28 maio 2006

Alegrando o Coração do Pai - Integridade

Durante os cânticos, eu estava pensando como é um privilégio louvar ao Senhor!
Como alegra o coração declarar as grandezas no nosso Deus, reconhecer quem Ele é, e afirmar o nosso amor por Ele. Bendito seja o Deus das nossas vidas!

Na verdade as canções fazem parte da vida humana desde os tempos mais remotos. Já em Gênesis 4.1, um homem por nome Jubal é citado como o pai de todos os que tocam harpa e flauta. Adorar com cânticos fez parte das primeiras orientações que o povo de Israel recebeu sobre como prestar culto a Deus.

Na Bíblia, há um livro que é na verdade uma grande coleção de canções: O livro dos Salmos. Infelizmente os compositores não registraram as melodias dessas canções, mas suas letras têm permanecido por milênios como inspiração e ensino para o povo de Deus.

Diferente de outros livros da Bíblia, o livro de Salmos na verdade não é UM livro, mas a compilação de CINCO livros. Os estudiosos acham que entre o salmo mais antigo (90) e o mais recente (126) passaram-se aproximadamente 1.000 anos. Entre os autores dos salmos podemos listar Moisés, Davi, Salomão, Asafe, Heman, Etã e havia também um grupo chamado de filhos de coré.

Os salmos eram usados no templo como parte da liturgia do culto, além disso serviam também como guia devocional individual e coletivo.

Nos últimos meses eu tenho sido muito abençoado coma leitura dos salmos. Em minha leitura devocional pela manhã tenho lido um salmo, uma apenas ( quando é um salmo grande eu divido para 2 ou três dias). Tenho me dedicado a uma leitura reflexiva, buscando ouvir a voz de Deus nas palavras escritas por homens sábios e que confiaram no Senhor.

Hoje gostaria de compartilhar com vocês algumas de minhas reflexões sobre o Salmo 15: 1- 5, que foi escrito pelo Rei Davi. Por favor, abra sua bíblia e acompanhe a leitura.

Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; O que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho; O que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao SENHOR; O que jura com dano próprio e não se retrata; O que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado. (ORAÇÃO)

A Pergunta

Davi começa o salmo fazendo uma pergunta.

Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? (Salmos 15:1 - RA)

Senhor, quem poderá viver na tua presença? Quem terá livre acesso ao lugar santo onde vives? (Salmos 15:1 - Bíblia Viva)

Senhor, quem pode achar refúgio na tua casa, e ficar contigo no teu santo monte? (Salmos 15:1 - IBS – Sociedade Bíblica Internacional)


Eu gosto muito das boas perguntas. Fazer boas perguntas é como girar o trinco de uma porta fechada: aí você pode abrir a porta para ver o que há dentro ou fechá-la para não ser incomodado com ranger das dobradiças.

A pergunta do Rei Davi, vez por outra, passa pelo coração de todos nós: qual é o tipo de pessoa que pode usufruir da presença do Senhor? Quem é que pode ser Seu hóspede permanente? Como são as pessoas que têm acesso livre à presença de Deus?

Aqui cabe um alerta: não estamos falando de fazer coisas para Deus com a intenção de receber salvação ou alguma bênção em troca. Não há nada que possamos fazer que seja capaz de nos tornar aceitáveis diante de Deus. Apenas a Graça de Deus nos conduz a Ele e é por Sua Graça que recebemos tudo o que temos.

Provavelmente você tem, em sua mente, algumas características que imagina serem indispensável para alguém usufruir da companhia do Senhor: talvez ser um bom pai de família (ou uma boa mãe de família), vir aos cultos toda semana, contribuir fielmente com seu dízimo e ofertas, ajudar aos mais necessitados com esmolas, ler a bíblia todo dia, orar durante as refeições, ser fiel à sua esposa ou esposo...

Davi nos chama a pensar sobre qual o modo de agir, sobre qual é o jeito de viver que alegra o coração do Senhor. Em outras palavras, o que Davi pergunta é: como é a vida de alguém que alegra o coração de Deus ao ponto de fazer Deus desejar sua companhia?

Essa é uma boa pergunta! E o salmista não só perguntou, ele também respondeu. Em sua resposta, ele fala de quatro importantes áreas de nossas vidas: (1) nossas atitudes, (2) nossas palavras, (3) nossas convicções e a (4) forma como lidamos com o dinheiro.

Vamos voltar ao texto bíblico e verificar isso... Davi afirma que alguém que alegra o coração de Deus ao ponto de Deus desejar estar com ele ...

( 2 ) Vive com integridade, Pratica a Justiça e Fala a verdade de coração (ATITUDES);
( 3 ) Não difama, não faz mal ao próximo e não lança injúria (PALAVRAS);
( 4 ) Sabe censurar quem pratica o pecado, Elogia os que são fiéis ao Senhor e cumpre suas promessas mesmo com prejuízo próprio (CONVICÇÕES);
( 5 ) Não empresta dinheiro com usura e não aceita suborno (DINHEIRO).

São onze maneiras de viver que alegram o coração do Pai. Hoje vamos nos deter apenas na primeira dessas INTEGRIDADE.


Integridade

Integridade é uma palavra de origem latina. A palavra usada no texto original foi taw-meem. As duas tem um sentido de inteireza, de completude. O dicionário diz que integridade é o estado ou característica daquilo que está inteiro, que não sofreu qualquer diminuição. Warren Wiersbe, no livro “A Crise de Integridade” afirma que a integridade é para o caráter de uma pessoa a mesma coisa que a saúde é para o seu corpo.

Uma pessoa íntegra não é dividida. Não se torna vítima da duplicidade. Em bom português, pessoas íntegras NÃO têm duas caras: uma para apresentar ao irmão e outra para apresentar no trabalho; uma quando o amigo está presente e outra quando ele vira as costas; uma com a turma da faculdade ou do colégio e outra na igreja.

Houve um episódio em Antioquia, narrado na carta aos Gálatas 2:11-14, no qual o apóstolo Paulo questionou a integridade da atitude tomada por Pedro e outros discípulos.

Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe face a face, porque se tornara repreensível. Com efeito, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; quando, porém, chegaram, afastou-se e, por fim, veio a apartar-se, temendo os da circuncisão. E também os demais judeus dissimularam com ele, a ponto de o próprio Barnabé ter-se deixado levar pela dissimulação deles.

Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?

Uma pessoa íntegra não é fingida. Não se torna vítima da hipocrisia. Em bom português, pessoas íntegras NÃO escondem o jogo; não camuflam seus problemas; não apresentam uma falsa imagem sobre si mesmas, não fingem fazer algo que na verdade não fazem. Pessoas íntegras são honestas e leais consigo mesmas, com os outros e com Deus.


Protegendo a Integridade

Não é fácil construir essa tríplice integridade! Exige determinação no agir, fidelidade aos princípios de Deus e sabedoria. É um trabalho árduo. Mas, destruir a própria integridade é muito fácil.

Vocês já ouviram alguém que ao ensinar um endereço diz: ...aí você vai ver uma casa amarela na esquina. É uma casa de muro baixo, tem duas palmeiras na frente e as janelas são brancas... Mas pode passar direto que não é nessa rua não!

Embora o sujeito tenha exagerado na descrição de uma casa que não era o lugar de destino, com certeza, ao chegar à esquina dessa casa você terá certeza que NÃO é lá.

Eu gostaria de lhe apresentar algumas esquinas nas quais você NÃO deve dobrar. Assim, você vai proteger a sua integridade e alegrar o coração do Pai. Essa esquinas que você deve evitar foram reveladas pelo apóstolo João em sua primeira carta, a partir do verso 5. Por favor abra sua Bíblia.

5 Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. 6 Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. 7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.


1ª Esquina
===============

A primeira esquina que precisamos evitar é a esquina da hipocrisia, quando mentimos aos outros sobre nós mesmos. Veja o que apóstolo João diz sobre isso nos verso 6:

I João 1:6 Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.

O apóstolo apela para a integridade de Deus: Deus é integro e nós também precisamos ser. Deus não diz uma coisa e faz outra, nós também precisamos fazer assim. Como anda sua vida em relação à hipocrisia?

Falta integridade quando (1) você vai pra igreja, dá uma de religioso, mas na verdade vive sua vida nas sombras dos seus pecados; Falta integridade quando (2) você fala de amor e de perdão, mas guarda mágoas profundas em seu coração; Falta integridade quando (3) você finge amar alguém que na verdade você não suporta; Falta integridade (4) quando dissimula por que imagina que assim você vai ser aceito por Deus e pelas pessoas.

A esquina da hipocrisia nos afasta do caminho da integridade e entristece o coração do Pai. Como anda a sua vida sobre essa questão?

2ª Esquina
===============

A segunda esquina que precisamos evitar é a esquina do auto-engano, é quando mentimos a nós mesmos sobre quem somos. Veja o que o apóstolo diz no verso 8:

I João 1:8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.

A gente começa enganando os outros, mas ainda tem a consciência dos nossos erros. E aí, de tanto enganar ou outros, a gente começa a se esforçar para acreditar na própria mentira.

Mentir para si mesmo é terrível! É uma tentativa de transformar os próprios erros e pecados em algo que possa se aceito por nossa consciência; ou quem sabe até algo digno de um elogio.

· O sujeito mente, mas diz que está falando uma meia-verdade;
· A fofoca aparece travestida de motivo de oração;
· O amor ao dinheiro cresce escondido debaixo da busca pelas bênçãos de Deus;
· A religiosidade vazia caminha disfarçada sob o manto da obediência;

Mentimos para nós mesmos quando não temos a coragem de pedir a Deus que sonde o profundo de nossas almas e nos revele quem realmente somos. Em vez disso, mudamos os nomes dos nossos pecados para eles não nos incomodarem.

A esquina do auto-engano nos afasta do caminho da integridade e entristece o coração do Pai. Como anda sua vida a respeito disso?

3ª Esquina
===============

MENTIR A DEUS SOBRE QUEM SOMOS

Uma esquina leva a outra, um pecado leva ao outro. Se você trilhou as esquinas da hipocrisia e do auto-engano, saiba que sua integridade corre um sério risco: a terceira esquina. A esquina da apostasia.

Isso acontece quando mentimos a nós mesmos sobre quem somos. Resolvemos convencer Deus de que afinal somos boas pessoas. Nossa vida de pecado na verdade não deve incomodá-lo tanto. Sabemos que ele é um Deus totalmente íntegro, não precisa se preocupar com nossa falta de integridade. Afinal, não temos cometido tantos pecados assim.

Veja o que o apóstolo João diz no verso 10

I João 1:10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

Com muita simplicidade, João completa seu argumento afirmando que a integridade deve fazer parte da natureza daqueles que foram alcançados pela Palavra de Deus. Não reconhecer humildemente as próprias dificuldades e ainda posar de santarrão é chamar Deus de mentiroso.

A esquina da apostasia nos afasta do caminho da integridade e entristece o coração do Pai. Como anda sua vida a respeito disso?

Se fomos alcançado pela Palavra, não podemos viver divididos, fingindo para todos. Quando escondemos nosso pecado do outros, de nós mesmo e até de Deus dizemos que Ele é mentiroso. Deus sabe quem somos, não precisamos nos esconder. Não precisamos fazer como Adão e Eva no jardim que entristeceram o coração do Pai ao se esconderem Dele.

Voltando à questão

Senhor, quem poderá viver na tua presença? Quem terá livre acesso ao lugar santo onde vives? (Salmos 15:1 - Bíblia Viva)

Senhor, quem pode achar refúgio na tua casa, e ficar contigo no teu santo monte? (Salmos 15:1 - IBS – Sociedade Bíblica Internacional)

Nossa caminhada hoje à noite começou com o salmo 15, escrito por Davi, e a pergunta que ele fez: como é a vida de alguém que alegra o coração de Deus ao ponto de Deus desejar sua companhia?

A primeira resposta de Davi foi que a vida dessas pessoas é vivida com integridade! São pessoas que não têm duas caras, nem escondem o jogo. Pelo contrário, são transparentes e honestas com os outros, consigo mesmas e sobretudo com Deus. A integridade alegra o coração de Deus.

Aprendemos com o apóstolo João que a integridade é tríplice. É dizer a verdade sobre quem somos para outros, para nós mesmo e para Deus e assim evitar as esquinas da hipocrisia, do auto-engano e da apostasia.

Música: Se confessarmos os nossos pecados...

Pode ser que hoje a luz da Palavra de Deus tenha começado a entrar pela fresta da porta da sua vida e esteja revelando quem você é. Não feche a porta, meu irmão. Não tenha medo da luz. Ouça o que o apóstolo João escreveu no verso 7:

I João 1:7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Corra para aquele que é a luz do mundo. Corra para ele de braços abertos. Confesse seu pecado e seja curado! Sabe qual vai ser a reação do Pai?

Primeiro, ele vai abrir um grande sorriso de alegria por que você decidiu pela integridade. Depois, ele vai cumprir o que prometeu através da Sua palavra que diz... Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. I João 1:9...

Se você hoje reconhece quem tem escondido seus pecados dos outros, de si mesmo e até de Deus... Se você confia no poder de filho de Deus para perdoar os seu pecados e lhe purificar... Quero lhe dar a oportunidade de entregar sua vida a Ele e manifestar isso publicamente levantando uma de suas mãos. Só Ele é fiel e justo para perdoar os pecados ...

Se você já aceitou a Jesus como seu salvador, mas hoje percebeu que tem dobrado as esquinas da hipocrisia, do auto-engano e até da apostasia... quero lhe dar a oportunidade de confessar o seu pecado diante de Deus. Fique em pé onde você está, vamos orar também por você...

2 comentários:

Anonymous disse...

Amado, certamente está é uma palavra de Deus. Que Deus continue a abençoa-lo, para que você possa também nos abençoar. Obrigado. De seu conservo. Aristides (azamboni@click21.com.br)

Rubenita disse...

Amados o SENHOR estava me enquietando para estudar o SALMO 15 e entender quem pode ser HOSPEDE DE DEUS, amei o estudo que DEus aumente mais e mais a vc e aos seu filhos