24 dezembro 2010

O salvador nasceu esta noite


 8  Naquela noite alguns pastores estavam nos campos, guardando seus rebanhos de ovelhas. 9  De repente um anjo apareceu entre eles, e ficaram cercados do brilho da glória do Senhor. Eles ficaram muito atemorizados, 10  mas o anjo os acalmou. "Não tenham medo! " disse ele. "Eu lhes trago a notícia mais alegre que já se deu, e isso é para todo o mundo! 11  O Salvador - sim, o Messias, o Senhor – nasceu esta noite em Belém! 12  Como vocês vão reconhecê-lo? Vocês encontrarão uma criancinha enrolada num cobertor, deitada numa manjedoura! "

13  De repente, juntou-se ao anjo uma grande multidão de outros anjos - o exército celestial louvando a Deus: 14  "Glória a Deus nas maiores alturas", cantavam eles, "e paz na terra para todos aqueles que O agradam".

Luc 2:8-14 

1.     Era uma noite comum, tranquila como qualquer outra noite de trabalho e eles estavam com seus rebanhos para protegê-los de predadores e ladrões. A única coisa que pareceia diferente é que naquela noite o céu estava especialmente estrelado.

2.   Derepente surgiu um anjo entre eles e a noite se transforma em dia com um brilho que eles nunca tinham visto antes. Como você se sentiria?

Às vezes acontece assim com a gente. Quando o Senhor chega mais perto para falar conosco, ficamos com medo porque a nossa vida comum e rotineira foi invadida pela presença de Deus. Quem aqui já ficou com medo quando ouviu a voz de Deus? Os pastores ficaram com muito medo.

3.   Quando o anjo viu que eles estava apavorados tentou acalmá-los: fiquem calmos, não tenham medo! É coisa boa, é coisa do bem...

Ouça agora algo importante: Deus é o próprio bem. Ele não tem planos maus contra você. Deus não está esperando para lhe dar uma rasteira. Ele não está espiando para lhe flagrar e fazer algo contra você. Os pensamentos que Ele tem sobre você são pensamentos de paz.

Então, não tenha medo quando Ele tentar falar com você; seja uma grande revelação ou uma pequena convicção em seu coração isso será para o seu bem. Não tenha medo!

4.   Para acalmar os pastores o anjo disse logo de cara: calma, gente. A notícia é boa. Na verdade é a notícia mais alegre que já se deu, e é boa para todo mundo. Qual era a notícia?


5.    Quando o anjo falou de Salvador e usou a palavra Messias ele estava falando de algo que os pastores conheciam. Eles já tinha ouvido falar das promessas feitas pelos profetas de que Deus enviaria um libertador. Ele disse que o salvador finalmente havia chegado. Um menino havia nascido na cidade de Belém e ele era o enviado (Messias) de Deus para trazer libertação.

6.   Naquela época, muita gente achava que a missão do enviado de Deus (Messias) era libertar o povo judeu das mãos dos dominadores de carne e osso (Os romanos) que massacravam eles; mas a notícia do anjo era que Deus havia enviado alguém para salvar de outro dominador: o pecado.

18  Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. 19  Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. 20  Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. 21  Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.
Mat 1:18-21 

Veja bem, nem sempre nós compreendemos o agir de Deus. Às vezes nosso coração está tão cheio dos nossos próprios desejos que a gente é tentado a dar um jeitinho para que a Palavra de Deus diga aquilo que nós queremos ouvir. Mas quem faz assim acaba vivendo uma ilusão e pode ficar triste e muito frustrado quando não acontecer o que ele está esperando.

7.    Ao lerem as profecias sobre o Messias os judeus alimentaram um sonho que não correspondia à verdade: o messias seria um libertador do sofrimento que eles há muito tempo passavam nas mãos dos romanos. A frustração foi tão grande que eles não conseguiram crer em Jesus como o enviado de Deus. Eles perderam a verdadeira bênção, porque estavam esperando um bênção inventada da cabeça deles.

Os anjos que falaram com os pastores no campo achavam que a notícia sobre a vinda de Jesus era a melhor coisa que poderia ser dita para a humandidade. E por quê? Penso que pelo menos por três motivos:

     I.            Porque sem Jesus você não conseguirá vencer a incredulidade do seu coração.

Quando Adão desconfiou de Deus lá no jardim ele passou para nós o virus da desconfiança: será que Deus me ama? Será que eu tenho valor pra alguém? Será que a vida vale a pena? Será que o que falo tem valor; será que vale a pena confiar em Deus? Será que Deus realmente faz o melhor para mim ou ele retém alguma coisa boa só para eles?

Mas a vinda de Jesus, o segundo Adão, é uma oportunidade para que Deus lhe restitua a confiança Nele. Jesus veio como uma prova do amor de Deus. O filho se fez gente para provar que vale a pena confiar em Deus:

Quando Ele diz algo, ele está dizendo a verdade.
Quando Ele faz uma promessa, ele cumpre.
Quando Ele ama, o seu amor é até as últimas consequências

Jesus veio para demonstrar que Deus é digno de confiança e que sempre vale a pena esperar nel. O amor dele nunca falha, nem quando a gente pensa que está tudo dando errado.

Qual é a sua resposta ao amor de Deus demonstrado através do nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus? Para vencer a incredulidade, se deixe amar por Deus. Receba esse amor como um presente. Receba Jesus como o presente de Deus.

Sem Jesus você não vencerá a incredulidade do seu coração

 II.            A vinda de Jesus é a melhor notícia que poderia ser dada... Porque sem Ele a sua vida continuará sendo massacrada pelos desdobramentos do pecado.

Quando Adão preferiu acreditar nas palavras escorregadias da Serpente e virar as costas para Deus, sua vida foi afetada: a vergonha passou a fazer parte do seu dia-a-dia; começou a se esconder de Deus; aprendeu a colocar a culpa dos seus erros nos outros; e por fim foi impedido de permanecer no Jardim (um lugar seguro onde Deus se fazia presente). Uma coisa levou a outra em um cliclo de morte e destruição.

Mas quando Jesus, o segundo Adão veio, ele decidiu acreditar nas palavras do Pai. Jesus resistiu diante de todas as tentativas da antiga Serpente para que ele virasse a costas para Deus e ao agir assim ele interrompeu esse o cliclo de morte e destruição que o pecado causa.

Quando o Inimigo ofereceu comida, ele prefiriu a palavra do Pai;
Quando o Inimigo ofereceu show, ele preferiu a descrição do servo;
Quando o Inimigo ofereceu poder, ele preferiu submeter-se ao Pai

Por causa dessas decisões Jesus podia dizer o seguinte:

30  Não tenho muito tempo mais para falar com vocês, porque o príncipe do mal esta se aproximando. Ele não tem poder sobre Mim. 31  Porém Eu farei de espontânea vontade o que o Pai Me manda, para que o mundo saiba que Eu amo o Pai. Venham, vamos andando.
 Joã 14:30,31

Jesus veio para demonstrar que ninguém precisa ficar submisso ao poder do pecado. O pecado aprisiona por causa da culpa, porque sabemos dos nossos erros e isso nos consome. Mas Jesus veio para assumir a nossa culpa e oferecer o perdão do Pai.  Foi assim que o amor de Deus por nós foi demonstrado; pelo fato de Cristo ter morrido por nós sem que nós merecessemos que se fizesse isso por nós.

Sem Jesus você continuará submetido ao pecado e suas conseqüências

III.            A vinda de Jesus é a melhor notícia que poderia ser dada... Porque sem Jesus você não seguirá fazer o caminho de volta para Deus.

Fico pensando... porque Adão não deu meia volta para dentro do Jardim? Nem que ele quisesse seria possível, porque Deus fechou a entrada do jardim, colocando ali anjos com espadas flamejantes. Não havia caminho de volta para restaurar a situação anterior de comunhão com Deus.

Mas, quando Jesus, o segundo Adão, veio Ele mesmo se tornou no caminho de volta para Deus. Não há outro caminho de volta para o Jardim, senão Jesus, o filho de Deus, o Messias, o Emanuel. O caminho de volta foi construído com amor, entrega e doação de vida. Jesus disse: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode chegar até o Pai, a não ser por mim. Joã 14:6  

Veja que no Jardim quebrou-se a relação de confiança e amor que existia entre o homem e Deus. E vocês sabem que confiança é algo muito difícil de ser restaurada. Não que Deus tenha feito algo para nos decepcionar, muito ao contrário; nós é que temos entristecido Ele com nossa falta de fé. Mas Deus conhece tão bem essa nossa dificuldade que providenciou a vinda de Jesus como prova do seu amor para restaurar a nossa confiança nele.

Você está no caminho de volta para o Pai? Nenhum outro caminho levará você até lá; mas Jesus pode fazer isso.

Sem Jesus você não conseguirá fazer o caminho de volta para o Pai

Conclusão

Jesus não nasceu em Dezembro e muito menos no dia 25. A festa de Natal com nós a conhecemos transformou-se em um grande evento comercial e pouco tem a ver com a vinda do Messias. Mas isso não nos impede de falar e lembrar que a vinda de Jesus é a melhor notícia que alguém pode receber.

Sem Jesus você não vencerá a incredulidade do seu coração
Sem Jesus você continuará submetido ao pecado e suas conseqüências
Sem Jesus você não conseguirá fazer o caminho de volta para o Pai

Mas Jesus veio! Ouça a voz do anjo: 10  ... "Não tenham medo! " disse ele. "Eu lhes trago a notícia mais alegre que já se deu, e isso é para todo o mundo! 11  O Salvador - sim, o Messias, o Senhor – nasceu esta noite em Belém!

Com Jesus a incredulidade do seu coração será vencida. O pecado não terá mais domínio sobre você e você andará pelo novo e vivo caminho que o levará de volta ao Jardim, à presença do Pai.

Nenhum comentário: