominações diante de mim; pelo que, em vendo isto, as removi dali. (Ezequiel 16:48-50)

O escritor C.S. Lewis, em seu livro “Cristianismo Puro e Simples” nos ajuda compreende a natureza do orgulho:

“O orgulho não sente prazer em possuir algo, mas apenas em possuir mais do que o próximo... A pessoa tem orgulho de ser mais rica, mais inteligente ou de ter melhor aparência do que os outros... É a comparação que nos torna orgulhosos; o prazer de estar acima dos outros. Não havendo competição, o orgulho desaparece.”

Contrapontos do Orgulho

Como devemos lidar com o orgulho em nossas vidas? O assunto é importante e a Palavra de Deus não nos deixa desamparados sobre isso. O contraponto ao orgulho que a Bíblia nos apresenta é a humildade. “Bem-aventurados os pobres de Espírito” - Mat 5:3 BV.

A palavra que Jesus usou, e foi traduzida como pobre, era usada para descrever as pessoas destituídas de tudo, completamente falidas, sem nada a que se apegar.

Jesus afirma então que felizes são aqueles que têm consciência de seu estado miserável, que reconhecem a sua falência, que desconfiam de suas próprias motivações, que consideram não encontrar em si mesmas nada em que se possam apoiar e por isso buscam em Deus sua felicidade. “Bem-aventurados os pobres de Espírito”.

Enganos sobre a humildade

O engano mais comum é o que leva as pessoas a pensarem que ser humilde é apresentar uma imagem de coitadinho, que não é ninguém e não tem nenhuma importância. Humildade não pode ser confundida com autocomiseração. Humildade não é fazer cara de triste e se depreciar para receber elogio dos outros. Isso é orgulho em pele de humildade.

A tristeza pelo sucesso do outro ou por sua posição de destaque não é humildade. Isso é outro engano. Acusar os outros de orgulhosos porque são mais bem sucedidos do que nós não nos faz pessoas humildes. Era assim que Frederich Nietszch criticava a humildade pregada por muitos cristãos. Mas isso não é humildade, é ressentimento em pele de humildade.

Jeremy Taylor (1613-1667), um bispo anglicano, teólogo e escritor, afirmou o seguinte:

“humildade não consiste em erigir cercas contra você mesmo, usar roupas de mendigo ou portar-se de forma suave e submissa. Consiste porem em ter de si próprio uma avaliação sincera de que você realmente é mau e medíocre”

No evangelho de Lucas (18:10-14) Jesus contou uma parábola.

(9) Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: (10) Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. (11) O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; (12) jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. (13) O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! (14) Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado. Lucas 18:9-14 ARA

Quem é você meu irmão? Você está grato a Deus por ser uma pessoa legal? Por ser um cidadão exemplar, um bom pai de família, pagar seus impostos e cumprir com suas obrigações religiosoas?

O Senhor lhe chama a bater no peito, como aquele publicano, e clamar pela misericórdia de Deus por causa dos seus pecados e do orgulho que lhe assedia.

Escrevendo aos Filipenses, o apóstolo Paulo apresenta o relato do maior exemplo de humildade que já existiu: Jesus Cristo. Acompanhe comigo.

(4) Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros. (5) Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, (6) pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; (7) antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, (8) a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. (9) Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, (10) para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, (11) e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. (Filipenses 2:5-11 ARA)

Para Jesus humildade era não apegar-se a sua condição divina, esvaziar-se a si mesmo; para nós, é assumir com convicção o nosso vazio e reconhecer que nada temos em que possamos nos apegar, senão a Graça e o amor de Deus, revelados em Cristo Jesus.

O humilde entrega a glória a quem ela pertence: ao Senhor. Por isso, na oração modelo, Jesus no ensina a reconhecer a santidade de Deus: santificado seja o teu nome. Não o meu nome, não a minha reputação, não a minha imagem, mas o teu nome seja louvado e exaltado.

Quando reconhecemos a santidade de Deus somos confrontados com nosso pecado, é verdade! Mas também somos acolhidos pela Graça de Deus, que nos recebe, assim como somos; porque Deus dá graça aos humildes, mas resiste aos soberbos.

Quero lhe dar a oportunidade de iniciar hoje um relacionamento pessoal com o Deus da Bíblia. Um relacionamento através do qual você será alcançado pela graça de Deus, será recebido pai como você está e terá seu caráter moldado à semelhança de Cristo. Para isso, você precisa abrir mão do orgulho, deitar fora a soberba e a arrogância e entregar o controle de sua vida a Jesus, aceitando-o como seu Senhor e Salvador.

Se você, meu irmão, hoje compreendeu que o orgulho vem tomando espaço em sua vida e gostaria de confessar o seu pecado e aprender humildade com o filho de Deus, fique de pé.

05 novembro 2006

Sete Pecados Capitais - Introdução

Em 1995 a PlayArte Home Vídeo lançou o filme Seven, com a participação de Brad Pitt, Morgan Freeman, Kevin Spacey, o filme, um suspense policial, acontece em torno da investigação de uma série de crimes em que o assassino escolhe as vítimas de acordo com os sete pecados capitais. o primeiro corpo encontrado é o de um homem extremamente obeso, que foi forçado a comer até a morte; os crimes seguintes correspondem à ganância, à luxúria, à vaidade e à preguiça, ficando a inveja e a ira reservadas para o desfecho do filme.

Em 2003, uma empresa de sorvetes lançou em série especial de picolés inspirados nos sete pecados capitais. Durante a campanha, os comerciais desafiavam o público a descobrir qual seria o próximo pecado. A frase marcante da campanha foi “sua última chance de pecar”.

A empresa de jogos eletrônico MonteCristo lançou em setembro de 2005 um jogo chamado 7Sin. A empresa usou o trocadilho entre as palavras Sin (pecado em inglês) e Sim (abreviatura para simulação). 7Sin é um simulador de pecados. A meta do jogo é adquirir riquezas, poder e influência na cidade pecando máximo possível. Nas versões para PC e Play2, você marca pontos, entre outras coisas, humilhando as pessoas, fazendo sexo indiscriminadamente e curtindo com a violência.

Em Julho de 2006, o grupo Sensus estreou em São Paulo uma peça chamada “O Ritual dos 7”. Usando a poesia de Clarice Lispector e de outros autores, a peça,inspirada nos sete pecados capitais, tem como proposta discutir os segredos humanos.

História

Começando hoje e durante as próximas sete semanas vamos refletir juntos sobre os sete pecados capitais. Eles são chamados assim, por serem considerados como portais de entrada para os demais vícios que atormentam a alma humana.

A origem dessa tradição remonta ao século IV da era cristã, no movimento monástico cristão ocorrido no Egito, quando o monge grego Evágrio do Ponto (345-399) escreveu uma lista com oito pecados que afligiam a vida dos monges do deserto: Gula, Libertinagem, Avareza, Melancolia, Ira, Letargia Espiritual, Vanglória e Orgulho.

Um dos discípulos de Evágrio, João Cassiano, levou essa relação ao ocidente, onde no século VI Gregório Magno fez algumas mudanças na lista, que resultou em sete pecados: Orgulho, Inveja, Ira, Melancolia, Avareza, Gula e Luxúria.

Tempos depois, Tomás de Aquino e outros teólogos revisaram novamente a lista e chegou-se ao que hoje conhecemos como os sete pecados capitais: Soberba, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza, Gula e Luxúria.

É interessante observar que, embora já tenham passado mais de 15 séculos desde que os monges cristãos do Egito começaram a refletir sobre esse assunto, os sete pecados capitais continuam presentes na cultura ocidental; ainda que muitas vezes sejam desprezados quanto aos riscos que oferecem para a alma humana e outras vezes se transformem em mera campanha de marketing para vender picolé, como nós já vimos.

Por quê?

Porque refletir sobre os Sete Pecados Capitais em pleno século XXI? Esse não é um assunto ultrapassado, coisa antiga, dessas que já foram superadas pelos avanços científicos e tecnológicos? Não seria perda de tempo refletir sobre um tema como esse? Há pelo menos dois motivos pelos quais penso que nossa reflexão não será perda de tempo:

O primeiro motivo é exatamente a antiguidade do assunto. O pecado e os seus tentáculos acompanham o ser humano desde a criação e são marcas de nossa humanidade. Entender o ser humano é compreender suas lutas contra o pecado que tenta nos destruir.

Foi a Soberba que levou Adão e Eva a desejar e pensar que era possível ser igual a Deus. A Preguiça fez com que Caim fosse relapso com seu rebanho e a Ganância o levou a não ofertar o melhor para o Senhor. A Inveja, por sua vez, acendeu a indignação de Caim contra Deus porque o Senhor se agradou da oferta de Abel. Por fim a Ira tomou conta de Caim ao ponto de atentar contra a vida do seu irmão Abel e matá-lo.

Refletir sobre os pecados capitais é refletir sobre a natureza humana, nossas limitações e nosso anseio por cura e libertação. Reconhecer o pecado que habita nossa humanidade é um passo indispensável para confiar no Senhor e clamar pela salvação que vem Dele.

O segundo motivo para refletirmos sobre os pecados capitais é exatamente por que estamos no século XXI, um tempo em que as noções de certo e errado perderam força na sociedade e até se tornaram motivo de riso.

Honradez, justiça, bondade, coragem, domínio próprio, temperança, paciência, generosidade e humildade são palavras esquecidas por toda uma geração. Mais que isso: são valores que pouco a pouco estão sendo extirpados, arrancados do nosso jeito de viver.

Nossa sociedade tem bebido de uma taça misturada onde o bem e o mal não são distinguíveis, parecem a mesma coisa. É como um saboroso suco de fruta misturado a gotas de um veneno letal e lento em seus efeitos. Morre-se devagar!

Para muitos hoje não importam os conceitos de bondade ou maldade. O que importa e levar a melhor. Mas a nossa caminhada através dos pecados capitais vai nos ajudar a reconstruir os conceitos bíblicos sobre certo e errado, vícios e virtudes, pecados e bem-aventuranças.

Pode parecer estranho passar várias semanas falando sobre o pecado. Não era melhor falarmos apenas de coisas boas?

Realmente a preocupação com a moralidade não é um bom sinal. Preocupar-se com a moralidade é como a preocupação com a saúde, geralmente é um sinal de doença, não de vitalidade. Mas ainda assim é uma preocupação necessária quando o objetivo é esclarecer ao doente desavisado sobre o estado da sua saúde.

Em nossas cidades temos vivido com os pés atolados em lama podre e teimamos em afirmar que essa lama é um belo e verde gramado. Temos gastado nossos recursos com litros e litros de essência de grama verde. Derramamos a essência de grama sobre a lama podre do pecado e depois nos esparramamos sobre ela. Não funciona! Continua sendo lama, ainda que com cheiro de grama. A reflexão sobre os sete pecados capitais vai nos ajudar a reconhecer que estamos como os pés atolados na lama.

O terceiro motivo pelo qual vale pena a nossa reflexão, é que há uma saída para o estado de penúria da alma humana.

Para cada um desses pecados, verdadeiros portais que nos expõem à destruição, vamos nos deparar com uma bem-aventurança dita pelo próprio Filho de Deus no sermão da montanha e com um pedido feito ao Pai em sua modelo.

Nas bem-aventuranças, temos a ética do Reino. Um jeito de viver que é coerente como o evangelho de Jesus e nos protege de viver do nosso jeito. Nos pedidos ao Pai, temos à nossa disposição os recursos do Alto, necessários para enfrentar esse jeito diferente de viver.